A banda AURSJOEN de São Francisco lança seu primeiro EP ‘Strand’, produzido pela lenda gótica William Faith.
A artista etérea de São Francisco AURSJOEN apresenta sua estreia EP ‘Strand’ , lançado pela Stratis Capta Records e produzido, gravado, mixado e masterizado por William Faith ( The Bellwether Syndicate, Faith and the Muse, Mephisto Waltz, Christian Death) no 13 Studio em Chicago. AURSJOEN é o projeto de Ria Aursjoen , que é vocalista e tecladista do aclamado grupo pós-punk Octavian Winters , cujo EP de estreia de 2023 ‘The Line or Curve’ foi seguido pelo single duplo A-side ‘Nebula / Velveteen’ de 2024 com a lenda eletrônica Mark Pistel (Meat Beat Manifesto, Consolidated) . Uma cantora e multi-instrumentista com formação clássica, seu passado musical está impregnado de gêneros que vão do folk celta e nórdico ao darkwave e metal progressivo. Esta música é exuberante, em camadas e arrebatadoramente cinematográfica. Esta fatia dinâmica de gótica etérea é escura e clara em igual medida. Colega de banda de Octavian Winters
Stephan Bryan Salit contribui com guitarras atmosféricas em duas músicas. Enquanto a voz e a composição de Aursjoen são distintamente reconhecíveis e únicas, as performances e arranjos arrebatadores lembram um pouco o trabalho de Faith com Faith and the Muse .
“O título ‘Strand’ tem dois significados, primeiro sendo algo que é fiado ou desenhado de algo maior, como um fio de cabelo ou um fio de uma teia. Há uma sensação de que não é apenas um pedaço de um todo maior, mas também que tem sua própria existência emergente, alcançando o exterior e além. A palavra “strand” também significa praia em dinamarquês. Uma praia marca o limite do mundo definido de alguém; é um lugar para olhar para fora, sonhar com possibilidades e aventuras futuras, um ponto de partida para jornadas para novos lugares”, explicaRia Aursjoen.
Todas essas ideias se relacionam com esta coleção de trabalhos como AURSJOEN, que anuncia o surgimento de Ria Aursjoen em uma nova direção, sem deixar para trás seu trabalho contínuo com Octavian Winters.
Ela acrescenta: “Este disco é muito especial para mim, pois é a primeira vez que tenho liberdade criativa para lançar um trabalho que é inteiramente meu. Sempre gostei de colaborar com outros músicos, mas tinha acumulado uma quantidade enorme de meu próprio material que não tinha para onde ir. Esta coleção inclui uma peça escrita há 10 anos (‘Apollo’) e uma escrita na hora no estúdio (‘Strand’). É muito emocionante e gratificante para mim reunir tudo isso em um pacote. O arco de audição deste EP representa muitos momentos diferentes da vida para mim. William Faith e eu entrelaçamos tudo com um som reconhecível que tem continuidade e variedade.”
Na preparação para este EP, Aursjoen compartilhou o segundo single ‘For Want Of’, oferecendo um vislumbre de sua versatilidade como artista e mantendo a orquestração cinematográfica encontrada em sua estreia etérea ‘Nytår’ . Sensuais e místicas, ambas as belezas acenam para sua ancestralidade escandinava. Ambas as músicas são acompanhadaspor um vídeo assustador criado pelo cineasta David Kruschke .
“O que eu realmente amo é criar música que seja mais do que a soma de suas partes, onde a interação (harmonicamente ou ritmicamente) entre diferentes motivos dá origem a algo extra, algo “meta” que você não pode prever ou projetar. Acho que esses dois estados de sentimento fizeram isso na minha vida também… um eu diferente, uma nova era nasceu para mim daquele gelo e fogo”,diz Ria Aursjoen.
Como alguém que tem sinestesia, uma rara condição neurodiversa na qual os sentidos se sobrepõem, Aursjoen experimenta o som como estruturas visuais, cores e texturas. Quando criança, ela escrevia suas ideias musicais em um sistema único de notação que ela criou, baseado em suas percepções visuais da música. Ria Aursjoen também é uma escritora e artista visual publicada, tendo vencido dois concursos nacionais de arte aos oito anos de idade e ilustrado um livro infantil. Ela cria muitas das obras de arte de Octavian Winters e atualmente trabalha com tintas e pergaminho velum para criar arte no estilo palimpsesto.
LISTA DE FAIXAS
1. Nytår
2. Apollo
3. Lilypad
4. Suns of Tomorrow
5. For Want Of
6. Strand
CRÉDITOS
Todas as músicas escritas e tocadas por Ria Aursjoen
Arranjos por Ria Aursjoen e William Faith
Guitarras em ‘Lilypad’ e ‘Apollo’ por Stephan Bryan Salit
Produzido, gravado, mixado e masterizado por William Faith no 13 Studio em Chicago
Publicado pela Airdaughter Music BMI
Lançado pela Stratis Capta Records
Publicidade pela Shameless Promotion PR Vídeos de ‘Nytår’ e ‘For Want Of’ por David Kruschke Arte da capa por Ria Aursjoen Fique por dentro do AURSJOEN Site | Facebook | Bandcamp | Instagram | Twitter | YouTube | Apple Music | Spotify | Contato para a imprensa Fique por dentro do Shameless Promotion PR Site | Facebook | Twitter | Soundcloud | Instagram | LinkedIn | E-mail