Cemican - The Maya | Metal Folclórico

Disponível em formato digital, bem como CD em caixa de joias

Cemican - The Maya | Metal Folclórico
Cemican - The Maya | Metal Folclórico (Foto: Reprodução)

O grupo de folk metal ancestral CEMICAN, de Guadalajara – aclamado pela Revolver como "uma antiga resposta mexicana ao The Hu ou Heilung" – tem orgulho de trazer a vocês seu mais recente opus, 'U_k'u'uk'ankil_Mayakaaj'. Muito aguardado, este álbum sai em 31 de outubro . E hoje lançamos a pré-venda para ele http://lnk.to/cemican

Disponível em formato digital, bem como CD em caixa de joias com livreto de 20 páginas e vinil gatefold colorido de 2LP de edição limitada com duas variantes – a variante norte-americana de K'Awiil (300 azul laranja neblina) representando o fogo celestial/relâmpago e abundância ou a variante europeia Itzamna (200 roxo) para aquele que incorpora o cosmos – o deus dos céus que ensinou a língua ao povo maia. Nós até adicionamos os dois singles lançados no meio do ciclo (um criado para a programação do Adult Swim) como faixas bônus.

“O novo álbum do Cemican, 'U k 'u' uk'ankil Mayakaaj' (traduzido como Resistência Maia), é baseado na ideologia, visão de mundo, misticismo e universo maia. Ele contém várias lendas e histórias de deuses ancestrais, a dualidade da vida e da morte, bem como histórias baseadas nos membros da banda, transformadas com aquele toque que nos identifica”, explica o baterista Tlipoca.

“O conceito foi tomado como uma forma de reviver o que nossos guerreiros e seu povo maia eram, honrando esta grande cultura maia e representando a visão de mundo e o misticismo deste grande império ancestral.

O álbum contém uma atmosfera sombria e agressiva, bem como algumas músicas com melodias tranquilas.

Um som que incorpora aquela linguagem musical com instrumentos ancestrais que o Cemican alcançou como seu próprio som único e alucinante, fundido com letras que misturam espanhol com maia de Yucatán. Este novo álbum é uma homenagem aos nossos povos ancestrais, suas histórias e seus costumes, transmitindo uma mensagem valiosa de sua língua e sua glória ancestral.”

Sobre a arte da capa, 'U k 'u' uk'ankil Mayakaaj', criada e desenhada por Tlipoca:

“Ela retrata a grande criação do universo maia e dos elementos da vida (água, fogo, vento e terra) pelo grande supremo Itzamnaaj… erguendo o grande Templo de Kukulkan para a adoração do povo maia. Em meio à imensidão do oceano, o primeiro homem sagrado emerge, criando o caos interdimensional entre trilhas e nebulosa. Na mão direita do grande Itzamnaaj, nasce um buraco negro, representando a grande escuridão infinita. Em sua mão esquerda, um redemoinho de fogo representa o início da luz ou o amanhecer da vida e o início dela. No topo, entre uma avalanche de meteoros e a terra estelar, desenham-se duas faces: a de uma mulher ou mãe, que dá a vida ou o nascimento dos humanos; e do outro lado, a face da morte, representando o ciclo do homem terreno em sua passagem por esta vida.“

O álbum foi precedido por dois lançamentos de single/videoclipe

A música do CEMICAN – cujo nome significa “a dualidade da vida e da morte” na língua asteca náuatle (falada por 2 milhões de pessoas no México Central) – incorpora elementos das lendas, misticismo e ideologias da antiga cultura mexicana. Comparado pelo Revolver ao “Slipknot compondo 'Apocalypto' de Mel Gibson”, embora elogiado pelo Brooklyn Vegan por “combinar instrumentação indígena com riffs dignos de Ball do Headbanger”, o grupo combina a instrumentação moderna de uma banda de metal com instrumentos tradicionais pré-hispânicos.

Desde o lançamento de seu terceiro álbum, 'In Ohtli Teoyohtica In Miquiztli', em 2019, e sua estreia pela M-Theory Audio, o CEMICAN se apresentou ao lado de alguns dos maiores nomes do metal (Amon Amarth, Korpiklaani, Ensiferum, Eluveitie, etc.) em seu México natal. Além disso, o grupo de seis integrantes se tornou presença regular em festivais europeus como o Hellfest da França e a edição parisiense do Download Festival, o Wacken Open Air da Alemanha, o Resurrection Fest da Espanha e o Leyendas Del Rock, além de diversas apresentações em festivais em seu país natal – Hell & Heaven Fest, Force Fest, Mexico Metal Fest, Dragon Rojo Fest, Tattoo Fest, Knotfest e inúmeros outros – além de aparições na América Central e do Sul. O CEMICAN tem sido tocado regularmente na Sirius XM Liquid Metal e compôs uma música original, “Yóok 'ol kaab Maya”, para a rede Adult Swim. 2026 marcará mais oportunidades e avanços para o ato extremamente original, criativo e épico.

Próximas apresentações ao vivo do CEMICAN:

20/9 – Dolores Hidalgo Guanajuato, México

31/10 – Queretaro, México

01/11 – Cidade do México, México

02/11 – Guadalajara, México

CEMICAN é:

Tlipoca – Bateria

Tecuhtli – Guitarra/vocal

Ocelotl – Baixo/vocal de apoio

Itzcoatl – Coros e Performance

Yei Tochtli – Instrumentos pré-hispânicos

Mazatecpatl – Instrumentos pré-hispânicos

Xaman-Ek ​​– Rituais/Dança/Instrumentos pré-hispânicos

Para mais informações:

www.m-theoryaudio.com

www.facebook.com/CemicanMex

www.instagram.com/cemican_mex

www.twitter.com/CemicanBand

www.youtube.com/@CemicanMexOfficial

www.cemican.netlify.app


Comentários (0)