PHAETON lança vídeo de playthrough de “Augmented” para promover o novo álbum Neurogenesis.
Com participação especial de Derek Sherinian (Dream Theater, Planet X, Sons of Apollo) no álbum.
O quarteto instrumental de metal progressivo Phaeton lançou seu mais recente vídeo de apresentação, "Augmented", como parte da divulgação de seu novo álbum, "Neurogenesis", com lançamento previsto para 24 de outubro de 2025. O lançamento marca mais um passo ousado para a banda, após o aclamado segundo álbum, Between Two Worlds (2020).
O novo vídeo de apresentação destaca "Augmented", uma faixa inspirada na busca da humanidade pela sobrevivência através da tecnologia, mas assombrada pelas possibilidades distópicas da fusão entre homem e máquina.
“Essa música foi escrita para transmitir a sensação de desconforto mecânico e a desumanidade robótica que nos aguardam em um futuro próximo, e como devemos estar em alerta”, explica a banda.
Formada em 2017 em Kimberley, Colúmbia Britânica, a PHAETON mistura melodias neoclássicas, riffs devastadores, percussão frenética e linhas de baixo contrapontísticas. Sua formação inclui Kevin Thiessen (guitarras, teclados; ex-Azsension, ex-Datura), Daniel Airth (guitarras; ex-Chaos Logic), Ferdy Belland (baixo; ex-Bif Naked) e Colin Righton (bateria; ex-Chaos Machine).
Descrita em cinco palavras como "Prog Metálico Hipermelódico Psicodélico Interplanetário", a sonoridade da PHAETON é um caleidoscópio de influências que vão de Devin Townsend, Rush, Haken, Intervals e Scale the Summit aos pioneiros do jazz-fusion Weather Report e Mahavishnu Orchestra. Sua música mescla prog-metal, tech-death, thrash e djent em uma experiência auditiva visceral e, ao mesmo tempo, cerebral.
Com "Neurogenesis", a banda aprimorou sua composição, transformando-a em arranjos concisos e dinâmicos sem sacrificar a imaginação. As sete faixas do álbum formam uma antologia coesa, enquanto seus temas exploram a singularidade tecnológica e a marcha inquietante da humanidade rumo ao aprimoramento cibernético. Produzido e mixado pelo guitarrista Kevin Thiessen no The Cube em Kimberley, Colúmbia Britânica, e masterizado por Jamie Sitar no Outtatown Sound em Winnipeg, Manitoba, o álbum conta com arte do artista Matt Semenok, de Calgary, e uma participação especial da lenda do prog rock Derek Sherinian (Dream Theater, Planet X, Sons of Apollo) na faixa "Isochron" .
“Vamos te levar para as nebulosas e você vai aproveitar cada minuto”, acrescenta a banda. A jornada do
PHAETON começou com seu álbum de estreia homônimo, que estabeleceu seu virtuosismo técnico e espírito aventureiro. Seu segundo trabalho, “Between Two Worlds”, expandiu seu som com composições mais pesadas e emocionalmente impactantes. Agora, “Neurogenesis” refina sua abordagem com faixas compactas e cativantes que equilibram clareza e complexidade.
Os fãs podem esperar projetos ainda mais ambiciosos após “Neurogenesis”, já que a banda planeja lançar uma obra épica de 22 minutos, “Clouds of Mercury”, prevista para 2026, e um quarto álbum completo, “Quartum”, projetado para 2027.
Em outras notícias, a banda fará a abertura do show dos mestres do prog rock de Vancouver, Anciients, em Cranbrook, Colúmbia Britânica, no dia 29 de novembro, como parte da turnê "Infinite Eclipse". O Phaeton planeja oferecer uma experiência mais pesada, impactante e agressiva do que suas gravações polidas sugerem, surpreendendo o público com sua identidade dupla.
“Não grunhimos nem gritamos como se estivéssemos imitando demônios do nono círculo do inferno. Deixamos que as guitarras e os teclados cantem”, acrescenta a banda.
Comentários (0)