O ícone da música e do Eastender, Jah Wobble, compartilha "Dub In The East"

O álbum 'Dub Volume 1' será lançado em 18 de julho pela Dimple Discs

O ícone da música e do Eastender, Jah Wobble, compartilha "Dub In The East"
O ícone da música e do Eastender, Jah Wobble, compartilha "Dub In The East" (Foto: Reprodução)

O lendário baixista e vocalista Jah Wobble apresenta 'Dub In The East' , um dub vibrante e a primeira faixa de seu novo álbum 'Dub Volume 1' , um trabalho solo que o vê escrever, tocar e arranjar tudo. Inspirada em sua criação no leste de Londres, a música mais recente do artista é um mergulho profundo nas influências históricas que moldaram sua comunidade, desde as ondas de imigração irlandesa até as vidas perigosas de seus ancestrais barqueiros no Rio Tâmisa.

"Eu era o único morador de East End na Public Image Ltd. Sou do leste de Londres. Houve a fome irlandesa em meados do século XIX e depois veio outra onda, que foi quando a família da minha mãe veio para cá. Na virada do século", diz Jah Wobble .

"Então, havia uma verdadeira mistura de pessoas. Mas a cultura era como a do Brooklyn, em Londres, ou algo predominantemente judaico e irlandês. Ou talvez um pouco como o Lower East Side ou algo assim. A família do meu pai era barqueiro, homens habilidosos no rio. O Tâmisa é um rio muito perigoso."

"Dub Volume 1" é o primeiro lançamento solo de Wobble pela Dimple Discs , tendo participado anteriormente de lançamentos de outras gravadoras com Telefís (Cathal Coughlan e Jacknife Lee) , The Ukrainians , juntamente com Siouxsie & The Banshees / Specimen , a lenda Jon Klein , e o projeto de herança irlandesa Bring Your Own Hammer . Masterizado por Anthony Chapman (Collapsed Lung).

e cortado para máxima clareza e volume, este disco ostenta uma camada sonora superior surpreendente. Este mergulho profundo solo no dub é guiado por pioneiros sonoros como Lee 'Scratch' Perry e King Tubby. Esta audição rica e envolvente é cheia de peso de baixo custo e texturas intrincadamente em camadas.

Este álbum apresenta capas externas e internas coloridas baseadas em pinturas que Wobble criou. O vinil da edição limitada é transparente com cores amarelas e vermelhas para refletir a arte. Ele lançou anteriormente o single principal 'Tyson Dub Remix' , uma ode ao seu querido Staffordshire bull terrier falecido. Conhecido por um híbrido original de rock / reggae próprio, forjado através de um profundo abraço com reggae, punk, world music e um ethos DIY, as linhas de baixo pesadas e hipnóticas de Jah Wobble definiram toda uma era musical e influenciaram muitos músicos por mais de quarenta anos. Nascido John Wardle, sua carreira encapsulou gêneros do pós-punk, dub e world music ao rock experimental e música eletrônica. Membro original do Public Image Ltd (PiL) de 1978 a 1980, ele fez dois álbuns inovadores com a banda, que incluíram o icônico 'Metal Box' (1979). Ele continua em turnê com 'Metal Box in Dub' , apresentado como um show de duas horas com Jon Klein . Wobble lançou sua carreira solo antes mesmo de deixar o PiL, formando o Invaders of the Heart em 1982 e colaborando com Holger Czukay e Jaki Liebezeit do Can , The Edge do U2 e o produtor François Kevorkian logo depois. Na década de 1990, ele alcançou notoriedade pública, incluindo sucesso nas paradas e uma indicação ao Mercury Music Prize por seu álbum 'Rising Above Bedlam' . Depois de lançar o álbum top 40 'Take Me To God' e 'Heaven and Earth' pela Island Records, Wardle fugiu das restrições da gravadora, retornando a discos com sonoridade mais experimental e não comercial. Ele fez parte do supergrupo industrial The Damage Manual , trabalhou com Julie Campbell, também conhecida como LoneLady, em "Psychic Life" e com sua esposa Zi Lan Liao (tocadora de guzheng e harpista) no premiado álbum "Chinese Dub", pelo qual ganharam o prêmio Songlines Magazine World Music Award e excursionaram com um grande grupo de artistas chineses. Mais recentemente, ele tem tocado e gravado com o Tian Qiyi , formado por seus filhos Charlie e John Wardle. Estreando em 2023 com o álbum "Red Mist" ,ele mais uma vez se junta a eles para seu segundo esforço recém-lançado 'Songs For Workers'

Comentários (0)