Dignify lança o EP "The Blade" e se consolida como promessa do Metal baiano

Conceitualmente, o EP se aprofunda em reflexões urgentes sobre a era contemporânea

Dignify lança o EP "The Blade" e se consolida como promessa do Metal baiano
Dignify lança o EP "The Blade" e se consolida como promessa do Metal baiano (Foto: Reprodução)

A banda baiana de Heavy Metal, Dignify, lançou o segundo capítulo de uma audaciosa trilogia conceitual de EPs, iniciada com "The Forge" em 2024, agora continuada com "The Blade", seu novo trabalho, e que será concluída em 2026 com o EP "The Blood".

"The Blade" mostra uma banda mais madura e consciente de sua obra, demonstrando ainda mais personalidade ao reafirmar sua identidade sem se prender a fórmulas pré-definidas para pertencer a determinada vertente do Heavy Metal ou para atender alguma demanda de mercado. Assim, a Dignify segue trilhando um caminho muito próprio, no qual seu propósito artístico é prioridade.

Conceitualmente, o EP se aprofunda em reflexões urgentes sobre a era contemporânea — da exposição nas redes sociais à discriminação e à ansiedade — abordando temas complexos com uma sensibilidade que apenas a arte é capaz de traduzir.

Ouça "The Blade" em todas as plataformas de streaming ou pelo link a seguir:

O EP abre com a poderosa "No Mercy", uma faixa mais direta, mas carregada de emoção, que fala sobre o colapso moral de uma sociedade corrompida, onde o ódio, a violência e a descrença tomam o lugar da fé. "The Mask II" traz a participação do aclamado vocalista baiano Lucas de Ouro, da banda Auro Control, oferecendo uma nova abordagem para uma antiga composição do grupo. A faixa aprofunda a reflexão sobre as falsas aparências cultivadas nas redes sociais, onde muitos escondem o vazio interior por trás de máscaras de perfeição.

"Black Crows" é um épico dividido em três atos, lembrando uma peça clássica, que explora a inteligência e o fascínio das criaturas que dão nome à faixa. Em seguida, "Souls Don't Discriminate" introduz elementos de reggae, trazendo uma sonoridade inédita à banda. Repleta de easter eggs musicais, a faixa aborda de forma aberta e profunda a luta contra a discriminação e o preconceito, destacando a importância da empatia e da união entre as pessoas. O EP se encerra com "Down the Hill", uma composição sensível e comovente que trata de tristeza, ansiedade e superação, deixando uma marca emocional duradoura no ouvinte.

A banda ainda destaca sobre o lançamento: "Buscamos não ficar presos à ideia de metal pesado, embora, quando ele surge, entreguemos ainda mais peso do que no primeiro EP. Queremos que as pessoas percebam outras nuances do nosso som, outros sentimentos que buscamos expressar, e que possam se conectar de maneira mais profunda com nossas mensagens".

Confira a seguir o vídeo onde Hostil, o baixista da banda, se aprofunda em alguns temas do EP:

Formada em Salvador, na Bahia, a Dignify pratica um Heavy Metal incorporado por nuances e elementos de Rock clássico, além de influências que vão do Hard Rock ao Metal Extremo, do Progressivo ao Melódico, mas sempre mantendo sua identidade e personalidade como referência principal de sua obra. A formação da banda conta com Fábio Aruga no vocal, Márcio Messeder na guitarra, Hostil no baixo e Bruno Miranda na bateria.

O EP "The Blade" tem produção assinada pela própria Dignify, com pré-mixagem realizada pelo baterista da banda, Bruno Miranda, e mixagem final por Vítor Gaioto. A arte da capa é criação de Márcio Messeder.

Saiba mais sobre a Dignify, seus próximos lançamentos, novidades e agenda de shows no @dignify.official no Instagram.


Comentários (0)