Cinco bandas diferentes Heavy Metal e uma música com o mesmo nome: “Into The Storm”
No universo do Rock e do Heavy Metal, é fascinante como uma mesma expressão ou uma temática pode ser interpretada de formas absolutamente distintas, refletindo a diversidade e criatividade das bandas que a utilizam. Em um fenômeno um tanto quanto curioso, cinco grupos de diferentes propostas dentro do Heavy Metal escolheram o mesmo título para suas canções: “Into The Storm”. Nesta matéria vamos conhecer um pouco dessas cinco diferentes perspectivas a respeito de um mesmo tema:
BLIND GUARDIAN
Origem: Alemanha
Gênero: Power Metal
Álbum: “Nightfall In Middle Earth”
Lançamento: 1998
Duração: 04:24
Um dos maiores clássicos do Blind Guardian, “Into the Storm” é a primeira música do clássico álbum conceitual “Nightfall In Middle Earth”, baseado no livro “O Silmarillion”, de J.R.R. Tolkien. A música retrata o momento em que Morgoth, o principal antagonista da narrativa, rouba as Silmarils e foge para sua fortaleza, desencadeando a longa guerra entre elfos e Morgoth. O título “Into the Storm” destaca o caos do momento em que Morgoth foge com as Silmarils, mergulhando a Terra Média em um período de turbulência e guerra, capturando a sensação de urgência do conflito.
“We are following the will of the one. Through the dark age and into the storm”
GOJIRA
Origem: França
Gênero: Prog/Groove Metal
Álbum: “Fortitude”
Lançamento: 2021
Duração: 05:02
Uma das faixas mais pesadas de “Fortitude”, o mais recente álbum de estúdio do Gojira, “Into The Storm” aborda um despertar interior e a luta para enfrentar desafios pessoais e sociais, simbolizados pela tempestade. O título destaca a coragem de entrar de frente no caos, abandonando o medo e abraçando a adversidade como parte do processo de crescimento e transformação.
“You’re awake now. Put your fist in the air. You were hiding, now you throw yourself into the storm”
GAMMA RAY
Origem: Brasil
Gênero: Power Metal
Álbum: “Land of the Free II”
Lançamento: 2007
Duração: 03:47
Faixa de abertura para o álbum que dá continuidade ao clássico “Land of the Free” do Gamma Ray, “Into the Storm” carrega uma típica mensagem de coragem e bravura diante das adversidades presentes em diversas composições do Power Metal, retratando uma jornada de resistência, liberdade e busca por um destino maior, simbolizada pela tempestade como um desafio inevitável e necessário. Neste caso, a tempestade representa tanto os obstáculos quanto a força transformadora que molda o espírito de quem persiste.
“A land of the free, made for you and me. We’re riding on together on our way, into the storm”
TÝR
Origem: Ilhas Faroé – Dinamarca
Gênero: Prog/Folk Metal
Álbum: “By the Light of the Northern Star”
Lançamento: 2009
Duração: 05:05
Em um de seus álbuns mais aclamados, o Týr mostra toda a força de sua sonoridade épica, poderosa e imersiva, que nos leva facilmente através das aventuras e relatos que suas composições propõe. “Into the Storm” simboliza guerreiros enfrentando mudanças avassaladoras enquanto batalham para defender as tradições e os valores antigos, onde o orgulho e a determinação alimentam a luta por liberdade e preservação da herança cultural.
“Holding high the old way. Warriors waging into the storm”
STRATOSPHERE PROJECT
Origem: Brasil
Gênero: Power Metal
Álbum: “Stratosphere”
Lançamento: 2020
Duração: 06:12
O representante brasileiro da nossa lista, Stratosphere Project, traz a faixa “Into the Storm” em seu álbum de estreia, com uma sonoridade nostálgica que remete aos grandes clássicos do Power Metal dos anos 80 e 90, explorando uma jornada introspectiva e existencial, onde o protagonista enfrenta um turbilhão de pensamentos, emoções e desafios internos, com a tempestade refletindo a luta entre o desejo de transcendência e o peso de erros e compromissos do passado, em um ciclo de renascimento e autorreflexão que captura a essência do conflito interno humano.
“Many days have passed me by. Since I’ve traveled more inside. By the blood of this oath and the torment of my soul”