Andrew McMahon in the Wilderness lança o single “Death Grip”
Aumentando a ansiedade para o início da tão esperada turnê de reunião do Something Corporate, o frontman e veterano cantor-compositor-pianista de indie-pop Andrew McMahon in the Wilderness e sua querida banda pop-punk do início dos anos 2000, Something Corporate, lançaram seu novo single “Death Grip”. A faixa está disponível agora via Big Loud Rock, representando o primeiro lançamento em uma nova parceria entre McMahon e a gravadora, com mais por vir. O videoclipe oficial, dirigido por Jax Anderson, estreou pela primeira vez com a PEOPLE, assista aqui. O processo de escrita e criação de “Death Grip” foi diferente para McMahon, que fez uma viagem casual a Nashville em abril para exercitar seu músculo de escrita dormente com os amigos Luke Nicolli e Ivory Layne. Em seu último dia na cidade, o trio conseguiu articular o momento que McMahon estava vivendo: um de paz, de deixar ir e aceitar que o ofício que definiu sua vida não precisa estar no centro de todos os momentos da sua vida. Ele imediatamente decidiu que a música precisava ser lançada no mundo o mais rápido possível e, com os shows do Something Corporate no horizonte, McMahon chamou seus companheiros de banda originais para ver se seus velhos amigos estariam interessados em colaborar novamente em algo novo pela primeira vez em mais de 20 anos. “Death Grip” também marca o primeiro gostinho de nova música de McMahon desde o lançamento de seu quarto álbum de estúdio, Tilt At The Wind No More, em 2023, sob seu antigo pseudônimo Wilderness.
“Honestamente, eu não esperava lançar música nova este ano”, compartilha McMahon. “Eu vivi na roda de hamster de escrever, gravar, lançar, fazer turnê por muito tempo e decidi, depois do último álbum, fazer as coisas de maneira diferente. Dar a mim mesmo permissão para aproveitar o lar, aproveitar os shows de reunião e trabalhar em outros projetos tem sido muito bom para mim. Eu historicamente coloquei muita pressão em mim mesmo para continuar produzindo, para continuar lutando por minha relevância, e frequentemente esqueço que alguns dos maiores momentos da minha carreira e da minha vida em geral se manifestaram em momentos em que escolhi tirar as mãos do volante um pouco e confiar que as coisas vão ficar bem. É sobre isso que trata ‘Death Grip’. Encontrar um ritmo na vida que permita que tudo exista ao mesmo tempo, sem forçar as coisas a acontecerem.”
“Eu estava nervoso para sugerir a ideia de colaborar com os caras do Something Corporate novamente nessa música, mas eles foram tão solidários e empolgados com a ideia de pegar o que fizemos juntos tantos anos atrás e incorporar ao processo do Wilderness que tenho trabalhado nos últimos 10 anos”, acrescenta McMahon. “Estar de volta ao estúdio juntos foi como se o tempo não tivesse passado, e a gravação foi tão fácil quanto a criação da música. Houve muitas risadas, muitas histórias contadas e memórias revisitadas. Desde o momento em que essa música foi escrita até o momento em que estará disponível nas caixas de som das pessoas, menos de três meses terão se passado. Há muitos argumentos a serem feitos para não apressar o trabalho, mas acho que acelerar o lançamento dessa música para o mundo é a maneira mais verdadeira de honrar o que inspirou sua criação em primeiro lugar. É uma música sobre deixar ir e ter fé que tudo vai dar certo, então estamos deixando-a ir. Veremos o que acontece a seguir. Também preciso agradecer à equipe da Big Loud Rock, com quem fiquei muito impressionado. Quando disse que estava empolgado para lançar música nesse cronograma insano, eles nem piscaram. Quando disse que não tinha ideia do que viria a seguir, mas estava inspirado, eles disseram que estavam empolgados para fazer essa jornada comigo.”
“É um privilégio para a Big Loud Rock lançar a primeira música do Something Corporate em 20 anos e estar em parceria com Andrew McMahon”, acrescenta Greg Thompson, presidente da Big Loud Rock. “Estamos honrados em ser parceiros em sua incrível jornada musical e empolgados para ajudar a contar sua história.”
