Conheça Efeito Catarse: A Banda Que Resgata O Espírito Do Rock Alternativo Noventista

Conheça Efeito Catarse: A Banda Que Resgata O Espírito Do Rock Alternativo Noventista

A banda brasileira Efeito Catarse, liderada por Rodrigo Gentili (guitarra e voz) e Renato Ferreira Caldas (baixo e voz), se inspira nos rock introspectivos e poético dos anos 1990 em seu primeiro lançamento, o EP intitulado “Movimento em Vão”, que traz duas faixas de grande impacto: “Movimento em Vão” e “Olhos”. O lançamento será no dia 14 de julho nas principais plataformas digitais e também contará com um videoclipe da faixa-título, dirigido por Ruedas Produções.

O EP foi gravado em Americana (interior de SP), de forma intimista, como os clássicos álbuns do rock alternativo dos anos 1990, tendo na ocasião o próprio Rodrigo Gentili como seu Jack Endino, e o Estúdio Fusão como sua SubPop. O duo ainda recrutou para esse trabalho os criativos músicos Maurício Scaramal (bateria) e Fábio Mendes Rodrigues (eletrônicos).

Movimento em Vão”, faixa-título, é uma música que aborda as várias formas de violência exercida nas sociedades e como isso afeta de forma negativa as pessoas. A mensagem da música está estampada no refrão: “Mais um ao chão neste movimento em vão / Quem vai dizer para o amor ficar? / Quem vai escolher o horror? Não dá! Mais um ao chão neste movimento em vão”. A letra também aponta para a responsabilidade das emissoras de comunicação, responsáveis por “escolher o horror” ou fazer “o amor ficar” em sua maneira de abordar e entregar a informação.

O vídeo da faixa-título do EP retrata as várias formas de violência em relatos reais, retirados de jornais. Paralelo a isso, o clipe desenvolve uma história fictícia onde o personagem se influencia pela violência vista nesses mesmos jornais e, então, faz sua escolha. As imagens foram captadas em um antigo galpão de uma escola de Barueri (Grande São Paulo) que hoje não existe mais. Segundo Gentili, o local tinha a atmosfera perfeita para a música – com os grafites representando a arte marginal (e resistente) e abandonado (a imagem do descaso e fim).

Durante a gravação do EP, a banda conta que foram momentos de aprendizado, erros e acertos. “Ficar horas aprendendo a produzir músicas foi uma experiência muito enriquecedora. […] Viajar para Americana e contar com nossos amigos Maurício e Fábio, deram um toque especial…”, diz Rodrigo. Este primeiro trabalho faz parte de uma série de lançamentos que a banda fará ainda neste ano e que culminarão em seu primeiro álbum full-lenght previsto para setembro. “Os anos foram [nos] lapidando… as produções foram melhorando e isso tudo foi influenciando novas canções”, explica Renato Caldas.

Efeito Catarse, nome que remete à liberação de emoções reprimidas e/ou inconscientes, é uma banda brasileira que expressa seus sentimentos e ideais através do espírito noventista do rock alternativo. “Queremos levar nossa música às pessoas que se identificam com [essa] mensagem e som”, declara Rodrigo.

O EP Movimento em Vão será distribuído pela Musikorama Music Entertainment (Argentina) em parceria com New Music (Brasil) no dia 14/07 e você pode conferir o lançamento de estreia da Efeito Catarse no link: https://bfan.link/movimento-em-vao 

Para consultas de imprensa, entrevistas ou informações adicionais, entre em contato Lia Montero em ag.superdigital@gmail.com 

A Rádio Sem Fronteiras

asbrazil

Deixe um comentário