O quinto álbum de estúdio do THE RETICENT, "please", explora as lutas das doenças mentais

Revelado videoclipe do single "The Concealment (Those Who Don't Want To Wake)"

O quinto álbum de estúdio do THE RETICENT, "please", explora as lutas das doenças mentais
O quinto álbum de estúdio do THE RETICENT, "please", explora as lutas das doenças mentais (Foto: Reprodução)

A Generation Prog Records tem o orgulho de anunciar o lançamento de "please", o novo álbum emocionalmente marcante da banda de metal progressivo The Reticent . Liderado pelo educador musical e multi-instrumentista indicado ao Grammy Chris Hathcock , "please" é um álbum conceitual que mergulha os ouvintes nas realidades angustiantes da doença mental, suicídio e sobrevivência. O álbum estará disponível em 13 de novembro de 2025.

O primeiro single, "The Concealment (Those Who Don't Want To Wake)", é acompanhado por um videoclipe assombroso que captura a angústia de esconder o próprio sofrimento à vista de todos.

“The Concealment poderia ser considerado a tese do novo álbum. Ele tenta capturar o que é tentar seguir em frente com a vida enquanto lutamos contra o peso esmagador da doença mental. No trabalho, com a família, na escola, onde quer que seja, temos que usar máscaras e fingir que estamos 'bem' quando, por dentro, podemos desejar dormir e nunca mais acordar. 1 em cada 4 adultos terá uma crise de saúde mental este ano, e há 1,5 milhão de tentativas de suicídio por ano neste país. Está ao nosso redor, mas a maioria não fala sobre isso, a maioria não busca ajuda e a maioria sofre em silêncio. Não estamos sozinhos, mas nos sentimos intensamente solitários por causa dessa desconexão. Para mim, tenho que fingir ser outra pessoa todos os dias como professor - confiante, inteligente, forte - enquanto, por dentro, muitas vezes desejo fervorosamente que o esquecimento acabe com minha dor quase constante. Quando o desespero, a tristeza e a desesperança chegam, o isolamento e o vazio de todas as coisas podem roubar qualquer cor da vida. Para aqueles que sabem como é viver com esses distúrbios, é realmente solitário aqui”, diz Hathcock.

Assista à estreia do videoclipe no MetalAddicts AQUI .

Com dez faixas carregadas de emoção, o álbum foi escrito em apenas seis meses. A bateria foi gravada em um único dia, todos os outros instrumentos em dois, mas os vocais levaram duas semanas, deixando Hathcock com uma lesão laríngea tão grave que ele não conseguiu falar por seis semanas. Durante as filmagens do vídeo de "The Concealment" , Hathcock quebrou dois dedos do pé, torceu outros três e rompeu o manguito rotador. Ele se apresentou no ProgStorm Festival em Montreal, Canadá, apenas seis dias depois, escondendo seus ferimentos por trás da encenação emocionalmente intensa da banda.

"Please" também é o primeiro álbum do The Reticent , com engenharia de som quase inteiramente feita por Hathcock em seu Silent Muse Studio. Apenas a bateria foi gravada no The Basement Studios com o produtor de longa data Jamie King (BTBAM, The Contortionist), que também cuidou da mixagem e masterização do disco.

Este quinto álbum de estúdio inclui acenos sutis à psicóloga clínica Kay Redfield Jamison, com referências líricas aos seus livros "Night Falls Fast" e "An Unquiet Mind", e samples de sua voz aparecendo em "Discharge".

Aclamada como a banda "mais emocionalmente angustiante do prog", The Reticent começou como a válvula de escape solo de Hathcock para traumas pessoais. Com o tempo, evoluiu para uma força completa do metal progressivo, conhecida por álbuns conceituais como "On The Eve Of A Goodbye" e "The Oubliette". Acompanhado pelo guitarrista James Nelson (Nospūn) e pelo baixista Paul McBride (Voraath), The Reticent oferece performances ao vivo que são mais arte performática do que concerto, intensamente imersivas e emocionalmente devastadoras.

A banda se apresentou em festivais de prestígio, incluindo o ProgPower USA , onde a Metal Injection chamou seu set de "uma das performances mais angustiantes da história do ProgPower".

Para aqueles que buscam a verdade na música, The Reticent oferece um espelho para a alma e um apelo à compreensão.

Recomendado para fãs de Opeth, Cynic, The Contortionist, Wilderun e Devin Townsend.

“please” estará disponível pela Generation Prog Records em 13 de novembro de 2025. Um sexto álbum também está completo, pois foi gravado simultaneamente com "please" e será lançado em 2026.

Pré-encomenda de CD (América do Norte) - https://thereticent.net/please-pre-order

CD pre-order (EU) - http://www.generation-prog.com/shop/

Pré-salvamento do álbum digital - https://show.co/MoPdl8W


Comentários (0)