A banda canadense de prog metal instrumental PHAETON lança o primeiro single "Tethys Rising"

do terceiro álbum "Neurogenesis", com lançamento previsto para outubro de 2025.

A banda canadense de prog metal instrumental PHAETON lança o primeiro single "Tethys Rising"
A banda canadense de prog metal instrumental PHAETON lança o primeiro single "Tethys Rising" (Foto: Reprodução)

O quarteto canadense de metal progressivo instrumental Phaeton retorna com seu terceiro álbum completo, "Neurogenesis" , lançado em 24 de outubro de 2025 pela INB Music, e também em vinil ainda este ano. O disco é uma jornada interestelar concisa através da melodia, da força e de uma musicalidade que expande a mente. Sem vocais, sem limites, o Phaeton deixa seus instrumentos falarem por si, criando paisagens emocionais sem uma única letra.

O título do álbum faz referência ao surgimento de novas vias neurais, adequado para uma banda que prospera na complexidade cerebral e no impacto visceral. "Neurogenesis" se baseia nos alicerces lançados por seus lançamentos anteriores, "Self-Titled" (2018) e "Between Two Worlds" (2023), mas aprimora o foco com composições mais concisas que nunca sacrificam a imaginação. Cada faixa é um universo independente, mas juntas formam uma antologia coesa de exploração sonora. Os fãs também ficarão encantados em ouvir a participação especial do mago do teclado Derek Sherinian (Dream Theater, Planet X, Sons of Apollo) na faixa "Isochron".

A arte do álbum, criada pelo artista visual de Calgary, Matt Semenok, apresenta um cérebro humano suspenso, infundido com bioeletricidade e implantes cibernéticos, uma alusão arrepiante à marcha acelerada da tecnologia e ao atraso psicológico que ela deixa para trás. Imagine HR Giger encontrando Bill Sienkiewicz em uma paisagem onírica distópica.

Hoje, a banda revela o primeiro single, "Tethys Rising", escrito pelo baixista Ferdy Belland. É uma faixa triunfante e cheia de energia, inspirada na arte astronômica de Chesley Bonestell e no sonho de Belland de pisar na lua de Saturno.

A banda comenta:

Esta foi a primeira música completa que Ferdy escreveu para nós. Ele é apaixonado por astronomia e adora a arte retrô de ficção científica de Chesley Bonestell, que ilustrou esta imagem clássica de Saturno visto da superfície de sua lua, Tétis. Então, ele surgiu do nada com esta música, com todos aqueles riffs mais movimentados que o inferno. Ele estava nervoso no início em enviar seu próprio material, já que queria que o que nos apresentasse fosse tão forte quanto as músicas que Kevin e Daniel normalmente compõem, mas nós o incentivamos, e "Tethys Rising" certamente se equipara em força e qualidade a tudo o que já escrevemos. Ferdy quer ser o primeiro astronauta humano em Tétis, de verdade, mas, enquanto isso, ele pode celebrar isso com uma música.

Assista e ouça “Tethys Rising” na estreia no TheProgSpace AQUI .

Formado pela fusão de quatro músicos experientes, Colin Righton, Daniel Airth, Kevin Thiessen e Ferdy Belland, o Phaeton nasceu de um palpite e de uma história. Righton tocou com cada membro em bandas diferentes e sentiu que a combinação de seus talentos geraria algo extraordinário. Quase uma década depois, essa centelha se tornou uma supernova.

De Devin Townsend e Rush a Meshuggah e Gojira, o Phaeton mistura prog, tech-death, thrash e djent em um caleidoscópio sonoro.

Além de "Neurogenesis" , os fãs podem esperar o épico de 22 minutos "Clouds of Mercury", com lançamento previsto para 2026 como EP independente, e o quarto álbum da banda, "Quartum", previsto para 2027. Com novo material já em desenvolvimento, o Phaeton não dá sinais de desacelerar sua ascensão cósmica.

"Neurogenesis" - pré-venda do álbum (lançamento em 24 de outubro) - https://phaetonband.bandcamp.com/

Spotify - https://open.spotify.com/artist/5F6RHipUtHpTXxrlABsHth


Comentários (0)