A banda escocesa FINI TRIBE apresenta "I Want More"
uma prévia da retrospectiva épica "The Sheer Action of Fini Tribe: 1982-1987" (lançamento em outubro)

"The Sheer Action of Fini Tribe" é a primeira retrospectiva, com curadoria e design da banda. Inclui uma riqueza de fotografias de arquivo, um ensaio do membro original Andy McGregor , que também desenhou a capa, e ensaios da amiga de longa data Shirley Manson (Garbage, Goodbye Mr. MacKenzie) e do autor Alastair McKay , um dos primeiros defensores da banda. O lançamento apresenta a primeira e lendária John Peel Session , produzida por Dale Griffin e transmitida originalmente em maio de 1985.
"Esta coletânea levou muito tempo para ser feita, um trabalho de amor para a banda, mostrando nossos anos mais produtivos como um sexteto. A compilação de faixas – de gravações profissionais da BBC a apresentações ao vivo e demos em salas de ensaio – oferece um espectro tão amplo quanto a amplitude da criatividade da banda durante aqueles cinco anos importantes, de 1982 a 1987", diz Chris Connelly .
O primeiro single, "I Want More", foi lançado originalmente pela WaxTrax! Records em outubro de 1987. Trata-se de um cover de uma música do Can, uma das favoritas da banda desde antes mesmo de sua formação! Nos divertimos muito rearranjando a música e trabalhando em sua estrutura percussiva. Quando contatamos a WaxTrax!, Jim Nash nos contou que esse single do Can estava sempre em alta rotação na loja WaxTrax! em CHICAGO, então sabíamos que tínhamos chegado ao lugar certo. Ensaiando
e compondo incansavelmente entre o ensino médio e empregos de meio período, o Fini Tribe tocava sempre que tinha oportunidade: em eventos beneficentes da CND, banda de apoio para os mentores locais Visitors e Explode Your Heart, e ensaios intermináveis que os transformaram em uma máquina bem lubrificada, ainda que frenética. Shows mais distantes foram encontrados em Londres, Glasgow e Aberdeen, e o som cresceu à medida que a banda se tornava mais única, se distanciava de seus pares e trilhava seu próprio caminho.
Um EP de estreia autolançado pelo selo próprio FINIFLEX levou a uma John Peel Session em 1985. Para não deixar a grama crescer sob seus pés, a banda rapidamente se transformou em uma formidável unidade de dança experimental. A chegada do sampling consolidaria isso, e o EP "Let The Tribe Grow", de 1986, com o hino "Detestimony" , impulsionado por sinos de igreja , se tornaria uma declaração de intenções duradoura e icônica, desconhecida da banda na época. O Fini Tribe anunciou um novo som e uma nova abordagem hipervisual, mais próxima da arte performática do que de qualquer rock 'n' roll puro, com uma apresentação única no prestigiado Assembly Rooms de Edimburgo: escultura, filme, ritual, música nova e sacos de lixo suspensos cheios de tinta de pôster lúgubre pulverizaram uma plateia chocada. O desafio foi lançado, coberto de tinta e batido como um peixe molhado.
Em 1987,a banda assinou com a WaxTrax! Records e fez um cover de alta octanagem e percussão de "I Want More" , do Can , apresentando a banda às tentações da pista de dança americana. Mais um single para o WaxTrax!, uma regravação de "Detestimony" e mais alguns eventos – incluindo uma noite no Third Eye Centre em Glasgow, que terminou em chamas – e foi o fim desta encarnação da Fini Tribe. A banda perderia alguns membros, incluindo Chris, que se juntaria ao The Revolting Cocks e se mudaria para Chicago.
"The Sheer Action of Fini Tribe: 1982-1987" foi gravado em Edimburgo, no Wilf's Planet, Pier House, Niddry Street Rehearsal Rooms, Pleasance Theatre e Calton Studios, e em Londres, no Southern Studios e no BBC Studios, Maida Vale. O lançamento está previsto para 10 de outubro de 2025 pela Shipwrecked Industries e estará disponível como um digipack de três CDs com encarte de 24 páginas, como um LP de vinil com capa dupla e encarte, e também em formato digital. Em 13 de agosto, "I Want More" será lançado como single de duas faixas , seguindo a linha do single original da WaxTrax! Records.
Comentários (0)