Projeto americano de black/death metal sinfônico TINE lança novo single e vídeo com a letra de "Triumph at Nineveh"

“O significado por trás da música e seu título se relacionam diretamente com uma batalha nos tempos antigos

Projeto americano de black/death metal sinfônico TINE lança novo single e vídeo com a letra de "Triumph at Nineveh"
Projeto americano de black/death metal sinfônico TINE lança novo single e vídeo com a letra de "Triumph at Nineveh" (Foto: Reprodução)

Recentemente, o projeto americano de black/death metal sinfônico TINE anunciou a data de lançamento de seu terceiro álbum completo, A Winter Horrorscape, com lançamento previsto para 5 de setembro de 2025. Hoje, o segundo single e o lyric video, "Triumph at Nineveh", já estão disponíveis no canal oficial da banda no YouTube: 

“O significado por trás da música e seu título se relacionam diretamente com uma batalha nos tempos antigos entre os bizantinos e os persas durante o inverno perto das ruínas de Nínive. Em uma pequena reviravolta na história, o inverno foi personificado como uma força senciente que influenciou a batalha na direção que desejou. Essencialmente, os bizantinos venceram a batalha porque o inverno interveio e "desejou" que assim fosse! O vídeo retrata cenas de batalha antigas para transmitir o significado da música, juntamente com a letra a seguir.” - diz Count Murmur

Tine foi oficialmente fundada por Count Murmur em 1º de abril de 2011. Um baixista e vocalista experiente por profissão, Murmur já havia estado em várias bandas antes, tocando muitos estilos de heavy metal que vão do thrash ao death metal melódico. A intenção inicial de Murmur era reunir músicos com ideias semelhantes para começar a escrever material para um lançamento demo; no entanto, ficou claro que o material foi considerado desafiador e formidável pela grande maioria dos músicos locais. Azim Erebus logo se juntaria à banda apenas por um curto período antes de Count Murmur, novamente, começar por conta própria no outono de 2011. Aquele inverno foi uma estação fria e sombria - cheia de contemplações de um músico faminto...

2012 foi um ano tranquilo, cheio de tentativas contínuas e infrutíferas de encontrar músicos com ideias semelhantes. Foi ao longo deste ano que Count Murmur começou a contemplar a possibilidade de se lançar completamente sozinho como um projeto solo, semelhante ao influente projeto de black metal: Burzum. No verão de 2012, Murmur decidiu continuar aprendendo violão além do baixo. Além disso, a esposa de Murmur, Vanth, descobriu seu talento para tocar teclado na mesma época. Era algo que ela apreciava na juventude, mas não tocava há muitos anos. Foi somente no início de 2013 que Murmur se aprofundou seriamente na carreira de guitarrista para complementar seu já formidável repertório musical.

No início de 2013, Vanth se juntou oficialmente a Tine como tecladista e Count Murmur continuou a aprimorar sua técnica de tocar violão. A dupla decidiu compor o primeiro single demo, que seria lançado mundialmente no verão de 2013. A música, "Encounter with the Shadow People", inspirada em um encontro sobrenatural real da juventude de Murmur, foi escrita por Count Murmur, com Vanth adicionando suas misteriosas teclas. Todas as tarefas da música, exceto os teclados, foram assumidas por Count Murmur – incluindo baixo, guitarra, vocais e programação de bateria. A música demo foi lançada ao mundo em 14 de julho de 2013.

Após o lançamento da demo, Murmur começou a trabalhar na composição completa do álbum. Esse processo duraria mais de 2 anos no total, devido a outras obrigações da vida. Como cientista em tempo integral durante o dia, a vida de Murmur era uma história de duas personalidades. Ao longo da fruição do álbum, Murmur tornou-se cada vez mais habilidoso no violão, enquanto Vanth redescobriu suas habilidades de juventude como tecladista.

Murmur e Vanth terminaram de compor seu primeiro álbum completo em 25 de janeiro de 2015. Os preparativos começaram então para a tarefa de gravar todos os instrumentos no porão do Conde Murmur, carinhosamente apelidado de "Calabouço dos Horrores do Conde Murmur".

