O icônico FINI TRIBE da Escócia compartilha 'We're Interested', uma prévia do álbum retrospectivo

"The Sheer Action of Fini Tribe: 1982-1987" será lançado em 10 de outubro

O icônico FINI TRIBE da Escócia compartilha 'We're Interested', uma prévia do álbum retrospectivo
O icônico FINI TRIBE da Escócia compartilha 'We're Interested', uma prévia do álbum retrospectivo (Foto: Reprodução)

"Na verdade, 'We're Interested' foi um divisor de águas para a Tribo Fini. Começando com a melodia melancólica de piano de John Vick, ela convidava cada membro do grupo a trazer uma melancolia misturada com uma sensibilidade (quase) pop à música... inspirada por caminhadas intermináveis, passeios de bicicleta e outras travessuras às margens do Canal Union de Edimburgo, um dos muitos marcos enigmáticos da cidade que inspiraram a banda. A música É Edimburgo, mais do que a maioria: é o verde do Vale Braid Burn, a história úmida da sala de ensaio da banda na Niddry Street, as vielas secretas da Cidade Nova", diz Chris Connelly .

"A versão que vocês têm aqui foi gravada nos estúdios da BBC Maida Vale e produzida por Dale Griffin, do Mott the Hoople, que foi gentil o suficiente para emprestar seus ouvidos aos jovens Finis naquele incrível domingo de primavera de 1985, quando gravaram sua primeira sessão com John Peel. A música se tornou uma das favoritas ao vivo, e sua melodia assombrosa se estende por quarenta anos desde sua concepção."

Influenciados por tudo, desde Throbbing Gristle, Wire, Can, Captain Beefheart e inúmeras bandas de funk angular que saíam do John Peel Show na época, eles também se inspiraram no poço aparentemente inesgotável de filmes, letras e arte modernos que abundavam na cidade dos festivais.

"The Sheer Action of Fini Tribe" é a primeira retrospectiva da banda, com curadoria e design da própria banda. Inclui uma riqueza de fotografias de arquivo, um ensaio do membro original Andy McGregor , que também desenhou a capa, e ensaios da amiga de longa data Shirley Manson (Garbage, Goodbye Mr. MacKenzie) e do autor Alastair McKay , um dos primeiros defensores da banda. Este lançamento também inclui a primeira e lendária John Peel Session , produzida por Dale Griffin e transmitida originalmente em maio de 1985.

Ensaiando e escrevendo incansavelmente entre o ensino médio e Em empregos de meio período, o Fini Tribe tocava sempre que tinha oportunidade: eventos beneficentes da CND, banda de apoio para os mentores locais Visitors e Explode Your Heart, e ensaios intermináveis ​​que os transformavam em uma máquina bem lubrificada, ainda que frenética. Shows mais distantes foram encontrados em Londres, Glasgow e Aberdeen, e o som cresceu à medida que a banda se tornava mais única, se distanciava de seus pares e trilhava seu próprio caminho.

Um EP de estreia autolançado pelo selo próprio FINIFLEX levou a uma John Peel Session em 1985. Para não deixar a grama crescer sob seus pés, a banda rapidamente se transformou em uma formidável unidade de dança experimental. A chegada do sampling consolidaria este e o EP "Let The Tribe Grow", de 1986, com o hino "Detestimony" , com sinos de igreja ., se tornaria uma declaração de intenções duradoura e icônica, desconhecida da banda na época. O Fini Tribe anunciou um novo som e uma nova abordagem hipervisual, mais próxima da arte performática do que de qualquer rock 'n' roll puro, com uma apresentação única no prestigiado Assembly Rooms de Edimburgo: escultura, filme, ritual, música nova e sacos de lixo suspensos cheios de tinta de pôster sensacionalista pulverizaram uma plateia chocada. O desafio foi lançado, coberto de tinta e batido como um peixe molhado.

Em 1987, a banda assinou com a WaxTrax! Records com um cover de alta octanagem e percussão de "I Want More" , do Can , apresentando a banda às tentações da pista de dança americana. Mais um single para o WaxTrax!, uma releitura de "Detestimony" e mais alguns eventos – incluindo uma noite no Third Eye Centre de Glasgow que terminou em chamas – esse foi o fim para esta encarnação do Fini Tribe. A banda perderia alguns membros, incluindo Chris, que se juntou ao The Revolting Cocks e se mudou para Chicago.

"The Sheer Action of Fini Tribe: 1982-1987" foi gravado em Edimburgo, no Wilf's Planet, Pier House, Niddry Street Rehearsal Rooms, Pleasance Theatre e Calton Studios, e em Londres, no Southern Studios e no BBC Studios, Maida Vale.

Em 10 de setembro, "We're Interested" foi lançado em todos os lugares, incluindo Spotify , Apple Music e Bandcamp , onde "I Want More" já está disponível. O álbum completo, lançado em 10 de outubro pela Shipwrecked Industries , está disponível como um digipack de três CDs com encarte de 24 páginas, como um LP de vinil em capa dupla com encarte e digitalmente. CONJUNTO DE CDS "THE SHEER ACTION OF FINI TRIBE" Disco 1 - SINGLES E FAIXAS DE COMPILAÇÃO Disco 2 - SESSÕES E DEMOS Disco 3 - AO VIVO + CRÉDITOS Todas as faixas compostas e tocadas por Chris Connelly, Andy McGregor, David Miller, Simon McGlynn, Philip Pinsky e John Vick, exceto "I Want More" ( escrita por Karoli/Czukay/Schmidt/ Leibezeit/Gilmour ) Publicado por Copyright Control / PRS Concord Music / BMI Momentum / Universal Design e direção de arte: Andy McGregor, remixando a arte Fini dos anos 80 Arte da capa: camiseta estampada do ensino médio por Simon McGlynn Produzido por Fini Tribe, John McVay, Dale Griffin, John Vick Mixado por Fini Tribe, Paul Barker, John Vick Engenharia por Peter Haigh, Chic Medley, John Vick, Trigger, Mike Engles, Wilf Smarties, Rock Hardware gravado no Wilf's Planet, Edinburgh Pier House, Edimburgo. Gravações de demonstração e ensaio feitas no Niddry Street Rehearsal Rooms.Edimburgo com overdubs nos apartamentos de vários membros da banda em Edimburgo  


Comentários (0)