O grupo canadense de death progressivo ANCIENT THRONES retorna com o vídeo assombroso "A Moon Fused Key"

do segundo álbum "Melancholia", lançado em setembro de 2025.

O grupo canadense de death progressivo ANCIENT THRONES retorna com o vídeo assombroso "A Moon Fused Key"
O grupo canadense de death progressivo ANCIENT THRONES retorna com o vídeo assombroso "A Moon Fused Key" (Foto: Reprodução)

A implacável banda canadense de death metal progressivo Ancient Thrones, de Halifax, retorna com seu angustiante segundo álbum, "Melancholia" , lançado em 19 de setembro de 2025, sucessor do álbum de estreia, "The Veil" , de 2020. Liderando o lançamento, está seu primeiro single, "A Moon Fused Key" , acompanhado de um lyric video assombroso que oferece um vislumbre cru do abismo psicológico do álbum.

Formada em 2011 e renascida em 2018 com a chegada do guitarrista e compositor Dylan Wallace, a Ancient Thrones construiu uma nova identidade enraizada em paisagens sonoras rápidas, extremas, progressivas, cinematográficas e existenciais. Com "Melancholia" , a banda mergulha mais fundo nessas filosofias sonoras, criando um álbum conceitual que nasce do isolamento, do trauma e da necessidade de transformar a dor em arte.

" Achamos que este álbum é um ponto de virada para nós, onde conseguimos pegar a atmosfera do nosso disco anterior e elevar a agressividade a mil. A intenção do nosso último disco, "The Veil", era ser poético e esperançoso, mas a intenção do nosso segundo álbum, "Melancholia", é destruir qualquer resquício de esperança que ainda reste", acrescenta a banda.

Um disco veloz e tecnicamente selvagem, escrito durante a primeira onda da pandemia. "Melancholia" é repleto de temas de alucinação, suicídio e desintegração emocional, inspirado por experiências pessoais e traumas psicodélicos. Construído como uma jornada narrativa, com letras abstratas e música que fluem perfeitamente de faixa para faixa.

O processo de composição começou com Wallace produzindo riffs isoladamente, enquanto o baterista e vocalista Sean Hickey desenvolvia a narrativa junto com a música. Sua sinergia criativa resultou em uma tapeçaria cinematográfica onde a música evoca visuais e as letras aprofundam a visão. Cada faixa existe como uma peça de um quebra-cabeça maior e emocionalmente devastador.

A banda esculpiu meticulosamente cada detalhe sonoro ao longo de cinco anos, aprimorando os timbres e as técnicas de masterização para garantir uma produção arrasadora. Ao contrário de sua estreia expansiva, "Melancholia" enxuga sua lista de faixas para acomodar um lançamento em vinil, com cada música selecionada a dedo para gerar impacto. Cada riff, solo e camada vocal contribuem para uma experiência auditiva imersiva e agressiva.

“ Não planejamos escrever um álbum conceitual, mas a história começou a se desenrolar e não conseguimos resistir”, acrescenta Hickey.

Convidando os fãs para o mundo assombroso de "Melancholia" , o Ancient Thrones apresenta seu primeiro single e a faixa de abertura do álbum, "A Moon Fused Key" . Abrindo o disco, a faixa prepara o cenário para a natureza violenta que está prestes a se revelar, tanto musical quanto liricamente. Este é o ponto do álbum conceitual em que o personagem põe fim a cada pedaço de vida em seu corpo. No final da música, ele vê a mão de Deus puxando-o para o céu e o corta. A música é rápida, repleta de riffs arrasadores e define o tom para o que está por vir.

A banda comenta:

“A Moon Fused Key é a faixa de abertura do álbum, mas também um clímax narrativo, saltando direto para onde o inferno se desenrola na história do nosso personagem. A música começa com força e velocidade implacáveis e não para até os momentos amargos finais. Queríamos estabelecer que Melancholia não era apenas um título cativante para o álbum; que pretendíamos prender o nosso público a um final niilista, desumano, aterrorizante e brutal, enquanto o personagem celebra a sua morte cruelmente. Esta música é uma declaração de exaustão existencial, onde você não tem escolha a não ser se preparar para o que está por vir.”

Com influências do black metal, do death metal dos anos 2000 e do tech death moderno, "Melancholia" reflete o compromisso dos Ancient Thrones

em desafiar os limites da música extrema. Recomendado para fãs de Archspire, The Red Chord, Deafheaven e The Faceless. Assista e ouça "A Moon Fused Key" na estreia do lyric video no NoCleanSinging AQUI 

Spotify - https://open.spotify.com/track/54OafwThPmIXquCxxy0ySq

Pré-venda do álbum (vinil, digital) (lançamento em 19 de setembro de 2025) - https://ancientthrones.bandcamp.com/


Comentários (0)