2º Circuito Nova Música, Novos Caminhos começa dia 31/07 em São Paulo, no Bar Alto
Dora Morelenbaum, Iorigun e Vera Fischer Era Clubber dão partida no festival itinerante, com entrada gratuita

A edição #02 do Circuito - Nova Música, Novos Caminhos vai começar! A cidade escolhida para dar "start" nesse novo roteiro foi São Paulo (SP). Nesta quinta-feira, dia 31/7, os artistas convidados Dora Morelenbaum, Iorigun e Vera Fischer Era Clubber sobem ao palco do Bar Alto, casa já consolidada na noite paulistana. Além deles, a programação contará com a atração local Caco/Concha, que faz a abertura do evento às 19h30.
A entrada é gratuita, como também será nos próximos destinos do Circuito #02: dia 01/08 em São José dos Campos (Hocus Pocus); dia 02/08 em Americana (Espaço GNU); e dia 03/08 em Campinas (Coletivo Mangueira).
Exclusivamente em São Paulo, é preciso retirar ingresso aqui: https://www.sympla.com.br/evento/circuito-2---nova-musica-novos-caminhos-no-bar-alto/3043811.
Desde o seu lançamento, o Circuito - Nova Música, Novos Caminhos tem recebido inscrições de artistas da nova cena de todo o país. A cada edição, o projeto tem adotado o formato de itinerância com três atrações escaladas para circular, e mais um artista local de cada uma das cidades para abrir a programação.
Lúcio Ribeiro, curador e porta-voz do Circuito, explica que um dos principais critérios para a escolha das atrações que circulam com o Circuito - Nova Música, Novos Caminhos é a representatividade dos artistas para a cena local e brasileira. "Nosso olhar não está só banda, só o palco. Consideramos também todo o envolvimento, elaboramos um plano de ação, definimos o roteiro e a ordem das cidades, das apresentações", completa.
Como exemplo, ele fala sobre a seleção da banda Vera Fischer Era Clubber, de Niterói (RJ), para o Circuito #02. O grupo fez um aclamado show no palco Heineken do Popload Festival este ano e tem despertado a atenção do público e da mídia. "Foi um dos shows mais 'bombados' do Popload! Estou de olho neles há muito tempo, é um 'ativo' que estamos levando para circular que representa essa cultura nova e independente, que nasceu dentro de um clube, em uma cena muito particular e restrita", conta Lúcio Ribeiro.
Quer entender mais sobre o que o Lúcio estava falando? Confira o vídeo da apresentação ao vivo de "LOLOLOVE U" no Popload Festival, no último mês de maio: https://www.youtube.com/watch?v=P3I_vSyN26U.
Electro-punk-experimental-trash-pop são alguns dos elementos que permeiam Vera Fischer Era Clubber. A banda é uma síntese de atravessamentos musicais que permeiam o club e referenciam o techno abraçando também outras sonoridades. Amigas de longa data, as Veras se conheceram no front carioca. Em um processo iniciado a partir de jams e improvisos, Malu, Pek0 e Vickluz assumiram os instrumentos, enquanto Crystal assumiu o microfone. De Niterói para o mundo, as Veras chegam para aumentar a temperatura da cena carioca.
O curador também destaca a participação de Dora Morelenbaum, que após ganhar um Grammy Latino e notoriedade com o Bala Desejo, está alçando novos voos com sua carreira solo. "Ela é incrível, traz um lado indie, MPB, e já tem uma carreira. Seu trabalho é absurdamente rico e vem de uma linhagem rica da música".
Esse novo capítulo da sua carreira, mais profundo e complexo, é pautado no álbum "Pique", que traz facetas musicais mesclando MPB, soul, R&B e jazz, revelando a ampla identidade artística da cantora. Coproduzido por Dora com Ana Frango Elétrico, o álbum se define em um alcance de ritmos e gêneros.
Conheça uma amostra do som da Dora Morelenbaum com o clipe "Não Vou Te Esquecer", que acabou de ser lançado: https://www.youtube.com/watch?v=KrglAY9RM6o.
E o Iorigun, da Bahia, é o grupo que completa o line-up do Circuito #02. "É como se eles fossem os Strokes, o White Stripes, de Feira de Santana. Quando você imagina a cena baiana, com toda a riqueza, a carga cultural que ela tem, como é que você acha que três amigos de lá conseguiriam atingir a qualidade do som que esses caras fazem? E conseguem!", destaca Lúcio Ribeiro.
