CEMICAN lança terceiro single do próximo álbum do Folk Metal Warriors
com lançamento previsto para 31 de outubro
O grupo de folk metal ancestral de Guadalajara, CEMICAN, nos traz mais uma amostra de seu aguardado novo álbum hoje, lançando "Viaje Astral Del Quetzal De Fuego" em todas as plataformas de streaming/download. A faixa de mais de 8 minutos apresenta outro elemento do som da banda mexicana.
"'Viaje Astral Del Quetzal De Fuego' é uma homenagem aos nossos entes queridos que partiram deste plano terreno para iniciar seu voo eterno na grande jornada astral. O quetzal representa nossos entes queridos, que retornam na forma de um pássaro místico. Na mitologia maia, o quetzal representa o divino, a liberdade, a conexão entre o céu e a terra, a vida e a morte, o portal para o astral", explica o baterista Tlipoca.
Ouça aqui:
“Esta música representa uma jornada, com sons atmosféricos e flautas que transportam você para o universo místico, fazendo você voar e deixando seu espírito livre no vento. Os sons da morte conectam você ao submundo, tocando as profundezas da escuridão. Os cantos e flautas fazem você se sentir sagrado, o transe que vem de ouvir a tranquilidade da atmosfera. Nós representamos como nos sentimos quando perdemos um ente querido. Nós nos expressamos como nos sentimos atordoados, sem sentido e sem razão, devido à grande dor de saber que nunca mais os veremos ou os teremos conosco. A ausência de sua presença será para sempre a essência de seu passado, uma lembrança e um lembrete de seus aromas, sabendo que eles alçaram voo para o grande cosmos, que estarão conosco por toda a eternidade, na luz e na escuridão.
O fogo que envolve o Quetzal representa a chama viva que prevalece em nossos corações, lembrando-os, e que ninguém extinguirá até que nós mesmos a extingamos por morrendo, e nós também embarcamos no voo eterno para o firmamento, e nosso espírito se eleva no vento, em direção ao universo em nossa grande e infinita jornada de viagem astral.
Eu escrevi esta canção pela dor que senti pela perda do meu pai e da minha irmã. E por todos os guerreiros que sentiram essa dor de perder um ente querido, e por serem capazes de superar e aceitar a perda de um ente querido.”

Como indicadores iniciais da força e qualidade do novo álbum do CEMICAN.
'U_k'u'uk'ankil_Mayakaaj' será lançado em 31 de outubro e está disponível para pré-venda em http://lnk.to/cemican
O álbum estará disponível em plataformas digitais, assim como um CD com encarte de 20 páginas e um vinil gatefold colorido de edição limitada de 2LPs com encarte de 4 painéis, apresentando duas variantes: a variante norte-americana de K'Awiil (300 azul-laranja-neblina) representando o fogo/relâmpago celestial, ou a variante europeia Itzamna (200 roxo) para aquele que personifica o cosmos – o deus dos céus que ensinou a língua ao povo maia. Adicionamos até os dois singles lançados no meio do ciclo (um criado para a programação do Adult Swim) como faixas bônus. Os pedidos antecipados serão enviados para o mercado interno antes do final do mês, do México, EUA e Europa, dependendo de onde você mora. Ou peça ao seu revendedor local para trazer cópias.
A lista de faixas de 'U_k'u'uk'ankil_Mayakaaj' inclui:
Kukulkán Wakah Chan
Táan Tí Le Xibalbá
El Niño Que Contempla Las Estrellas (com participação de Adrian Zerimar)
Viaje Astral Del Quetzal De Fuego
Horizonte De Almas
El Castigo De Los Dioses
Tak Ti' Ulaák' 'Lin
Los Guardianes De La Tierra
Hun-Came
¿En Donde Estas? (com participação de Arianna Dheva)
Faixas bônus:
Yook' Ol Kaáb Maya
Bólom Octé
"O novo álbum do Cemican, 'U k' u' uk'ankil Mayakaaj' (traduzido como Resistência Maia) é baseado na ideologia maia, na visão de mundo, no misticismo e no universo. Ele contém várias lendas e histórias de deuses ancestrais, a dualidade da vida e da morte, bem como histórias baseadas nos membros da banda, transformadas com aquele toque que nos identifica”, explica o baterista Tlipoca.
O conceito foi tomado como uma forma de reviver o que nossos guerreiros e seu povo maia eram, honrando esta grande cultura maia e representando a visão de mundo e o misticismo deste grande império ancestral.
O álbum contém uma atmosfera sombria e agressiva, bem como algumas músicas com melodias tranquilas.
Um som que incorpora aquela linguagem musical com instrumentos ancestrais que Cemican conquistou como um som único e alucinante, fundido com letras que misturam o espanhol com o maia de Yucatán. Este novo álbum é uma homenagem aos nossos povos ancestrais, suas histórias e costumes, transmitindo uma mensagem valiosa de sua língua e sua glória ancestral.
A arte da capa de 'U k 'u' uk'ankil Mayakaaj' foi criada e desenhada por Tlipoca.

