Helena Nagagata lança seu EP de estreia e se notabiliza como uma das principais guitarristas brasileiras da atualidade
Após o lançamento de dois singles e videoclipes absolutamente bem sucedidos, a guitarrista carioca, Helena Nagagata, lançou seu aguardado EP instrumental de estreia, colocando-a na posição de uma das principais guitarristas do Heavy Metal na nova geração. Doutoranda e Mestre em Música pela UFRJ e também guitarrista do Shamangra, Helena Nagagata desafia os limites de seu instrumento, apresentando novas perspectivas técnicas e criativas para a guitarra no Heavy Metal, enriquecendo-o com novos elementos e possibilidades.
Além de “The Race” e da faixa título, o EP “Starlust” ainda apresenta a música “A Dreamlike Vision”, originalmente composta e gravada por Helena em 2021, mas agora lançada oficialmente com uma roupagem ainda mais madura e contemporânea.
Ouça o EP “Starlust” em todas as plataformas de streaming ou pelo link a seguir:
Assista também ao videoclipe anteriormente lançado de “Starlust” abaixo:
Helena Nagagata é uma musicista, compositora, multi instrumentista e doutoranda em música pela UFRJ, que teve a visibilidade de seu talento fortemente amplificada a partir de sua entrada no Shamangra, projeto que reúne ex-membros das duas maiores bandas de metal melódico do Brasil, o Angra e o Shaman, tocando ao lado de verdadeiras lendas do Metal Nacional como Luis Mariutti, Aquiles Priester, Hugo Mariutti e Thiago Bianchi. Helena também foi citada três vezes na revista americana Guitar World, com destaque especial em uma lista de “30 Heroínas da Guitarra” ao lado de outros grandes nomes do instrumento.
Helena ainda teve a oportunidade de aprender diretamente com alguns de seus maiores ídolos: John Petrucci (Dream Theater), Guthrie Govan (The Aristocrats), Tosin Abasi (Animals as Leaders), Andy James (Cradle of Filth, Fields of the Nephilim), Mike Mangini (Dream Theater), Jason Richardson (All That Remains), entre outros. Estudou guitarra e piano clássico com multi instrumentista virtuoso Tony Macalpine (Planet X, Steve Vai, Vinnie Moore). Helena também fez parte da banda de Metal Extremo, Sinaya, além de participar de vários projetos de diferentes gêneros musicais, desde progressivo instrumental até música brasileira e jazz.
“Starlust” faz um trocadilho com a expressão ‘stardust’ (poeira cósmica) e a palavra ‘lust’ (desejo), refletindo nossa busca incessante por algo além de nós mesmos no universo – algo que nos engrandeça e traga luz, mas que também revele nossa pequenez diante da imensidão cósmica.
“Starlust” tem composições, produção, arranjos e guitarras por Helena Nagagata, baixo, orquestração e arranjos por Fábio Adour, bateria programada por Otávio Quiroga (Hibria), mixagem por Gabriel Lima, masterização por Fernando Delgado e Breno Amorim e arte da capa por Raphael Efez. O videoclipe da faixa título tem produção pela PlayHead, com direção de Alex Curi e Helena Nagagata, edição e pós-produção de Alex Curi e Yan Badachu e gravação por Guilherme Steiner no Território da Música, em São Paulo.
Conheça mais sobre Helena Nagagata, seus lançamentos e agenda de shows e workshops através do @helena.nagagata no Instagram, ou pelo link https://linktr.ee/helena.nagagata.