Veteranos do Hardcore Nacional, Norte Cartel lança o single e lyric video "Tempo Bom"
"Tempo Bom" é uma reflexão amarga mas espirituosa sobre envelhecer

Na ativa por quase duas décadas, a veterana banda carioca de Hardcore, Norte Cartel, lançou o single e lyric video "Tempo Bom", que une a crueza do punk rock e do hardcore à sinceridade brutal de quem já acumulou experiência suficiente para rir da própria decadência. O lançamento sucede os singles "Eu Sou a Guerra" e "Derrubem os Reis" e antecipa o aguardado álbum completo da banda, que será revelado gradualmente, faixa por faixa, ao longo de 2025.
"Tempo Bom" é uma reflexão amarga mas espirituosa sobre envelhecer. A letra descreve o cotidiano de um sujeito que encara as mudanças físicas e emocionais com sarcasmo e irreverência por meio de situações do cotidiano, como o despertador que não toca, as visitas frequentes ao posto de saúde, o declínio físico na pelada de domingo, mas sem nunca perder o espírito combativo: "Mantendo o meu elã e porrada nos fachos!".
A banda afirma que a música não é uma ode simplória à nostalgia, mas uma celebração às boas memórias: "Tempo Bom não diz respeito a nenhum tempo que era bom, tampouco é sobre uma nostalgia vulgar qualquer. Ela é sobre entender que todo tempo é bom, com exceções, claro, mas todo tempo tem seu valor".
Ouça "Tempo Bom" em todas as plataformas de streaming
Formado em 2006, o Norte Cartel construiu sua reputação com uma trajetória consistente no hardcore nacional, acumulando turnês pelo Brasil e América do Sul, participações em coletâneas e colaborações com nomes importantes da cena, como Badauí (CPM 22) no single "Agora e Sempre".
Entre os destaques da carreira estão turnês internacionais, com passagens por Argentina, Uruguai e Chile, lançamentos de clipes como "Família", dirigido por Blake Farber, e dos discos "Fiel à Tradição" e "De Volta ao Jogo", além do split com a banda argentina Otra Salida. Em 2023, a banda foi homenageada no livro "No Front Zine", de Zé Aldo, importante nome do underground nacional.
A atual formação conta com Felipe Chehuan (vocal), Dudu Braga (bateria), Bruno Pavio (baixo) e Daniel Portugal (guitarra). Com influências que vão de Ratos de Porão a Sick of It All, e referências que atravessam a literatura subversiva, o cinema marginal e a crítica social, o Norte Cartel mantém vivo o espírito questionador e resistente do hardcore.
Para a banda, "Tempo Bom" não marca o fim de um ciclo, mas o início de uma nova fase: "Nosso tempo bom tá só começando". E como dizem em tom de manifesto: "A gente só para se for parado; a gente só morre se for 'matado'." "Tempo Bom" tem produção de Davi Baeta no DQG Estúdio, com fotografia promocional por Leo Alem.
Saiba mais sobre o Norte Cartel e acompanhe todas as suas novidades, lançamentos e agenda de shows em @nortecartel no Instagram, ou por meio de sua Assessoria de Imprensa, Hell Yeah Music Company.
Comentários (0)