Os amigos baianos Iuri (vocais e guitarra), Leonel (bateria) e Moysés (vocais e baixo) trazem a São Paulo seu som indie rock com batidas rápidas e riffs que refletem a sua forte energia. Na discografia, a banda conta com dois EPs, "Empty.Houses/Filled.Cities" e "Skin", elogiados pela crítica especializada da Bahia, e em 2024 lançaram os singles "Recomeçar", "O Refém" e "Não Vai Valer a Pena", que apresentam uma nova fase da banda.
Ouça você mesmo para entender mais sobre o que o Lúcio está explicando: https://www.youtube.com/watch?v=ORkXttcyZuY.
Unir essas três atrações em uma experiência "on the road" é muito mais do que apenas realizar uma turnê, como define Lúcio Ribeiro. "O Circuito #02 é mais que um projeto, é viagem, é estar junto, é interagir. Viajar pelo Brasil é mega difícil para os artistas. A gente vê muito isso na cena inglesa, por exemplo, na norte-americana, mas aqui temos várias camadas para superar. Então queremos conectar o público e a cena pela música, com atrações legais, em cidades legais".
Conheça CACO/CONCHA, a atração local do Circuito #02 em São Paulo
Fundado por André (guitarra) e Felipe Nunes (voz/pandeiro), Caco/Concha mescla a energia urbana de São Paulo com a tranquilidade do litoral. Nascido da tensão entre esses dois ambientes, o projeto explora a dualidade entre o concreto e a maresia, criando uma experiência musical única. Seu som é caracterizado por uma mistura de guitarras, sintetizadores e percussão, equilibrando o sólido e o líquido, o pontiagudo e o curvilíneo.
Para conhecer melhor, confira o clipe oficial de "Cassis Cornuta", primeiro single do seu disco de estreia: https://www.youtube.com/watch?v=463jk191KCQ.
Sobre o Circuito – Nova Música, Novos Caminhos
O projeto Circuito - Nova Música, Novos Caminhos é uma iniciativa independente, produzido por Gustavo Sartori Barba e José Guilherme Padovani, da produtora Vegas Cultural, com a curadoria estratégica e de bandas do jornalista Lúcio Ribeiro, da Popload.
Ele surgiu em 2024, a partir da identificação dos desafios enfrentados pelos profissionais da nova cena musical brasileira. A inspiração para sua criação foram os conceitos de turnês que já acontecem no exterior, mas que ainda enfrentam muitos impedimentos para a realização no Brasil, desde geográficos, financeiros, sociais, entre tantos outros.
Desta forma, o Circuito – Nova Música, Novos Caminhos tem materializado a "cultura da van" e da convivência entre artistas em viagens conjuntas, tão comum nos EUA e Europa e que praticamente inexiste no Brasil. A primeira edição, Circuito #00, aconteceu em janeiro de 2025, e a segunda, Circuito #01, em abril deste ano.
Os artistas interessados em participar da itinerância devem se inscrever no site www.circuitonovamusica.com.br. É pela plataforma que a curadoria de atrações, liderada por Lúcio Ribeiro, conhece os novos talentos que se encaixam na programação e no propósito de cada edição. Além disso, a programação inclui uma atração local por edição, que visa proporcionar essa troca de experiências de artistas regionais com os de outras partes do país, promovendo um intercâmbio cultural.
A ideia é que o Circuito - Nova Música, Novos Caminhos cresça e passe a ocorrer também em outras cidades e trechos do país, e até mesmo internacionalmente. Esse modelo de turnê visa impulsionar novos artistas e bandas a ampliarem o alcance de seus trabalhos.
Para completar, o Circuito - Nova Música, Novos Caminhos contribui com o setor de economia criativa, movimentando os espaços para apresentações ao vivo, e também aproxima o público dessas atrações, que sentem na pele a dificuldade em circular com seus shows e que não conseguem viabilizar viagens pelos caminhos independentes. Neste contexto, o Circuito - Nova Música, Novos Caminhos visa apoiar a caminhada de bandas e artistas para além das suas fronteiras, visando divulgar a música brasileira regional.
Comentários (0)