.
.

Com o humor como identidade sonora, Exclusive Os Cabides lança seu segundo disco

Com o humor como identidade sonora, Exclusive Os Cabides lança seu segundo disco

Coisas Estranhas é o segundo álbum da banda criadora do hit Lagartixa Tropical

Cenários improváveis, objetos inanimados, répteis e animais marinhos: no universo musical (e visual) dos Exclusive Os Cabides tudo pode ganhar vida – mas só se tiver graça. Com dez faixas, o grupo de Florianópolis constrói o álbum Coisas Estranhas, o segundo de sua discografia, que é lançado neste 19 de Julho. “O disco nasceu a partir dos ensaios e dos shows. Percebemos que as músicas novas que estávamos fazendo estavam formando um bloco que fazia sentido. Quase todas têm um tema estranho ou inusitado. E a foto da capa do disco nos influenciou desde o início, inspirando o nome do álbum. Coisas Estranhas retrata um universo visual, e foi esse universo que formou o disco”, conta João Paulo Pretto, vocalista e guitarrista da banda que também é formada por Antônio dos Anjos (voz e percussão), Eduardo Possa (guitarra), Jean Lucas (baixo) e Carolina Werutsky (bateria). Ouça o disco aqui.

Continua após a publicidade...

Donos do hit Lagartixa Tropical, que viralizou no TikTok em 2023, e que agora ganha nova versão com um coro formado por crianças de 10 a 12 anos, eles criam uma espécie de rock humor que bebe da fonte de influências de nomes como Pixies, Pavement e Flaming Lips, sem deixar de soar autêntico –  e brasileiro. 

Sobre o processo de gravação que durou cerca de 30 dias no estúdio Ouié na Praia da Armação, em Florianópolis, João Paulo Pretto conta que “aconteceu majoritariamente aos finais de semana, com alto valor etílico, jogos de futebol, piadas ligeiramente ofensivas e um verão bem quente”. Ao lado da banda, participaram Marcelo Portela, Pulgas RockBand, Bibiana Graeff, Victoria Pretto, Maitê Fontalva Oliveira, Marcio Bicaco, Paulo Costa Franco e Yusanã Mignoni. Além, é claro, das 220 pessoas que fizeram parte da campanha de financiamento coletivo que aconteceu durante o ano de 2023, tornando possível a gravação do disco. 

A produção musical é assinada por Paulo Costa Franco, que comenta: “Esse foi o álbum para o qual dediquei mais tempo entre todos que já fiz. Vários elementos me agradam: os estilos variados, as letras em português, o som com saturação de válvulas e microfones de fita… Nunca escuto referências quando gravo ou mixo, porque me ajuda a prestar mais atenção no som e criar uma imagem sonora na cabeça. Funciona como a pintura de um quadro, uma textura que leva à próxima decisão de cor”. 

Capa
A arte surgiu a partir de uma foto do arquivo pessoal de Laura Brunato, que assina a capa junto com Victoria Pretto – responsável pela identidade visual –, Lucas Bellaguarda e Gabriel Gatto. A provável origem da foto é um evento promovido pelo grupo RBS (atual NSC), à época do lançamento da campanha “O Amor é a Melhor Herança”, que trazia personagens como o Bicho-Papão (personagem da capa), a Mula Sem Cabeça, o Diabo, a Bruxa, o Boi da Cara Preta e seus filhotes, e que abordava a violência e os maus tratos às crianças. “Desde o início da criação do álbum já falávamos sobre essa foto ter que ser a capa, pois ela simboliza bem a estranheza, simpatia e a alegria que as nossas músicas carregam”, comenta Antônio dos Anjos.

LINKS
Instagram
TikTok
Twitter
Spotify
YouTube

SOBRE EXCLUSIVE OS CABIDES
Nome em ascensão do cenário independente catarinense, a banda Exclusive Os Cabides mescla influências da música brasileira e do rock, com uma identidade autêntica e alternativa. Envolvidos com a cena local e cercados de referências setentistas brasileiras e internacionais, lançaram o primeiro álbum Roubaram Tudo (2020), com fortes ecos da coletânea Brazilian Guitar Fuzz Bananas.

Anteriormente, lançaram também o EP Para Endoidar O Cabeção (2019). Em 2021, apresentaram o single Lagartixa Tropical, em a banda entrega em pouco menos de 1:25 minutos uma faixa voz e violão bem humorada que viralizou no Tik Tok, alcançando público de todas idades. Já em 2023, lançaram Rua da Lua Cheia, acompanhada de um videoclipe. Atualmente, se preparam para lançar seu segundo disco solo Coisas Estranhas. 

Ao vivo, o grupo apresenta um show divertido que conta com um público assíduo. Entre os destaques,  está a passagem pelo Festival Bradamundo, em 2020, e a participação na Maratona Cultural de Florianópolis, em 2022 e 2023. Também dividiram palcos com bandas como Terno Rei (SP), Boogarins (GO), Holger (SP), Irmão Victor (RS), Catavento (RS), La Leuca (SC), Budang (SC), Applegate (SP), entre outras.


ASSESSORIA DE IMPRENSA
Thais Pimenta
[email protected]

Marina Mole
[email protected] 

asbrazil

Deixe um comentário

SiteLock