Guerreiros do Folk Metal CEMICAN anunciam novo álbum
disponível em 31 de outubro – Faça sua pré-encomenda agora

O grupo de folk metal ancestral CEMICAN, de Guadalajara – aclamado pela Revolver como "uma antiga resposta mexicana ao The Hu ou Heilung" – tem orgulho de trazer a vocês seu mais recente opus, 'U_k'u'uk'ankil_Mayakaaj'. Muito aguardado, este álbum sai em 31 de outubro . E hoje lançamos a pré-venda para ele http://lnk.to/cemican
Disponível em formato digital, bem como CD em caixa com livreto de 20 páginas e vinil gatefold 2LP colorido de edição limitada com duas variantes – a variante norte-americana de K'Awiil (300 azul laranja neblina) representando o fogo celestial/relâmpagos e abundância ou a variante europeia Itzamna (200 roxo) para aquele que incorpora o cosmos – o deus dos céus que ensinou a língua ao povo maia. Nós até adicionamos os dois singles lançados no meio do ciclo (um criado para a programação do Adult Swim) como faixas bônus.
“O novo álbum do Cemican, 'U k 'u' uk'ankil Mayakaaj' (traduzido como Resistência Maia), é baseado na ideologia, visão de mundo, misticismo e universo maia. Ele contém várias lendas e histórias de deuses ancestrais, a dualidade da vida e da morte, bem como histórias baseadas nos membros da banda, transformadas com aquele toque que nos identifica”, explica o baterista Tlipoca.
“O conceito foi tomado como uma forma de reviver o que nossos guerreiros e seu povo maia eram, honrando esta grande cultura maia e representando a visão de mundo e o misticismo deste grande império ancestral.
O álbum contém uma atmosfera sombria e agressiva, bem como algumas músicas com melodias tranquilas.
Um som que incorpora aquela linguagem musical com instrumentos ancestrais que o Cemican conquistou como um som único e alucinante, fundido com letras que misturam o espanhol com o maia de Yucatán. Este novo álbum é uma homenagem aos nossos povos ancestrais, suas histórias e costumes, transmitindo uma mensagem valiosa de sua língua e sua glória ancestral.”
Hoje também revelamos a arte da capa de 'U k 'u' uk'ankil Mayakaaj' criada e projetada por Tlipoca
“Ela retrata a grande criação do universo maia e os elementos da vida (água, fogo, vento e terra) pelo grande e supremo Itzamnaaj… erguendo o grande Templo de Kukulkan para a adoração do povo maia. Em meio à imensidão do oceano, o primeiro homem sagrado emerge, criando o caos interdimensional entre trilhas e nebulosas. Na mão direita do grande Itzamnaaj, nasce um buraco negro, representando a grande escuridão infinita. Em sua mão esquerda, um redemoinho de fogo representa o início da luz ou o amanhecer da vida e o início dela. No topo, entre uma avalanche de meteoros e a terra estelar, duas faces são desenhadas: a de uma mulher ou mãe, que dá a vida ou o nascimento dos humanos; e do outro lado, a face da morte, representando o ciclo do homem terreno em sua passagem por esta vida.”
O álbum foi precedido por dois lançamentos de single/videoclipe — o estrondoso
A música de CEMICAN — cujo nome significa “a dualidade da vida e da morte” na língua asteca náuatle (falada por 2 milhões de pessoas no México Central) — incorpora elementos das lendas, misticismo e ideologias da antiga cultura mexicana. Comparado pela Revolver ao "Slipknot compondo 'Apocalypto' de Mel Gibson", e elogiado pelo Brooklyn Vegan por "combinar instrumentação indígena com riffs dignos de Ball, do Headbanger", o grupo combina a instrumentação moderna de uma banda de metal com instrumentos tradicionais pré-hispânicos.
Desde o lançamento de seu terceiro álbum, 'In Ohtli Teoyohtica In Miquiztli', em 2019, e sua estreia pela M-Theory Audio, o CEMICAN tem se apresentado ao lado de alguns dos maiores nomes do metal (Amon Amarth, Korpiklaani, Ensiferum, Eluveitie, etc.) em seu México natal. Além disso, o grupo de seis integrantes tornou-se presença regular em festivais europeus como o Hellfest, na França, e a edição parisiense do Download Festival, o Wacken Open Air, na Alemanha, o Resurrection Fest e o Leyendas Del Rock, na Espanha, além de diversas apresentações em festivais em seu país de origem – Hell & Heaven Fest, Force Fest, Mexico Metal Fest, Dragon Rojo Fest, Tattoo Fest, Knotfest e inúmeros outros – além de participações na América Central e do Sul. O CEMICAN tem sido tocado regularmente na Sirius XM Liquid Metal e compôs uma música original, "Yóok 'ol kaab Maya", para a rede Adult Swim. 2026 marcará mais oportunidades e avanços aguardam o ato extremamente original, criativo e épico.
Próximas apresentações ao vivo do CEMICAN:
20/9 – Dolores Hidalgo Guanajuato, México
31/10 – Queretaro, México
01/11 – Cidade do México, México
02/11 – Guadalajara, México
CEMICAN é:
Tlipoca – Bateria
Tecuhtli – Guitarra/vocal
Ocelotl – Baixo/vocal de apoio
Itzcoatl – Coros e Performance
Yei Tochtli – Instrumentos pré-hispânicos
Mazatecpatl – Instrumentos pré-hispânicos
Xaman-Ek – Rituais/Dança/Instrumentos pré-hispânicos
Para mais informações:
www.twitter.com/CemicanBand
www.youtube.com/@CemicanMexOfficial
Comentários (0)