“Retrata a grande criação do universo maia e dos elementos da vida (água, fogo, vento e terra) pelo grande e supremo Itzamnaaj… erguendo o grande Templo de Kukulkan para a adoração do povo maia. Em meio à imensidão do oceano, o primeiro homem sagrado emerge, criando o caos interdimensional entre rastros e nebulosa. Na mão direita do grande Itzamnaaj, nasce um buraco negro, representando a grande escuridão infinita. Em sua mão esquerda, um redemoinho de fogo representa o início da luz ou o alvorecer da vida e o início dela. No topo, entre uma avalanche de meteoros e a terra estelar, desenham-se duas faces: a de uma mulher ou mãe, que dá a vida ou o nascimento dos humanos; e, do outro lado, a face da morte, representando o ciclo do homem terreno em sua passagem por esta vida.”
Aclamada pela Revolver como "uma antiga resposta mexicana ao The Hu ou Heilung", a música do CEMICAN — cujo nome significa "a dualidade da vida e da morte" na língua asteca náuatle (falada por 2 milhões de pessoas no México Central) — incorpora elementos das lendas, do misticismo e das ideologias da antiga cultura mexicana. Comparada pela Revolver a "Slipknot compondo 'Apocalypto' de Mel Gibson", e elogiada pela Brooklyn Vegan por "combinar instrumentação indígena com riffs dignos de Ball do Headbanger", a banda combina a instrumentação moderna de uma banda de metal com instrumentos tradicionais pré-hispânicos.
Desde o lançamento de seu terceiro álbum, 'In Ohtli Teoyohtica In Miquiztli', em 2019, e sua estreia pela M-Theory Audio, o CEMICAN se apresentou ao lado de alguns dos maiores nomes do metal (Amon Amarth, Korpiklaani, Ensiferum, Eluveitie, etc.) em seu México natal. Além disso, o grupo de seis integrantes se tornou presença regular em festivais europeus como o Hellfest da França e a edição parisiense do Download Festival, o Wacken Open Air da Alemanha, o Resurrection Fest da Espanha e o Leyendas Del Rock, além de diversas apresentações em festivais em sua terra natal – Hell & Heaven Fest, Force Fest, Mexico Metal Fest, Dragon Rojo Fest, Tattoo Fest, Knotfest e inúmeros outros – além de participações na América Central e do Sul. O CEMICAN tem sido tocado regularmente na Sirius XM Liquid Metal e compôs uma música original, “Yóok 'ol kaab Maya”, para a rede Adult Swim. 2026 marcará mais oportunidades e avanços estão reservados para o ato extremamente original, criativo e épico.
Próximas apresentações ao vivo do CEMICAN:
31/10 – The Bunker Rockhouse – Queretaro, México
01/11 – Baja Circuito – Cidade do México, México
02/11 – C3 Rooftop – Guadalajara, México
CEMICAN é:
Tlipoca – Bateria
Tecuhtli – Guitarra/vocal
Ocelotl – Baixo/vocal de apoio
Itzcoatl – Coros e Performance
Yei Tochtli – Instrumentos pré-hispânicos
Mazatecpatl – Instrumentos pré-hispânicos
Xaman-Ek – Rituais/Dança/Instrumentos pré-hispânicos
Para mais informações:
www.youtube.com/@CemicanMexOfficial

Comentários (0)