A olga rosa em letras minúsculas
Formada originalmente em 2019, após um curto período em ação
A olga rosa (em letras minúsculas) é uma banda curitibana que mescla elementos do punk, hardcore, indie e outros gêneros da música alternativa para produzir uma sonoridade que reflete o cotidiano urbano da capital paranaense. Formada originalmente em 2019, após um curto período em ação, a banda passou por um longo hiato durante a pandemia antes de oficialmente retomar suas atividades em 2023. Nesse meio tempo, seus integrantes continuaram a orbitar os mesmos círculos criativos e a colaborar em outros projetos, levando à sua inevitável reunião.
Desde então, lançaram um single duplo contendo as músicas “Fogo Amigo” e “No Mesmo Lugar” e foram contemplados na mixtape de comemoração de 15 anos do emblemático blog Hominis Canidae, com a demo da música “A Foto Sai Borrada e Tremida”. Também foram incluídos no episódio 482 do programa “MOFO NOVO” com o single “Medida Errada”.
Agora, para fechar o segundo semestre de 2025, a banda lança, no dia 27 de novembro, seu primeiro EP, “Encruzilhada”, contando com quatro músicas inéditas que refletem a sopa de temáticas e referências que inspira o grupo a compor.
Com “Medida Errada”, faixa inaugural do lançamento, a contradição entre conformismo e insatisfação é evidenciada pelo instrumental acelerado e desconcertante, acompanhado de sua letra dúbia que navega entre a esperança e a incerteza. Em “Trapaceiros e Manequins”, a dinâmica de alienação e falta de perspectiva causada por uma relação artificial e forçada com o trabalho é contrastada por seus instrumentais e melodias vocais às vezes alegres, às vezes ansiosos e claustrofóbicos.
O EP também conta com a versão definitiva de “A Foto Sai Borrada e Tremida”, música que permite que a banda explore um lado mais melódico através de elementos pop para ilustrar os sentimentos de insuficiência e dependência gerados pelas redes sociais, numa espécie de Síndrome de Estocolmo autogerada. Por fim, o grupo encerra o EP com um aceno ao hardcore punk em “Rarefeito”, faixa marcada por seu ritmo desenfreado e agressivo, resolvendo as incertezas apresentadas ao longo do projeto em uma máxima final, a de condenação - e salvação - em si mesmo.
Para acompanhar o lançamento do EP, a olga rosa estreou sua agenda de shows ao se apresentar ao lado das também curitibanas SUFFFER e Apollogia, representantes do metal marcadas por sua intensidade e agressividade sonora. O show, que aconteceu no bar 92 Graus, marco histórico da cena alternativa de Curitiba, batizou o grupo como uma das novas vozes da música independente paranaense.
Pouco tempo depois, junto de seus amigos de longa data da Banda Beto e do trio de discotecagem Xaropetosse, a banda se apresentou no espaço É Dino Cultural, onde provou sua versatilidade ao demonstrar que seu som pertence tanto a ambientes de música pesada quanto aos de música indie, rock alternativo, shoegaze e assim por diante.
Além disso, a banda completa seu repertório de lançamentos com o clipe de “A Foto Sai Borrada e Tremida”, dirigido por Lucca Vianna na residência artística PF Casa de Estudos, disponível no Youtube, TikTok e Instagram.
A produção do EP é completamente independente, com vocais gravados na Basilisk Productions e baterias gravadas na Parquinho Produções. A gravação dos instrumentos de cordas e todo o processo de mixagem e masterização foram gerenciados pela própria banda.
“Encruzilhada” é a expressão de todas as dúvidas permanentes e convicções passageiras que compõem um momento qualquer na mente de um jovem contemporâneo. É o resultado de anos de idas e vindas que eventualmente resultam em algo concreto.
A olga rosa é formada por Caetano Mitczuk (bateria), Daniel Schmitz (guitarra base, vocais), Manuel Valdes (baixo, vocais) e Osmar Buzinhani (guitarra solo). Atualmente, os músicos se dedicam a promover “Encruzilhada”, com uma agenda de shows aberta e planos de organizar eventos com outros nomes da cena independente nacional. Os membros também se encontram planejando os próximos passos para demais lançamentos em 2026.
LINKS IMPORTANTES
Comentários (0)