Gatos de Apartamento lança “Pêndulo”, single aborda a polarização da política do Brasi

Gatos de Apartamento lança “Pêndulo”, single aborda a polarização da política do Brasi

Trazendo como tema principal a polarização política dos últimos anos no Brasil, a banda paulistana Gatos de Apartamento o seu mais novo single intitulado “Pêndulo”. A música já pode ser escutada em todas as plataformas digitais e assistida via videoclipe no canal de Youtube da banda: https://www.youtube.com/watch?v=GQ-ffggGrpQ

Composta em 2021 pelo vocalista da banda Fábio Pelissioni, a letra da faixa traz uma discussão e crítica à situação política do Brasil. O significado de pêndulo define exatamente como o cantor e compositor enxerga a situação em que nos encontramos no país: um “corpo” pesado suspenso e ligado a um ponto fixo e que se movimenta de forma oscilada.

O título ficou na cabeça, já esteticamente a história é bem diferente. Muitos meses depois do insight sobre o tema, o gatilho para a composição foi um documentário sobre Arnaldo Antunes. “Logo depois de assistir a ‘Com a Palavra’, no qual o Arnaldo fala muito sobre o processo criativo dele – e isso é um assunto que sempre me fascina muito – fiquei com aquilo na cabeça, e pensei, ‘e se eu tentasse escrever uma música nessa pegada?’. Fiquei pensando numa mesma célula rítmica, uma batida meio Nação Zumbi, e deixei o fluxo de consciência rolar, as palavras vindo sempre meio gritadas, frases curtas, e em 15 minutos veio a letra praticamente inteira, com exceção de alguns retoques que vieram depois”, afirma o compositor.

Quanto à retratação do tema na música, a banda considera de extrema importância, especialmente por vivermos no mundo e no país que vivemos hoje. “Acho que todo artista tem uma força especial com sua arte, que deveria ser usada para lidar com essas questões e fazer a sociedade refletir e avançar”, completa a banda.

Escute aqui: https://open.spotify.com/intl-pt/track/0exO3KexYSJvJxPJD1dqdB

Sobre a banda: A banda paulistana The Apartment Cats surgiu em 2019 com um disco feito pelo vocalista e compositor Fábio Pelissioni em memória de sua ex-esposa. Gravado no bucólico cenário do estúdio Canto da Coruja no interior de São Paulo, o trabalho contou com a participação de amigos que naturalmente se tornaram a banda que leva o projeto adiante. Com um rock pesado que lembra grandes bandas dos anos 90 como Foo Fighters e Pearl Jam, passando por canções dinâmicas ao estilo Led Zeppelin, e pincelado por beatlescas harmonias vocais, The Apartment Cats mostra uma versatilidade e riqueza sonora que os distinguem na atual cena de rock independente.

Sobre as referências musicais da banda, eles afirmam: “Beatles com certeza é uma influência forte pra todos, mas tem também muito som dos anos 90, Seattle, Guns n’ Roses, essas coisas. E tem Led, Who, Pink Floyd. Eu sempre curti punk rock também, a Paula é muito dos anos 60… A cozinha da banda é meio metaleira (risos) “.

A Rádio Sem Fronteiras

asbrazil

Deixe um comentário