A gravação do primeiro disco completo começou em 1º de março de 2015. Murmur gravou seus instrumentos da maneira tradicional: usando microfones em frente a amplificadores. Esse processo de gravação levou pouco mais de 2 meses para ser concluído e foi ainda mais complicado por uma série de eventos infelizes; no entanto, Murmur perseverou e concluiu a gravação no final de maio. Para os vocais, Murmur usou uma técnica vocal semelhante à de Nergal, do Behemoth, com faixas vocais em camadas. Além dos vocais em camadas, reverberação ou efeitos de coro, nenhum outro aumento vocal foi feito na gravação.

Para a mixagem e masterização do álbum, o plano inicial de Murmur era fazer isso sozinho, como fez com o single demo; no entanto, estava claro que isso estava além do escopo de equipamento e habilidades de Murmur como engenheiro de som. Murmur estava determinado a encontrar o engenheiro de som perfeito, com a paixão e o comprometimento que tornariam seu álbum extraordinário. Os serviços de Darren Carikas, do Ghost Machine Studios em Londres, Reino Unido, foram contratados para mixagem e masterização. O álbum foi produzido por Darren e Murmur, remotamente, por e-mails e serviço de transferência de arquivos, de 1º de julho de 2015 a 4 de setembro de 2015.

Encontrar alguém para fazer a arte da capa foi outro obstáculo que Murmur e Vanth enfrentaram. Vanth é uma artista nata, então ela decidiu fazer aulas de Adobe Photoshop em sua biblioteca local para aprender o software a fim de criar a arte do álbum. Além da arte do álbum, Vanth fez toda a fotografia, edição de fotos e pintura de cadáver.

Em 6 de setembro de 2015, "The Forest Dreams of Black" foi lançado e foi imediatamente bem recebido pelos fãs. Tine também foi inscrito na Encyclopaedia Metallum por um apoiador anônimo. O álbum de estreia foi distribuído em 38 plataformas online.

A composição do próximo álbum de Tine começou imediatamente, mas estava claro que esse processo levaria muito mais tempo do que o primeiro álbum devido a muitos eventos que ocorreram nas vidas pessoais de Count Murmur e Vanth. Embora muitas provações e tribulações tenham sido encontradas, Count Murmur nunca perdeu o foco em Tine. Vanth, no entanto, decidiu que era hora de dar um passo para trás da música e se concentrar em sua família e casa.

Para o próximo álbum do Tine, Count Murmur decidiu compor todos os elementos sinfônicos do álbum sozinho, incorporando novos elementos como coros e instrumentos de cordas à paisagem sonora musical. Também ficou claro, à medida que a composição prosseguia, que as músicas começaram a assumir um caráter aquático, e a música guiou Count Murmur a se aprofundar ainda mais nesses temas. A música de "Mergae Maris Profundi" tomou forma e foi gravada na primavera de 2021. Mais uma vez, Count Murmur contrataria os serviços de Darren Carikas, do Ghost Machine Studios em Londres, Reino Unido, para mixagem, masterização e produção.

"Mergae Maris Profundi" foi lançado de forma independente em formato digital e CD em 28 de janeiro de 2022 e foi recebido excepcionalmente por fãs e críticos. O álbum foi elogiado por ser "agradável e envolvente", com reproduções no YouTube ultrapassando dezenas de milhares de reproduções.

A composição do terceiro álbum, sucessor de "Mergae Maris Profundi", começou durante a produção do segundo. Desta vez, as músicas começaram a adquirir um tom frio e invernal, então Count Murmur decidiu que esse seria o tema do álbum. Além disso, Murmur decidiu recorrer às habilidades de músicos de estúdio para este álbum, ampliando consideravelmente a amplitude e o escopo da música.

O novo álbum, com lançamento previsto para 5 de setembro de 2025, intitula-se "A Winter Horrorscape" e apresenta 8 músicas arrasadoras de puro black/death metal sinfônico.

Para mais informações:

https://www.instagram.com/tineblackdeath/

https://www.facebook.com/Tine.BlackDeath

https://tine.bandcamp.com/

https://open.spotify.com/artist/53BcboLZqzKnnBbx0HVjz0

https://x.com/TineBlackDeath

https://www.youtube.com/channel/UCPblkNcP1wvLM1M669YCyMg

https://music.apple.com/us/artist/tine/1524514387


Comentários (0)