A turnê Out Of Office do Something Corporate começou oficialmente em 20 de junho no Brooklyn Steel, com seu primeiro fim de semana na estrada apresentando shows em Nova York (21 de junho no The Rooftop at Pier 17), Filadélfia e Pittsburgh. A turnê de reunião esgotada de 21 datas do quinteto de Orange County, Califórnia, continua durante o verão e o outono, passando por Portland, Seattle, Washington, DC, Boston, Nashville, Atlanta, Cleveland e Denver, entre outras cidades, antes de encerrar de volta à Califórnia com dois shows: 11 de outubro no Hollywood Palladium em Los Angeles e 12 de outubro no The Warfield em San Francisco. O Something Corporate também se apresentará em festivais selecionados, incluindo o Riot Fest em Chicago e o Austin City Limits (apenas no primeiro fim de semana). A turnê Out Of Office marca a primeira turnê oficial pelo país apresentando os cinco membros originais do Something Corporate em mais de 20 anos. Visite www.somethingcorporate.com para mais informações.
Something Corporate – Andrew McMahon (vocais, piano), Josh Partington (guitarra), Kevin “Clutch” Page (baixo), Brian Ireland (bateria) e William Tell (guitarra) – se reuniram pela primeira vez em 2023 para apresentações no palco principal do festival When We Were Young e três shows esgotados em Las Vegas e Anaheim.
Sobre Andrew McMahon in the Wilderness:
Ao longo das últimas duas décadas, Andrew McMahon experimentou renascimentos musicais várias vezes e sempre emergiu mais forte do que nunca. O artista, nascido na Costa Leste e radicado no Sul da Califórnia, cofundou a banda pop-punk Something Corporate em 1998, atuando como cantor, pianista e compositor do grupo, levando a banda ao sucesso nas paradas no início dos anos 2000 com os álbuns Leaving Through The Window (2002) e North (2003). Logo depois, McMahon ressurgiu com o projeto solo mais pessoal Jack’s Mannequin, alcançando sucesso com três álbuns de estúdio, com o segundo (The Glass Passenger, 2008) e o terceiro (People and Things, 2011) entrando no top 10 da parada Billboard 200, e o álbum de estreia, Everything In Transit (2005), atingindo o status de Ouro.
Em 2014, McMahon lançou seu álbum de estreia sob seu próprio nome e novo pseudônimo, Andrew McMahon in the Wilderness, apresentando os singles de sucesso nas rádios alternativas “Cecilia and the Satellite” e “Fire Escape.” Desde então, Andrew McMahon in the Wilderness lançou os álbuns repletos de hits Zombies On Broadway (2017), Upside Down Flowers (2018) e Tilt At The Wind No More (2023), acumulando mais de 325 milhões de streams até hoje, se apresentando em grandes festivais como Coachella, Lollapalooza, Austin City Limits, Riot Fest e Firefly, e fazendo turnês ao lado de nomes como Weezer, Panic! at the Disco, Gavin DeGraw, Allen Stone e Dashboard Confessional, além de um dos ídolos de McMahon, Billy Joel. McMahon também vendeu quase 2,5 milhões de álbuns em todos os seus projetos musicais, recebeu uma indicação ao Emmy por seu trabalho no programa da NBC “Smash” e lançou sua autobiografia Three Pianos em 2021, que também está disponível como audiobook lido por Andrew com seções musicais especiais compostas exclusivamente para isso.
Além disso, em 2006, McMahon fundou a Dear Jack Foundation após sobreviver a sua própria batalha contra a Leucemia Linfocítica Aguda (LLA) aos 22 anos. A organização sem fins lucrativos oferece programas impactantes que beneficiam diretamente adolescentes e jovens adultos diagnosticados com câncer, visando melhorar a qualidade de vida e criar resultados positivos de saúde, desde o tratamento até a sobrevivência para os pacientes e suas famílias.
Sobre Something Corporate:
Something Corporate foi formada em 1998, quando seus membros estavam no ensino médio, e em pouco tempo causou grande impacto antes de entrar em hiato em 2005. Durante seu período de atividade, a adorada banda do Sul da Califórnia lançou vários álbuns, incluindo sua estreia por uma grande gravadora, Leaving Through The Window, em 2002, via MCA Records/Drive-Thru Records, que estreou no topo da parada Billboard Heatseekers, e North, em 2003, que entrou na Billboard 200 na posição #24.
Durante seu auge, a banda fez extensas turnês pelo mundo, incluindo um verão no Vans Warped Tour, estampou a capa da revista Alternative Press e se apresentou em programas de TV noturnos, incluindo uma aparição no Jimmy Kimmel Live!. Coletivamente, Something Corporate – aclamado como “um dos grupos mais respeitados da cena com seus ganchos incríveis e música emocionalmente transparente” (Alternative Press) – vendeu mais de 1 milhão de discos no total.
Carolina Martins
Assessora de Imprensa | Publicist
ForMusic
+55 11 95389-8742