Direito de todos: evento debate políticas públicas em prol da saúde mental 

 Direito de todos: evento debate políticas públicas em prol da saúde mental 

I Seminário Nacional da Frente Parlamentar Mista para Promoção da Saúde Mental terá transmissão para todo país com nomes como o psicólogo Alexandre Coimbra, a jornalista Daniela Arbex e os deputados federais Tabata Amaral e Henrique Vieira

“Saúde Mental é Direito de Todos”. Esse é o tema do I Seminário da Frente Parlamentar Mista para Promoção da Saúde Mental, que acontece no dia 8 de maio, quarta-feira, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. Maio, além de ser o período que marca um ano de realização de atividades da Frente Parlamentar, é o mês em que se celebra a histórica luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. 

Na programação proposta coletivamente pela Comissão Organizadora, estarão envolvidas as instituições que compõem o Conselho Consultivo da Frente, além de convidados externos e usuários da RAPS. Entre os temas debatidos serão abordados os desafios do acolhimento, da promoção e da intersetorialidade nas políticas de saúde mental no Brasil. Espera-se promover com essa atividade um espaço democrático de diálogo que atraia parlamentares, assessores, profissionais de saúde, professores, estudantes, usuários do SUS, organizações da sociedade civil, entre outros. 

O evento será aberto ao público e terá transmissão da TV Câmara. Entre os palestrantes, contará com diversos especialistas, como o psicólogo Alexandre Coimbra (idealizador do podcast “Cartas de um terapeuta”) e a jornalista Daniela Arbex (autora do livro “Holocausto Brasileiro”), além de integrantes da frente parlamentar, como os deputados federais Tabata Amaral e Henrique Vieira.

Filipe Asth, secretário executivo da Frente Parlamentar Mista para a Promoção da Saúde Mental e consultor do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), destaca o interesse crescente acerca do tema da saúde mental por diversos segmentos da sociedade. Ele acredita que, se por um lado esse movimento auxilia na ampliação e aprofundamento da discussão sobre o assunto, por outro, merece a atenção dos agentes públicos sobretudo com relação aos rumos da perspectiva em que tem sido abordado.

– O seminário tem um objetivo fundamental que é o de reafirmar os princípios e diretrizes da luta histórica pelos direitos de pessoas com transtornos mentais, sem deixar de encarar os desafios atuais que estão colocados no contemporâneo para o campo da saúde mental – explica Asth.

Para conferir a programação completa, acesse https://frentedasaudemental.com.br/

Serviço:

Data: dia 8 de maio (quarta-feira), das 9h30 às 17h30

Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados, Brasília/DF

Formato: Presencial (com transmissão virtual pela TV Câmara

Mais informações: frentedasaudemental@gmail.com

Instagram: @frentedasaudemental

Realização: Frente Parlamentar Mista para Promoção da Saúde Mental 

Secretaria Executiva: Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS)

Apoio: Fundação José Luiz Egydio Setúbal, Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), Instituto Betty & Jacob Lafer e Instituto Cactus.

A Rádio Sem Fronteiras

asbrazil

Deixe um comentário