.
.

John Mayall, pioneiro do blues britânico, morre aos 90 anos

John Mayall, pioneiro do blues britânico, morre aos 90 anos

John Mayall, uma das figuras mais marcantes da cena do blues britânico, morreu na última segunda-feira (22), aos 90 anos. A informação chegou nesta manhã através de um comunicado na página do Instagram de Mayall, dizendo que o músico faleceu em sua casa na Califórnia. “Problemas de saúde que forçaram John a encerrar sua carreira épica de turnê finalmente levaram à paz para um dos maiores guerreiros da estrada deste mundo”, disse o post.

Mayall nasceu em Macclesfield em 1933. Ele começou a investigar a coleção de jazz e blues de seu pai quando adolescente e aprendeu a tocar piano, violão e gaita para criar suas músicas. Em 1963, aos 30 anos, mudou-se para Londres para se tornar músico profissional, em meio ao boom do rhythm and blues que deu origem a bandas como os Rolling Stones, o Spencer Davis Group e o Animals.

Continua após a publicidade...

Cantando e tocando guitarra, Mayall recrutou músicos, incluindo John McVie (que viria a formar o Fleetwood Mac) para a primeira formação do grupo Bluesbreakers. Eles lançaram seu single de estreia em 1964 e foram a banda de apoio de John Lee Hooker no mesmo ano. Mayall também tocou com grandes nomes do blues, incluindo Sonny Boy Williamson e T-Bone Walker neste período, quando conseguiu que o blues ganhasse atenção mais ampla do público jovem no Reino Unido.

Em meio a uma formação em constante rotação, Eric Clapton se juntou aos Bluesbreakers em 1965 depois de deixar os Yardbirds, e as primeiras sessões com ele foram produzidas por um jovem Jimmy Page, que logo se juntou aos Yardbirds, antes de formar o Led Zeppelin. Ou seja, o impacto de Mayall foi crucial para a explosão da cena do rock britânico.

Entre os anos 1970 e 1990, Mayall rodou o mundo como uma verdadeira estrela do blues, reverenciado por onde passava e sempre levando com ele outros grandes nomes do gênero. Após a virada do milênio, continuou realizando shows ao vivo todos os anos e se manteve em turnê até 2022.

Mayall deve ser introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll ainda este ano, recebendo o prêmio de “Influência Musical” ao lado de dois outros ícones do blues, Big Mama Thornton e Alexis Korner.

asbrazil

Deixe um comentário

SiteLock