A olga rosa em letras minúsculas

Formada originalmente em 2019, após um curto período em ação

A olga rosa  em letras minúsculas
A olga rosa em letras minúsculas (Foto: Reprodução)

A olga rosa (em letras minúsculas) é uma banda curitibana que mescla elementos do punk, hardcore, indie e outros gêneros da música alternativa para produzir uma sonoridade que reflete o cotidiano urbano da capital paranaense. Formada originalmente em 2019, após um curto período em ação, a banda passou por um longo hiato durante a pandemia antes de oficialmente retomar suas atividades em 2023. Nesse meio tempo, seus integrantes continuaram a orbitar os mesmos círculos criativos e a colaborar em outros projetos, levando à sua inevitável reunião.

Desde então, lançaram um single duplo contendo as músicas “Fogo Amigo” e “No Mesmo Lugar” e foram contemplados na mixtape de comemoração de 15 anos do emblemático blog Hominis Canidae, com a demo da música “A Foto Sai Borrada e Tremida”. Também foram incluídos no episódio 482 do programa “MOFO NOVO” com o single “Medida Errada”.

Agora, para fechar o segundo semestre de 2025, a banda lança, no dia 27 de novembro, seu primeiro EP, “Encruzilhada”, contando com quatro músicas inéditas que refletem a sopa de temáticas e referências que inspira o grupo a compor.

Com “Medida Errada”, faixa inaugural do lançamento, a contradição entre conformismo e insatisfação é evidenciada pelo instrumental acelerado e desconcertante, acompanhado de sua letra dúbia que navega entre a esperança e a incerteza. Em “Trapaceiros e Manequins”, a dinâmica de alienação e falta de perspectiva causada por uma relação artificial e forçada com o trabalho é contrastada por seus instrumentais e melodias vocais às vezes alegres, às vezes ansiosos e claustrofóbicos.

O EP também conta com a versão definitiva de “A Foto Sai Borrada e Tremida”, música que permite que a banda explore um lado mais melódico através de elementos pop para ilustrar os sentimentos de insuficiência e dependência gerados pelas redes sociais, numa espécie de Síndrome de Estocolmo autogerada. Por fim, o grupo encerra o EP com um aceno ao hardcore punk em “Rarefeito”, faixa marcada por seu ritmo desenfreado e agressivo, resolvendo as incertezas apresentadas ao longo do projeto em uma máxima final, a de condenação - e salvação - em si mesmo.

Para acompanhar o lançamento do EP, a olga rosa estreou sua agenda de shows ao se apresentar ao lado das também curitibanas SUFFFER e Apollogia, representantes do metal marcadas por sua intensidade e agressividade sonora. O show, que aconteceu no bar 92 Graus, marco histórico da cena alternativa de Curitiba, batizou o grupo como uma das novas vozes da música independente paranaense.

Pouco tempo depois, junto de seus amigos de longa data da Banda Beto e do trio de discotecagem Xaropetosse, a banda se apresentou no espaço É Dino Cultural, onde provou sua versatilidade ao demonstrar que seu som pertence tanto a ambientes de música pesada quanto aos de música indie, rock alternativo, shoegaze e assim por diante.

Além disso, a banda completa seu repertório de lançamentos com o clipe de “A Foto Sai Borrada e Tremida”, dirigido por Lucca Vianna na residência artística PF Casa de Estudos, disponível no Youtube, TikTok e Instagram.

A produção do EP é completamente independente, com vocais gravados na Basilisk Productions e baterias gravadas na Parquinho Produções. A gravação dos instrumentos de cordas e todo o processo de mixagem e masterização foram gerenciados pela própria banda.

“Encruzilhada” é a expressão de todas as dúvidas permanentes e convicções passageiras que compõem um momento qualquer na mente de um jovem contemporâneo. É o resultado de anos de idas e vindas que eventualmente resultam em algo concreto.

A olga rosa é formada por Caetano Mitczuk (bateria), Daniel Schmitz (guitarra base, vocais), Manuel Valdes (baixo, vocais) e Osmar Buzinhani (guitarra solo). Atualmente, os músicos se dedicam a promover “Encruzilhada”, com uma agenda de shows aberta e planos de organizar eventos com outros nomes da cena independente nacional. Os membros também se encontram planejando os próximos passos para demais lançamentos em 2026.

LINKS IMPORTANTES

Instagram

Spotify

Youtube

TikTok

Comentários (0)