Ícone da Public Image Ltd. Jah Wobble desenterra o cavernoso álbum 'Dub
Lançado pela Dimple Discs (em edição limitada de vinil, CD e streaming a partir de 22 de julho)

Na preparação para o álbum, Wobble compartilhou 'Tyson Dub Remix' , uma ode ao seu querido Staffordshire bull terrier falecido, e a oferta de dub groovy 'Dub In The East' , inspirada por sua criação no leste de Londres - um mergulho profundo nas influências históricas que moldaram sua comunidade, das ondas de imigração irlandesa às vidas perigosas de seus ancestrais barqueiros no rio Tâmisa.
Conhecido por um híbrido original de rock / reggae próprio, forjado através de um profundo abraço com reggae, punk, world music e um ethos DIY, as linhas de baixo pesadas e hipnóticas de Jah Wobble definiram toda uma era musical e influenciaram muitos músicos por mais de quarenta anos.
Wobble lançou sua carreira solo antes mesmo de deixar o PiL, formando o Invaders of the Heart em 1982 e colaborando com Holger Czukay e Jaki Liebezeit do Can , The Edge do U2 e o produtor François Kevorkian logo depois. Na década de 1990, ele alcançou notoriedade pública, incluindo sucesso nas paradas e uma indicação ao Mercury Music Prize por seu álbum 'Rising Above Bedlam' . Depois de lançar o álbum top 40 'Take Me To God' e 'Heaven and Earth' pela Island Records, Wardle fugiu das restrições da gravadora, retornando a discos mais experimentais e não comerciais.
Ele fez parte do supergrupo industrial The Damage Manual , trabalhou com Julie Campbell, também conhecida como LoneLady, em 'Psychic Life' e trabalhou com sua esposa Zi Lan Liao (tocadora de guzheng e harpista) no premiado álbum 'Chinese Dub', pelo qual ganharam o Songlines Magazine World Music Award e excursionaram com um grande grupo de artistas chineses.
Mais recentemente, ele tem tocado e gravado com o Tian Qiyi , formado por seus filhos Charlie e John Wardle. Estreando em 2023 com o álbum "Red Mist" , ele mais uma vez se junta a eles para o recém-lançado segundo álbum , "Songs For Workers" .
Em 2024, Jah Wobble e Horace Andy lançaram o álbum "Timeless Roots" e, este ano, Wobble lançou o álbum "Old Fashioned Ways" com o lendário cantor jamaicano Ken Boothe .Ele também tocou no último álbum de Richard Russell , 'Everything is Recorded' , incluindo o single "Losing You" com a participação do rapper/cantor londrino Sampha .
Wobble colaborou com Sinéad O'Connor, Massive Attack, Ginger Baker, Björk, Brian Eno, Baaba Maal, Pharoah Sanders e muitos outros. Wobble publicou sua bem recebida autobiografia "Memoirs of a Geezer: Music, Life, Mayhem" pela Serpent's Tail em 2009, assim como um documentário de rádio de 2008 sobre seu velho amigo Sid Vicious para a BBC Radio 3. A 30 Hertz Records , gravadora independente lançada por Wobble em 1997, ainda está ativa, lançando músicas em colaboração com a Cherry Red , incluindo "Dark Luminosity – The 21st Century Collection" e "In Dub II: Deluxe" .
"Dub Volume 1" já está disponível digitalmente em plataformas de música, incluindo Spotify , Apple Music e Bandcamp , onde também está disponível em vinil e CD. Jah Wobble continua a fazer uma extensa turnê com I nvaders of the Heart, com uma turnê pelo Reino Unido e Europa acontecendo em outubro e novembro. Os ingressos podem ser obtidos em https://jahwobble.com/#live
Comentários (0)