Cinco bandas para entender a cena capixaba atual do Rock e do Heavy Metal 

Cinco bandas para entender a cena capixaba atual do Rock e do Heavy Metal 

O cenário do Rock e o Heavy Metal no Espírito Santo definitivamente não é para os fracos. Mesmo com maior proximidade das grandes capitais do país no circuito de show, São Paulo e Rio de Janeiro, o Espírito Santo sofre com a mesma falta de assistência e visibilidade que outras regiões mais afastadas com o Norte, Nordeste e Centro Oeste do país em relação ao mercado musical.

Ainda que talvez somente o Dead Fish tenha beliscado o mainstream, muitas bandas vem furando a bolha do próprio estado e, com muito esforço, conseguem alguma visibilidade pelo país com base não somente na qualidade da sua música, mas em um longo processo de construção da imagem da banda.

Citamos abaixo cinco bandas que representam muito bem o Espírito Santo no Brasil – não necessariamente melhores que nenhuma outra, apenas em destaque – para te inspirar a conhecer mais a cena capixaba. Confira

Dead Fish

É inevitável começar qualquer lista falando sobre Rock no Espírito Santo sem citar o Dead Fish. Na estrada há mais de 30 anos, o quarteto liderado pelo vocalista Rodrigo Lima já lançou alguns dos mais poderosos registros do Hardcore brasileiro, sendo amplamente reconhecida como uma das bandas nacionais mais importantes da história neste segmento. Músicas como “Você”, “Quedra Livre”, “Zero e Um” e “Sonho Médio” ultrapassam a casa das milhões de reproduções apenas no Spotify

Mukeka Di Rato

A Mukeka Di Rato é outra das bandas mais importantes do cenário do Rock capixaba. Formada em 1995 em Vilha Velha, a banda voltou a estar em evidência após um longo hiato sem lançamentos com o ótimo álbum “Boiada Suicida”, de 2022.

Lifeforce

Representante do Heavy Metal, o Lifeforce foi formado há cerca de 20 anos e mesmo que seu último e único álbum houvesse sido lançado em 2005, os fãs ainda aguardavam confiantes pelo lançamento de “Apokalipsis”, o segundo álbum de estúdio da banda, que aconteceu no final de 2022 e não decepcionou. Esperamos que o próximo lançamento não demore tanto para acontecer.

Limbo7

O Metal Moderno também tem seu representante numa jovem banda que vem movimentando o underground com apresentações alucinantes e lançamentos que desafiam a mesmice. Às vésperas de lançar o seu primeiro álbum, a banda acumula shows memoráveis ao lado de grandes nomes do Rock e Heavy Metal brasileiro como Black Pantera, Matanza Inc e CPM22.

Gravekeepers

A Gravekeepers foi formada em 2014 e tem rodado bastante com seu Thrash Metal poderoso, rompendo bastante a bolha do estado do Espírito Santo, tendo obtido repercussão na imprensa até mesmo fora do país. A banda também já se apresentou fora do estado ao lado de grandes nomes do Metal Underground como Nervochaos e Vazio.

E você? Conhece mais alguma banda importante do cenário capixaba? Então apoie o trabalho autoral e faça essa banda obter ainda mais reconhecimento pela sua arte. Apoie o Underground!

Créditos Fotografia Dead Fish: Flávio Charchar

A Rádio Sem Fronteiras

asbrazil

Deixe um comentário