Engrupid Pipol lança o álbum conceptual

A banda sonora do fim dos tempos

Engrupid Pipol lança o álbum conceptual
Engrupid Pipol lança o álbum conceptual (Foto: Reprodução)

O aclamado power trio de metal progressivo instrumental de Santiago, Chile, Engrupid Pipol, anunciou o lançamento oficial do seu trabalho mais ambicioso até hoje: o álbum conceptual “Quadragenta at Finem Mundi”, que chegou às plataformas no passado dia 7 de novembro. Este projeto colossal é um marco na carreira da banda e contou com o apoio financeiro do Fundo da Música, através do Ministério das Artes, Culturas e Património chileno (Convocatória 2025).

Com uma trajetória que se iniciou no ano 2000, o trio tem mantido uma evolução constante e brutal. Os seus trabalhos anteriores -“Essenchial Engrupid Element” (2016) e o aplaudidíssimo “Engrupid Divais” (2022)- não só consolidaram o seu espaço na cena, como lhes renderam uma nomeação para os prestigiosos Prémios Pulsar 2023, o reconhecimento máximo da música chilena. Agora, com “Quadragenta at Finem Mundi”, o grupo entrega uma visão sombria e "pau-na-máquina" da humanidade, onde a civilização se destrói a si própria, mergulhando em temas pesados como o uso descontrolado da IA, guerras termonucleares, a vaidade narcisista e a eterna ganância pelo poder. É para "rebentar os tímpanos".

O álbum foi antecedido pelo single de sucesso, ‘Tripel Ultimatum’, cujo videoclipe realizado por Ticho Mendoza foi aclamado pela sua metáfora cinematográfica sobre a desumanização e a perda ética da nossa espécie. Nas palavras do realizador, a peça é um "convite a valorizar quem amamos e a desfrutar das conquistas alcançadas coletivamente".

O Engrupid Pipol é composto por Kaztrol (guitarra), John Dai (baixo) e Nacho García (bateria), e esta nova obra traduz a sua consolidação artística e musical. "Estamos super felizes com a receção do nosso single e do vídeo, para não falar das vibrações positivas que sentimos no lançamento ao vivo a 7 de novembro. As nossas expectativas estão lá no alto e queremos continuar a alcançar todas as metas que traçámos com este novo disco", comenta a banda.

Este lançamento não visa apenas expandir a sua base de fãs, mas também estabelecer contactos cruciais para a sua internacionalização. O objetivo é "meter a cabeça" no mercado europeu, mirando especificamente países como a Finlândia e a Suécia. O álbum, uma verdadeira porrada, promete elevar a sua proposta a um novo patamar, entregando sete faixas de metal progressivo instrumental, que inclui ainda uma peça final acústica.

Alinhamento de “Quadragenta at Finem Mundi”:


1.- Tripel Ultimatum

2.- Voragine

3.- Animal Inteligenz

4.- Inspireichon Burn

5.- Vairal Madness

6.- Aztral Configureited

7.- Ameba Emenens

Spotify: https://open.spotify.com/album/7i6N3YPymMG6Bk6SAwrhPb?si=0wIO34_FSoGw7wjf2OszzQ

Youtube Music:

https://music.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_k6YSSwOJgPqgRbYzXorB2RNCP9qKPfinY&si=1uC7GW4A2Uvpg7JV

Siga Engrupid Pipol nas Redes Sociais:

· Instagram: www.instagram.com/engrupid_pipol/

· Facebook: www.facebook.com/engrupid

· TikTok: https://www.tiktok.com/@engrupid.pipol

· Spotify: https://open.spotify.com/intl-es/artist/77jKfbJAgbWdXnhJFPIJ00

· YouTube: https://www.youtube.com/EngrupidPipol


Comentários (0)