Scream If You Wanna Go Faster' - novo álbum da banda eletrônica de Manchester, Scissorgun,

Lançado pela Dimple Discs 25 de novembro de 2025

Scream If You Wanna Go Faster' - novo álbum da  banda eletrônica de Manchester, Scissorgun,
Scream If You Wanna Go Faster' - novo álbum da banda eletrônica de Manchester, Scissorgun, (Foto: Reprodução)

"Scissorgun cria canções eletrônicas do norte da Inglaterra e colagens sonoras que parecem instantâneos de uma cidade à noite, passando do caos embriagado a devaneios sujos de táxi até um novo amanhecer, beleza eletrônica" ~ MOJO "Pare de sonhar com fios e sinta esses rebites" ~ Electronic Sound "Cheio de poder e beleza, as ideias são variadas e inteligentes" ~ TQ Magazine "Seu álbum mais completo até agora." É um choque sonoro deslumbrante de influências que intoxica o cérebro... fanáticos por ruído eletrônico, unam-se – vocês precisam ouvir isso ! ~ Louder Than War. O grupo eletrônico britânico Scissorgun apresenta seu álbum 'Scream If You Wanna Go Faster' , lançado pela Dimple Discs . Uma aquisição obrigatória para colecionadores da Factory Records , eles misturam música eletrônica urbana com guitarras fuzz e wah-wah, apresentando uma sólida coleção de músicas, danças e paisagens sonoras abstratas. O vinil inclui sete faixas, enquanto as versões digital e em CD incluem três faixas bônus. Antes do lançamento, eles apresentaram as faixas 'Gone Rogue' e 'Bad As Bingo' . Formado em Manchester em agosto de 2016, o Scissorgun é um trio eletrônico composto por Dave Clarkson (sintetizadores, ritmos, fitas, percussão), Alan Hempsall

(vocais, guitarra processada, samples, loops) e Adrian Ball (show de luzes e projeções). Portadores do legado da Factory Records , este projeto se baseia na premissa central de que tudo deve surgir da improvisação. Seu escopo musical é variado – sonhos bucólicos em um minuto e, no seguinte, ondas sonoras estrondosas com um toque dub.

"Sempre trabalhamos por instinto e a improvisação é o ponto de partida fundamental. Algumas ideias se transformam em canções estruturadas, mas outras permanecem como foram gravadas inicialmente, com a música nos encontrando e não o contrário. O título é uma sutil tentativa de comentário social, que deve ser inferido em vez de explícito", diz Dave Clarkson .

"A ideia para 'Gone Rogue' começou com uma linha de baixo eletrônica agitada e, assim que encontramos uma boa citação de um teórico da conspiração nas redes sociais, tudo pareceu se transformar em uma polêmica contra virar as costas para a humanidade com repulsa. Refletimos sobre o impacto da luta pela nossa atenção no indivíduo e o dano causado. Enquanto isso, a batida pulsante nos impulsiona com sinos pesados ​​e um baixo pulsante. Todos nos sentiremos melhor se dançarmos."

Alan Hempsall acrescenta: "Quanto a 'Bad as Bingo', ficamos muito felizes quando ela saiu da máquina de moer carne. Estávamos procurando algo com uma batida go-go, então essa foi perfeita. As palavras fluíram automaticamente, como sempre acontece com as melhores. Observações gerais de uma situação que deu errado, combinadas com um sentimentalismo piegas pelo que foi perdido. A linha de baixo distorcida e os latidos dos cachorros ganham vida própria. De repente, tudo faz sentido e a faísca inicial se transforma em estrutura e forma."

Alan e Dave se conheceram em 2007, quando a banda de Dave, Triclops , estava abrindo o show do Biting Tongues no Islington Mill, em Salford. Alan estava na plateia e ficou tão impressionado com a apresentação do Triclops que foi até eles para demonstrar seu apreço, e assim nasceu uma amizade, unidos pela paixão mútua pelo industrial antigo, rock e jazz moderno. Depois de nove anos viajando entre shows e passando tempo juntos, o momento finalmente chegou para que organizassem algumas jam sessions e vissem o que surgiria.

Aconteceu que ambas as bandas estavam em hiato na época. Dave Clarkson integrou o Triclops de 2000 a 2015, mas antes disso, fez parte do White Cube

. Desde então , ele possui um extenso catálogo de trabalhos solo. Já Alan Hempsall foi o vocalista do Crispy Ambulance , que teve contrato com a Factory Records de 1980 a 1982, antes de passar cinco anos, em meados da década de 80, tocando percussão em uma banda de samba brasileira.Hempsall também ficou famoso por sua participação no palco com o Joy Division em abril de 1980, substituindo o vocalista.Ian Curtis em um show em Bury que terminou em tumulto.

"Como em qualquer álbum, trabalhamos por instinto. A improvisação é o ponto de partida fundamental. Nesse momento, tudo pode acontecer e geralmente acontece. Os acidentes bizarros e a serendipidade que ocorrem durante esse processo são as partes que guardamos. Aqueles momentos em que você se sente apenas como o recipiente através do qual a música é transmitida", diz Alan Hempsell .

Dave Clarkson acrescenta: "Algumas ideias emergem gradualmente em canções estruturadas, enquanto outras têm a força de permanecer em sua forma original, em maior ou menor grau. No entanto, nenhuma decisão consciente é tomada. Não temos o controle. É a música que encontra os músicos. À medida que o trabalho cresce e se desenvolve, parece assumir sua própria identidade, algo sobre o qual aparentemente temos pouca influência. Portanto, há um elemento de práxis em ação aqui: fazemos porque queremos e pensamos nos motivos depois."

Antes deste álbum, o Scissorgun lançou três álbuns : 'Assault Two' (2017), 'All You Love Is Need' (2020) e 'Psychological Colouring Book' (2021). A banda se apresenta frequentemente ao vivo e já abriu shows para artistas como Wolfgang Flur, Wrangler e Eric Random.


Comentários (0)