Do Rio de Janeiro para o mundo: Luciane Dom faz show no icônico Lincoln Center, nos Estados Unidos

Do Rio de Janeiro para o mundo: Luciane Dom faz show no icônico Lincoln Center, nos Estados Unidos

Apresentação integra a programação do Brasil Summerfest, no festival Summer For the City, em Nova Iorque

Luciane Dom, artista premiada no African Entertainment Awards USA, tem chamado a atenção pelo caminho que vem fazendo. Recém-chegada da Colômbia, do American Music Abroad (selecionada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos), ela sobe ao palco do festival Summer For The City, em Nova Iorque, na programação do Brasil Summerfest. A cantora e compositora apresentará seu show autoral na quinta-feira, dia 13 de julho, às 19h30 (hora local), no Lincoln Center Theater, um dos teatros mais renomados do mundo, por onde já passaram nomes como Rosa Passos e Marisa Monte.  

Natural de Paraíba do Sul, município da Serra Fluminense, Luciane iniciou a carreira em 2018. Com um som que mescla a brasilidade com o reggae, o Candomblé, o neosoul e o jazz, a artista combina música e artes visuais na sua obra e já cantou com Bala Desejo, Luedji Luna, dividiu o palco com Liniker, gravou com Rubel, passou por diversos palcos importantes, como Circo Voador, Fundição Progresso, Rock The Mountain, MiMo Festival, e no ano passado tocou no rooftop do World Trade Center, no Honors do Institute of International Education. Além disso, fez turnês nos Estados Unidos, Chile, Colômbia e Canadá.

Compositora versátil e antenada no mercado, chegou ao público com suas belas canções com o álbum inaugural “Liberte esse Banzo”, de 2018, produzido por ela e Jahz Music. Nos anos seguintes, lançou singles e clipes internacionais e produções como as faixas “Notícia Boa”, “Si Bu Kre” e “Kabile”, que contaram com a produção musical de Felipe Rodarte através do Edital Nacional Oi Labsônica, da Oi Futuro edição Toca do Bandido. Para 2023, segue na pesquisa de seu próximo álbum, com produção dela com Rodrigo Ferrera e Davidson Ilarindo.  

Diaspórica e cosmopolita

Formada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a partir de suas pesquisas sobre Banzo e o negro no pensamento social brasileiro, Luciane começou a intercambiar o ensino teórico de História à Arte através da música. Desde o lançamento de seu primeiro álbum, ela vem traçando projetos que manifestam a diáspora, em que traduz suas observações sociais e raciais cantando com artistas como Vox Sambou (Haiti), Yorka (Chile) e Malika Tirolien (Guadalupe).

O seu nome e suas canções estão cada vez mais se aproximando do público, seja através dos festivais dos quais participa como pelo impacto de suas canções sobre amor, resistência e filosofia. A sua trajetória vem sendo construída e se consolida numa rede de colaborativa e representativa na música produzida por artistas negros no Brasil e no exterior, como haitianos, canadenses, sul-africanos, com os quais funde seus sons e experimenta grooves e estilos.

– Sou uma pensadora crítica e uma observadora natural que traduz tudo em música. Meu trabalho parte da diáspora, da viagem, da troca cultural – destaca a artista.

Summer For The City

O Summer For The City é um festival anual que acontece no Lincoln Center, em Nova Iorque, e chega à sua segunda edição apresentando centenas de eventos gratuitos e milhares de artistas em comemoração às vibrantes comunidades culturais de Nova York até o dia 12 de agosto. O Brasil é um dos países homenageados pelo projeto com o Brasil Summerfest.

Agenda cheia nos Estados Unidos 

No dia 14, a artista fará participação com o rapper haitiano Vox Sambou em um dos maiores festivais de Nova Iorque, o Celebrate Brooklyn.

Mais informações:

https://www.instagram.com/brasilsummerfest/

https://www.instagram.com/lucianedom/

https://www.lincolncenter.org/series/summer-for-the-city/brasil-summerfest-with-luciane-dom-711

A Rádio Sem Fronteiras

asbrazil

Deixe um comentário