"Stand By Me" - Clássico de 1961 é a estreia do trio fluminense Everheart

O projeto, composto por artistas experientes de Teresópolis, tem como proposta ser um interlocutor entre várias gerações, promovendo uma viagem pelas décadas a partir de grandes sucessos atemporais

"Stand By Me" - Clássico de 1961 é a estreia do trio fluminense Everheart
"Stand By Me" - Clássico de 1961 é a estreia do trio fluminense Everheart (Foto: Reprodução)

Na história, há músicas do século XX que atravessaram o tempo, continuam presentes e ninguém acredita que um dia deixem de ser. É o caso de “Stand By Me”, música que teve como ponto de partida um salmo bíblico, tornado um hino gospel por Charles Albert Tindley, um norte-americano filho de escravos que se tornou pastor de igreja. O hino de Tindley inspirou a composição da música, gravada pela primeira vez em 1961, pelo também estadunidense Ben E. King, cantor negro à época divorciado da banda de sucesso The Drifters, que, aliás, rejeitaram “Standy By Me” quando Ben E. King os apresentou.

A música recebeu mais de 400 versões, como as de artistas consagrados como John Lennon, que a incluiu em seu repertório de shows e a regravação se tornou uma das mais midiáticas de “Stand By Me”. Com o tempo, a música passou a ser interpretada de diversas maneiras, como uma canção de amor, de companheirismo, de amizade. Mas também como um protesto político, especialmente na luta contra o racismo nos EUA.

Em 1986 foi lançado um sucesso de bilheteria cujo nome é o mesmo da canção, com ela como principal da trilha sonora. O longa batizado no Brasil como "Conta Comigo" retratou a fortaleza da amizade entre garotos de 12 anos. E é esta possível intepretação de "Stand By Me" que os integrantes do projeto Everheart se apegaram, resultando em sua própria versão, lançada nesse 3 de abril.

Everheart é um trio fluminense que se propõe a gravar ao vivo releituras de clássicos internacionais em vídeos intimistas. Escolheram “Stand By Me” por ser um consenso entre eles, devido à importância que a música teve na vida de cada um. “Para nós, a letra fala sobre o apoio e a companhia que se pode encontrar em um amigo ou ente querido. A canção é uma mensagem universal e atemporal”, contou Rodrigo Miguez, violonista e vocalista. Com ele, estão Rodrigo Carvalho (baixo) e Edimo Bille (bateria e percussão).

O propósito da Everheart é proporcionar uma viagem musical pelas décadas, com hits que transcenderam o tempo. É ser uma experiência que possa conectar gerações a partir de um formato moderno. “Iremos lançar sempre canções que marcaram época e permanecem na memória coletiva, incluindo artistas como Tracy Chapman, Roxette, Phil Collins, R.E.M., Simply Red, Rick Astley, Elvis Presley e muitos outros.”

Assista o clipe de "Stand By Me"

Sobre a Everheart

Três músicos experientes de Teresópolis-RJ se uniram no projeto Everheart, empenhados em conectar gerações, gravando músicas que marcaram época a partir de um som moderno, fresco, intimista e ousado, com estética inspirada em nomes como Music Travel Love e Boyce Avenue.

O carioca Rodrigo Miguez é o vocalista e violonista. Sua trajetória de estudos começou aos 13 anos e aos 18 compôs as primeiras músicas, mas ingressou na faculdade de Economia e seguiu a carreira. Uma década depois, Rodrigo pediu demissão para dedicar-se à música. Assim, gravou dois discos autorais, “Passo pra Trás” e “Negativo”. Também fundou uma banda especializada em casamentos e seu próprio estúdio musical, no qual trabalhou com artistas da cena independente carioca. Em 2021, mudou-se para Teresópolis, consolidando-se na cena musical independente da cidade, e até mesmo abriu show do Roupa Nova. O músico participou dos festivais FENAC, Festival de Itanhandu, SerVeja, Foliando, e Festival de Hambúrguer de Teresópolis. Esteve nos veículos de comunicação G1, Faro MPB, Gazeta, Brasileiríssimos e Showlivre.

Titãs e Lulu Santos já viram seus shows sendo abertos pelo baterista Edimo Bille, que hoje é integrante da Everheart. O artista natural de Teresópolis fez e faz história na Região Serrana do Rio de Janeiro, onde participou de todos os festivais regionais ao longo de seus 25 anos de estrada. Baterista versátil, autentico e fluído, acompanhou diversas bandas e artistas. É considerado um dos bateristas mais respeitados da região, levando-o a ser entrevistado nos programas da Inter TV e TV Bandeirantes. Atualmente, além da integrar a Everheart, é empresário do ramo de sonorização para eventos.

O baixista da Everheart é o teresopolitano Rodrigo Carvalho, há 26 anos nos palcos. Assim como Edmio Bille, acompanhou bandas e artistas da Região Serrana do Rio de Janeiro, onde também participou de todos os festivais locais, consolidando seu nome na cena regional. Com presença de palco marcante, abriu shows para grandes ícones da música brasileira, como Nando Reis e Titãs. Com sua primeira banda, a Rockfort, dividiu palco com o Ultraje a Rigor e percorreu o interior de Minas Gerais. Chegou a ser entrevistado por Nina Benedito, do Diário TV. Além da Everheart, também integra a banda DuTrio. Em paralelo, é empresário no ramo de distribuição de jornal.

É com esta formação que a Everheart estreou com o lançamento do single “Stand By Me”, já disponível em todas as plataformas de streaming. 

Comentários (0)