Descaso lança nova versão da música “Um Bom Motivo” e revive um dos maiores clássicos de crítica social da banda
“ Após 8 anos do lançamento da versão original desse som, sua releitura mostra que as críticas feitas sobre a sociedade naquele momento ainda são completamente pertinentes e atuais”

São Paulo, 30 de agosto de 2025 - a banda Descaso, da capital paulista, acaba de lançar seu mais novo single “Um Bom Motivo”. Uma nova versão de um som que não é tão novo assim, já que a primeira versão desta música está no álbum “Descaso”, primeiro álbum de estúdio da banda lançado em 2017. Essa nova releitura de “Um Bom Motivo”, porém, conta com uma marcante pegada do rock de combate (rock protesto), combinando um instrumental que permeia o Hard Core e o clássico Rock’n Roll. “Um Bom Motivo é um grande clássico da Descaso, talvez a música que foi mais curtida pelos fãs na época do lançamento do primeiro álbum”, explica a banda, “nessa nova versão, a sonoridade ficou absurdamente melhor, já que a banda está em um nível mais maduro que potencializou muito a música”.
A letra de “Um Bom Motivo” aborda uma crítica social direta ao sistema capitalista, defendendo que, diante de toda a miséria, violência e desigualdade que o sistema gera, o cidadão não deve esperar um bom motivo para se revoltar pois, na verdade, os motivos já existem há tempos. “Essa é uma das letras da Descaso que eu mais gosto pois ela faz uma crítica muito pertinente e atual. Eu escrevi essa letra há mais de 10 anos atrás, bem no início da banda, e vejo hoje que a crítica continua necessária pois o capitalismo não recuou. Continuamos sofrendo dos mesmos problemas.” explica Ivan Laurino, vocalista da Descaso, “Mais do que isso, a letra deixa bem claro que o capitalismo não vai recuar enquanto o cidadão, a classe trabalhadora, não reagir e se revoltar contra ele. Motivos não faltam para isso, o que falta é uma aceitação coletiva de que a mudança é necessária. Temos que organizar a luta e agir”, completa Ivan.
O clássico “Um Bom Motivo” é um som frequente no setlist da Descaso, presente em praticamente todos os shows da banda, representando um dos muitos hinos de rock protesto do underground. Como a gravação original da música era muito antiga, a banda sentiu a necessidade de investir em uma regravação. “Nós tocamos essa música no show desde sempre e a galera costuma curtir bastante, principalmente a galera das antigas que acompanhou os primórdios da banda, quando ainda estávamos lá na Baixada Santista. Então achamos que seria massa regravar em alta qualidade para que o som de estúdio representasse melhor o que temos feito nos palcos hoje em dia. Esse lançamento é também uma homenagem e um agradecimento especial a toda essa galera que está junto com a Descaso lá desde o começo.”, explica a banda.
A nova versão da música foi produzida e gravada por Michel Kuaker no clássico Wah Wah Studio, situado na Vila Madalena (São Paulo-SP) desde 1996. Grandes bandas e artistas já gravaram por lá, como Inocentes, Edgard Scandurra, Blind Pigs, Corazones Muertos, Vespas Mandarinas, Crazyland, dentre outros. Esse foi o segundo trabalho da Descaso com o Kuaker, uma parceria que começou com o lançamento do single “Madrugada na Augusta” no início de 2025.
“Um Bom Motivo” é também o segundo single lançado pela banda após seu emblemático EP “Em Pleno Fim do Mundo”, de 2023, que conta com algumas das faixas mais ouvidas pelos fãs, como “Onde os Sujos se dão Bem”, “Jovem Jack” e “Lute”. Assim, esse single representa a continuidade de uma nova fase da banda que resultará futuramente em um segundo álbum a ser lançado. “Um Bom Motivo e Madrugada na Augusta chegaram para dar uma noção aos ouvintes sobre o que está por vir, estamos compondo muitas músicas nesse momento e logo mais teremos novos lançamentos. A longo prazo, temos a ideia de lançar um segundo álbum de estúdio”, comenta a banda.
Sobre Descaso
Representando a cultura underground da cidade de São Paulo no século XXI, a Descaso exala Punk & Rock’n Roll por onde passa. Também com influências no Rock Blues, Rockabilly e nos clássicos do Rock Brasil, a banda traz em suas letras toda essência da crítica social e do cotidiano da população trabalhadora. Embora maduros nos palcos, tocando desde 2012, a Descaso começou a conquistar seu espaço na cena paulistana no fim da pandemia, com o lançamento do seu EP "Em Pleno Fim do Mundo", produzido por Tadeu Patolla e lançado pela Marã Música. Com Ivan Laurino no vocal, Victor Kiapine na guitarra, Vinicius Cruz no baixo e Gabriel Izar na bateria, a Descaso é Blues, é Rock, é Punk, é a mistura de tudo sem medo de ousar.
Contatos e Redes Sociais:
Instagram: @bandadescaso
https://www.instagram.com/bandadescaso/
Youtube: @DescasoRock
http://www.youtube.com/user/DescasoRock
Facebook: @descasorock
http://fb.com/descasorock
Contato: 55 11 98367-5013
Comentários (0)