Agosto: IPA Day irá celebrar em São Paulo estilo cerveja preferido entre os amantes do lúpulo

Festival open bar reúne 27 rótulos diferentes de India Pale Ale e seus subestilos; com 20 cervejarias entre consagradas e estreantes, edição 2023 tem cervejas mais potentes e 13 receitas inéditas

O primeiro sábado de agosto em São Paulo será o mais amargo para cerca de mil amantes de cerveja artesanal e do lúpulo. No dia 5 do próximo mês, a partir das 14 horas, a Cervejaria Tarantino, bairro do Limão, recebe a terceira edição do IPA Day SP, um festival em homenagem ao estilo de cerveja carregado de lúpulo, com seu amargor, aromas, sabores, história e inovação.

“Este ano escolhemos as cervejarias mesclando algumas das que possuem os mais icônicos rótulos de IPA do estado com algumas que serão novidades no festival”, afirma Rafa Moschetta, organizador do festival. “A diferença para as edições anteriores foi que os próprios cervejeiros escolheram as cervejas que gostariam de apresentar, trazendo novidades com relação a ingredientes, receitas exclusivas e produtos muito mais frescos, para atender nossos hopheads, que são especialistas em IPAs”, explica ele. Com isso, o festival também terá 13 IPAs inéditas, apresentadas pela primeira vez ao público do IPA Day SP.

A estratégia também deixou o line-up cervejeiro mais potente, com cada cervejaria buscando se destacar dentre os 27 rótulos. Com isso, estilos mais intensos como Double IPA, Imperial IPA e Double NEIPAs ganharam espaço e o teor alcoólico médio subiu para 7%, com seis rótulos superando os 8,5% de ABV e chegando até 9%. A cerveja lager média no Brasil tem pouco menos de 4% de teor alcoólico.

Preferido

Segundo a pesquisa “Retrato dos Consumidores de Cerveja 2022”, que ouviu 4.388 pessoas em todos os estados do Brasil, as IPAs são estilo consumido com mais frequência por 71,79% dos entrevistados. A segunda colocada foi a pilsen, estilo que representa a tradicional loira gelada, que é consumida com recorrência por 32,60% dos respondentes.

E para quebrar o estigma que as amargas e potentes India Pale Ale seriam cerveja de homem, o IPA Day SP 2022, recebeu um público 35% feminino, perfil que se repete nas edições nacionais do evento, realizadas há mais de 10 anos em Ribeirão Preto (SP)

Nos Estados Unidos, maior mercado de cervejas artesanais no mundo, mais de 40% das artesanais vendidas são India Pale Ales, segundo a Brewers Association, entidade que representa as cervejarias independentes do país.

História e Inovação

O termo India Pale Ale começou a ser utilizado nos anos 1820, no Reino Unido, para designar cervejas especiais como as que eram enviadas para as colônias britânicas. As IPAs de 200 anos atrás já eram mais fortes e alcóolicas, devido à carga extra de malte, e também mais amargas, por suas cargas generosas de lúpulo.

Seu alto teor de álcool e a dose extra de lúpulo, um conservante natural devido seu poder bacteriostático, ajudavam a bebida a suportar melhor as altas temperaturas na região do Equador ao longo de seis meses da viagem e as condições microbiológicas tanto da cerveja quanto dos barris de madeira.

“Redescoberta” a partir do movimento inglês Campaign for Real Ale, no anos 1970, as IPAs ganharam o mundo e das equilibradas e maltadas British IPAs começaram a surgir nos anos 1990 diversas variações como as American IPAs, West Coast IPA, Red IPA, White IPA, Black IPA, Hazy IPA, New England IPA, Session IPA, Double IPA, Cold IPA, entre outras.

Programas de melhoramento genético de lúpulos, novos países produtores do insumo, novas técnicas de fabricação, equipamentos e receitas alimentaram a crescente demanda do mercado consumidor por novidades. No IPA Day SP, as receitas incluem blend com Wiskey, receitas com flor de sal e até coco, dentre outras.

Estilo urbano

O IPA Day SP reflete de diversas formas o estilo urbano da capital. Para o festival a Cervejaria Tarantino receberá cinco dos melhores beertrucks da Grande São Paulo, estruturas de serviço que costumam rodar pelas ruas montadas em kombis e até fuscas.

As atrações musicais também foram selecionadas entre os artistas que se apresentam nas ruas da cidade e incluem a banda estilo dixieland, Cucamonga (@bandacucamonga), que se apresenta na Av. Paulista e Centro; Zona Western Band (@zonawesternband) com estilo outlaw country, que costuma transitar pela Benedito Calixto e também na Paulista, lugar preferido do bluesman Elzo Henschell (@elzo_henschell) e dos roqueiros da Mother Trouble (@mother_trouble). A dupla Berilo (@thisisberilo), de stoner rock, está fazendo o percurso Uberlândia (MG) para São Paulo.

Na alimentação, opções de origem street food também estão presentes como Kansas BBQ (@kansas.bbq), com carnes e burguers, Amendo Bento (@amendobento), de amendoim torrado artesanal; ÔÔÔDog, Hot dogs de verdade (@ooodoghotdog); Juanito’s, empanadas artesanais (@juanitosempanadas); a hamburgueria árabe SoukBurguer (@soukburguer) e os choripãs da Chimi (@chimichoripanes).

As cervejarias
Confira quem vai apresentar suas cervejas no IPA Day SP: Calmaria (Tatuapé, São Paulo), Central (Barra Funda, São Paulo), Colorado (Ribeirão Preto – SP), Croma (Vila Madalena, São Paulo), Dogma (Santa Cecília, São Paulo), Everbrew (Santos – SP), Goose Island Brewhouse (Pinheiros, São Paulo), Juan Caloto (Vila Clementino, São Paulo), Racing Beer (Santana de Parnaíba – SP) Rusticana (Nazaré Paulista – SP), Satirus Brewery (Butantã, São Paulo), SBC Cervejaria (São Bernardo do Campo – SP), SP-330 (Ribeirão Preto – SP), Tank Brewpub (Pinheiros, São Paulo), Tarantino (Limão, São Paulo), Taru (Lapa, São Paulo), Tesla (Campinas – SP), Trilha (Barra Funda, São Paulo), Undertap (Santo André – SP) e Weird Barrel (Ribeirão Preto – SP).

Serviço:
IPA Day SP
Data: 5 de agosto
Horário: 14h às 22h
Local: Cervejaria Tarantino
R. Miguel Nelson Bechara, 316 – Limão, São Paulo – SP
Ingressos 2º Lote: 249,00
Ingresso Beer Geek R$ 310,00 (acesso ao festival às 13h)
www.sympla.com.br/ipadaysp

Atendimento à imprensa: 
Daniel Navarro | (16) 9 9223-1517 |[email protected]Anna Regina Tomicioli | (16) 9 9223-1031 | [email protected]

A Rádio Sem Fronteiras

Deixe um comentário