O prog metal instrumental canadense PHAETON lança o single "Isochron"

Novo álbum "Neurogenesis" lançado em outubro de 2025

O prog metal instrumental canadense PHAETON lança o single "Isochron"
O prog metal instrumental canadense PHAETON lança o single "Isochron" (Foto: Reprodução)

A banda canadense de prog-metal instrumental Phaeton lançou seu mais novo turbilhão sonoro, "Isochron", com participação do ícone do teclado Derek Sherinian (Dream Theater, Planet X, Sons of Apollo) . O single oferece um vislumbre de alta voltagem do seu próximo terceiro álbum, "Neurogenesis", que será lançado em 24 de outubro pela INB Music .

Com pouco menos de cinco minutos, "Isochron" é uma das faixas mais densas e dinâmicas que o Phaeton compôs nos últimos anos. Ela oscila entre riffs matadores, suavidade do Oriente Médio e poder de punho cerrado, tudo turbinado pelo tsunami de sintetizadores característico de Sherinian , que se uniu com a velocidade da luz.

A banda explica:

“Colin entrou em contato e, para nossa surpresa, Derek concordou imediatamente. Ele nos enviou meia dúzia de takes no dia seguinte, cada um com diferentes climas e efeitos. Kevin costurou uma performance híbrida de todos eles; não conseguimos escolher apenas um . Estamos felizes com o som desta faixa. Há uma sensação de turbilhão que injetamos deliberadamente na melodia. Se um isócrono conecta diferentes pontos onde um evento ocorre simultaneamente, então a música em si é esse evento, estendido ao longo do tempo, que se dane a física newtoniana”, diz a banda.

Ouça "Isochron" com Derek Sherinian em sua estreia na Metal Addicts AQUI .

"Neurogenesis" marca uma ousada mudança radical para o Phaeton . Enquanto seu álbum de estreia autointitulado estabeleceu sua identidade e o segundo álbum Between Two Worlds a expandiu com composições mais pesadas e emocionalmente ressonantes, "Neurogenesis" adota uma abordagem mais compacta e concisa, embora não intencionalmente.

“As músicas acabaram ficando assim. Mesmo sendo uma banda instrumental, nossos arranjos seguem uma espécie de estrutura verso-refrão, mas em vez dos vocais, são as melodias de guitarra e teclado que conduzem a narrativa”, explica a banda.

Tematicamente, "Neurogenesis" explora conceitos sobrepostos inspirados pela singularidade tecnológica, a fusão iminente da consciência biológica com a robótica e os implantes cibernéticos. Musicalmente, o álbum mistura a sensibilidade do jazz-fusion com a arquitetura do prog-metal, convidando os ouvintes a interpretar o título de cada faixa e a deixar a imaginação fluir.

“Não é um álbum conceitual no sentido mais estrito da palavra, mas as ideias se interligam. É um aviso frio tanto quanto uma observação sóbria. Estamos nos perguntando: quando isso acontecer, ainda seremos humanos?”, acrescenta a banda.

Formada pelo baterista Colin Righton, que uniu os colaboradores de longa data Daniel Airth, Kevin Thiessen e Ferdy Belland, o Phaeton conquistou um nicho com seu “Interplanetary Psychedelic Hyper-Melodic Metallic Prog”. Seu som é comparado a Symphony X, Devin Townsend, Rush, Meshuggah e Gojira, exceto pelos vocais.

“Deixamos as guitarras e os teclados cantarem. Ao vivo, somos mais pesados, mais crocantes e mais thrash do que nossas gravações polidas sugerem. Pega as pessoas desprevenidas da melhor maneira possível”, explica a banda.

Além de "Neurogenesis" , os fãs podem esperar o épico de 22 minutos "Clouds of Mercury", com lançamento previsto para 2026 como EP independente, e o quarto álbum da banda, "Quartum" , previsto para 2027. Com novo material já em desenvolvimento, o Phaeton não dá sinais de que vai desacelerar sua ascensão cósmica.

Para fãs de metal instrumental, rock progressivo e narrativa sonora, Phaeton oferece emoção visceral e expansão intelectual, música após música.

"Neurogenesis" - pré-venda do álbum (lançamento em 24 de outubro) - https://phaetonband.bandcamp.com/


Comentários (0)