Já disponível! O prog canadense PHAETON lança o álbum "Neurogenesis"

com o convidado do álbum Derek Sherinian (Dream Theater, Planet X, Sons of Apollo) + Datas de shows no oeste do Canadá (BC, AB)

Já disponível! O prog canadense PHAETON lança o álbum "Neurogenesis"
Já disponível! O prog canadense PHAETON lança o álbum "Neurogenesis" (Foto: Reprodução)

O quarteto canadense de metal progressivo instrumental PHAETON retorna com seu terceiro álbum completo, "Neurogenesis", uma jornada sonora concisa através da melodia, da força e de uma musicalidade que expande a mente. Após o aclamado lançamento de 2020, "Between Two Worlds", este novo capítulo marca uma evolução ousada no som da banda, mais concisa, mas não menos imaginativa.

Formada na natureza selvagem de Kimberley, Colúmbia Britânica, em 2017, a PHAETON funde melodicismo neoclássico, rifferamas intensos, percussão de tornado e linhas de baixo contrapontísticas, tornando-se não apenas uma experiência auditiva cativante em disco, mas também uma banda ao vivo emocionante e ultrapesada em pessoa. Nomeada em homenagem ao protoplaneta mítico que se acredita ter colidido com a Terra primordial, a PHAETON canaliza o caos cósmico em paisagens sonoras meticulosamente elaboradas, tão cerebrais quanto esmagadoras.

A banda, formada por Kevin Thiessen (guitarra, teclado; ex-Azsension, ex-Datura), Daniel Airth (guitarra; ex-Chaos Logic), Ferdy Belland (baixo; ex-Bif Naked) e Colin Righton (bateria; ex-Chaos Machine), construiu uma identidade sonora distinta, inspirando-se em titãs como Dream Theater, Rush, Mastodon e King Crimson. Sua música é uma jornada sem palavras por compassos mutáveis, melodias arrebatadoras e riffs tectônicos, projetados para despertar a imaginação e desafiar o ouvido.

"Neurogenesis" representa uma mudança radical para o PHAETON, uma mudança de ritmo inesperada, mas emocionante. Enquanto seu álbum de estreia homônimo lançou as bases para sua identidade como compositores e músicos, e "Between Two Worlds" expandiu essa visão com composições mais pesadas e emocionalmente ressonantes, "Neurogenesis" adota uma abordagem mais compacta e concisa, não por design, mas por evolução orgânica.

Mesmo sendo uma banda totalmente instrumental, os arranjos do PHAETON seguem arcos narrativos familiares, versos, refrões e pontes, mas em vez de vocais de apoio, os riffs e ritmos se tornam andaimes para melodias de guitarra e teclado. Desta vez, a banda adotou uma abordagem lateral, convidando os ouvintes a interpretar os títulos das músicas e deixar sua imaginação vagar livremente pelas paisagens que se desenrolam na música.

"São ouvidos de jazz-fusion dentro dos limites do prog-metal. E embora Neurogenesis não seja um álbum conceitual no sentido mais estrito, muitas das ideias das músicas se sobrepõem", explica a banda.

Tematicamente, o álbum se inspira em teorias modernas da singularidade tecnológica, a convergência iminente de mentes biológicas com robótica, implantes cibernéticos e microchips. É uma meditação sobre o que significa ser humano em uma era de inteligência de máquina acelerada: parte alerta frio, parte observação sóbria.

Com engenharia de som e mixagem de Kevin Thiessen no The Cube em Kimberley, Colúmbia Britânica, e masterização de Jamie Sitar no Outtatown Sound em Winnipeg, MB, "Neurogenesis" também conta com a arte do artista de Calgary, Matt Semenok, capturando os temas cósmicos do álbum.

Com um crescente número de fãs internacionais e a reputação de realizar performances eletrizantes ao vivo, o PHAETON continua a evoluir, sem medo, implacavelmente e sem dizer uma palavra. A banda já dividiu o palco com artistas notáveis ​​como Beyond Creation, Anciients e Bison, e busca abrir portas musicais por todo o país e pelos oceanos.

Próximas datas de shows:

7 de novembro - Lethbridge, AB - The Slice com Pharm, SI, Rainbow Patrol

8 de novembro - Edmonton, AB - Divebar com Pharm, Excerebration, Spruce Moose

21 de novembro - Cranbrook, BC - Shotties Nightclub com Dead Bob, Blind Marc

29 de novembro - Cranbrook, BC - Shotties Nightclub com ANCIIENTS

"Neurogenesis" estará disponível em plataformas digitais em 24 de outubro pela INB Music , com edições em vinil chegando ainda este ano e mais músicas, incluindo o épico independente de 22 minutos "Clouds of Mercury", que será lançado em 2026, e um quarto álbum completo, "Quartum", previsto para 2027.

"Neurogenesis" está disponível nos seguintes links:

Spotify - https://open.spotify.com/album/46CVWFcd3u2pSRt0D9pSrV

Bandcamp - https://phaetonband.bandcamp.com/


Comentários (0)