Coletivo de Arte SHN lança livro comemorativo de 25 anos de atuação no Brasil e no mundo
Produzido em parceria entre o SHN e o estúdio Colletivo, livro tem tiragem limitada e está em pré-venda

Quem disse que arte precisa de moldura? A arte urbana brasileira do coletivo SHN, há 25 anos, rompe os limites da galeria e transforma o espaço público em tela viva, uma manifestação coletiva que ecoa pelas ruas, muros e cidades ao redor do mundo. Sabe aquela boca aberta colorida e os famigerados adesivos de 'Obrigado Vida' por todo o país? Sim, são obras atemporais da SHN.
A história de mais de duas décadas de um grupo de amigos do interior paulista (Americana/SP) com ideias fora da caixa sobre arte e como ocupar o mundo por meio de suas criações está detalhadamente contada e ilustrada no livro SHN - 25 anos, uma edição especial e com tiragem limitada, reúne uma seleção dos 26 projetos mais emblemáticos do grupo pelo mundo.
O livro está em pré-venda: obrigadovida2.lojavirtualnuvem.com.br/produtos/livro-shn-25-pre-venda. O envio será a partir de 1º de setembro.
O material é rico em textos e imagens que apresentam cada trabalho: o contexto, o processo de criação, os bastidores da produção e seu resultado. Vale destacar que o livro todo tem textos em português e em inglês.
Tem também introdução do próprio SHN, biografia e linha do tempo detalhando sua trajetória e ensaios de convidados pra lá de especiais avaliando o seu impacto no cenário.
O projeto gráfico faz jus ao tamanho desse coletivo, com edição, criação, direção de arte e diagramação dos parceiros do Colletivo, o escritório de design parceiro do SHN, que durante três anos se debruçou na curadoria e desenvolvimento desse livro que é um presente para quem comprar e quiser deixar em destaque na sua mesa de centro ou na cabeceira da cama.
Entre diversos textos de apresentação, o livro conta com um interessante relato de Gustavo Sartori Barba (diretor do selo e produtora Mais Um Hits), que acompanha o Colletivo desde os primórdios. Confira um trecho:
"Americana era uma cidade típica do interior deste Estado que era e ainda é o mais pujante economicamente deste país tão desigual. E inseridos ali, nessa realidade que oferecia novas estéticas, mas ao mesmo tempo lhes negava acesso aos eventos e estruturas que só a capital comportava, eram tomados por uma voracidade cultural que os fazia enfrentar longas viagens de ônibus, desde o início da adolescência, para São Paulo. Adolescentes vivenciando o luto da infância e suas turbulências, anestesiando suas consciências com drogas lícitas e ilícitas, começando a frequentar festas em outras cidades. Visitando lugares e pessoas".
A SHN participou, por exemplo, da Virada Cultural de 2023, festival promovido anualmente pela Prefeitura de São Paulo, com bandeiras que foram erguidas ao longo do Vale do Anhangabaú. Ícones também foram criados para ilustrar e homenagear a pluralidade de atividades culturais que acontecem nas ruas da capital paulista durante as vinte quatro horas de evento.
Outro destaque é a instalação Paixão Tropical, promovida na Arábia Saudita. À convite Cedar Lewisohn e Basmah Felemban, figuras renomadas no contexto curatorial que pensam e discutem a relação entre arte e cidade, o SHN integrou o time de artistas composto por 30 nomes locais, regionais e internacionais.
A motivação do festival foi a ocupação de uma edificação pública abandonada na cidade de Riyadh. Ao SHN foi proposto uma intervenção em uma parede com 14 metros de altura que recebeu a montagem em mosaico composta por posters desenhados pelo grupo.
Ficha técnica
Capa Dura Couchê Fosco 170g Gravação em CTP
Miolo: 328 páginas 22,5 X 29 cm 4 cores, Couchê Fosco 150g Gravação em CTP
Guarda: 8 páginas, 22,5 X 29 cm 4 cores, Couchê 250g Gravação em CTP
Lombada 26 mm
Poster Lambe Lambe 66x96cm- 4 variações de Capa para você escolher
Comentários (0)