Fourkaos levanta debate sobre presença do Rock nas Festas de São João

Fourkaos levanta debate sobre presença do Rock nas Festas de São João

Em recente entrevista para o Xablau Pdc, a banda Paraibana de Heavy Metal, Fourkaos, levantou uma importante reflexão sobre a presença de bandas de Rock e Metal nas festividades juninas de São João na cidade de Campina Grande-PB, ainda que a discussão possa se estender para outras cidades.

Em trecho da entrevista sobre o tema publicado pela banda em suas redes sociais, os músicos destacam:

“Já que estamos presenciando o São João mesclar outros estilos além do forró, essa festa tão importante para a nossa região teria espaço para o Rock, Rap, Reggae, entre outros estilos alternativos? O convite a essas outras manifestações culturais realmente mataria a tradição ou agregaria e movimentaria mais gente a prestigiar as festividades?”

“Acreditamos que a valorização do tradicional e abraço às manifestações culturais alternativas não precisam caminhar em sentidos contrários, é possível fazer ambas ideias acontecerem, desde que haja planejamento, organização, investimento e disposição (seja do poder público, privado ou populacional)”.

“Já pensaram em um cenário com criação de polos, palcos e locais, não só no Parque do Povo, mas em Praças da cidade, que abraçassem esses estilos como rota e opção para mais apreciadores das festividades? Além de revitalizar locais públicos importantes, a festa assumiria realmente uma posição de abrangência cultural e não somente de abrangência comercial (todos sairiam ganhando)”.

Confira o trecho da entrevista no link a seguir:

https://www.instagram.com/reel/C8IVV1BveRI/?igsh=ZGwybTA5eDZxa252

O vocalista Johnny Glaydson ainda destacou:

“A busca por um espaço e inclusão para os segmentos alternativos no período de São João de CG, um dos principais fomentos culturais e turísticos da cidade, é algo a ser debatido com urgência. Nossa cidade é plural em termos de cultura, assim como possui lugares públicos que estão parados nesse período de festa aguardando revitalização por parte dos órgãos competentes (como a Praça Clementino Procópio). Por que não juntar o útil com o agradável? Por que não criar polos com palcos e estruturas que agreguem a esse período de festa tão importante (seja em lugares que pedem socorro ao poder público ou lugares já bem localizados, como a Praça da Bandeira ou o Açude Novo)?”

A Fourkaos foi fundada em 2019 e no decorrer de sua trajetória, tornou-se uma das bandas mais relevantes do cenário do Metal no Nordeste, obtendo reconhecimento e repercussão nacional e internacional. A banda lançou em 2019 o seu álbum de estreia, “Remnants of Sanity”, do qual foram publicados dois videoclipes e dois vídeos ao vivo em estúdio. Posteriormente a banda lançou o single e videoclipe de “Hell is Others”, culminando em sua premiação como Melhor Banda de Heavy Metal em 2021 segundo o renomado Prêmio Profissionais da Música.

Em 2023 a Fourkaos lançou seu segundo álbum de estúdio, “Convictus?”, novamente sendo aclamado como um dos melhores álbuns do ano pela crítica especializada. A banda conta em sua formação com Johnny Glaydson no vocal e guitarra, Matheus Oliver na guitarra, Victor de Oliveira no baixo e Rodolfo Diniz na bateria.

Saiba mais sobre a Fourkaos em @fourkaosoficial no Instagram. Conheça e acompanhe o Xablau Podcast em @xablaupdc.

A Rádio Sem Fronteiras

asbrazil

Deixe um comentário