MAX CAVALERA está retornando ao ‘Tribal Groove Power’ no próximo álbum do SOULFLY: ‘Vamos voltar ao que era no começo’
Em uma nova entrevista com Dave Rumbler do Metal-Roos , o vocalista do SOULFLY, Max Cavalera, confirmou que está trabalhando na continuação do álbum “Totem” de 2022 para um lançamento em 2025. Sobre a direção musical do novo material do SOULFLY , ele disse (conforme transcrito pelo BLABBERMOUTH.NET ): “[Será] muito tribal, de volta ao básico. Vou deixar o SOULFLY ser o SOULFLY novamente. Eu meio que impedi o SOULFLY de ser o SOULFLY por alguns anos, e meio que me arrependo um pouco disso. Mas agora que tenho o CAVALERA e o GO AHEAD AND DIE e o KILLER BE KILLED , eu realmente posso deixar o SOULFLY ser o SOULFLY . Vamos voltar ao que era no começo. É aquele poder do groove tribal que as pessoas amam. Então, estou criando um disco com isso.”
Max , que fez 55 anos em agosto, continuou dizendo que não tem planos de desacelerar nos próximos anos. “Fui colocado neste planeta para fazer isso, e é tudo o que quero fazer”, disse ele. “É tudo o que sei fazer e é tudo o que quero fazer… Claro, mudamos como pessoas à medida que envelhecemos, mas acho que há algumas coisas em mim, elas são as mesmas de quando eu tinha 15 anos — minha paixão pelo metal, como me sinto ao subir no palco e os arrepios, a excitação é como uma droga. Você não consegue isso em nenhum outro lugar, exceto no palco. E essas coisas não mudam. E eu amo isso.
“Para mim, estou sempre ansioso por qualquer turnê que estejamos fazendo, qualquer álbum que estejamos fazendo”, ele continuou. “Há desafios, mas, ao mesmo tempo, são grandes oportunidades de vida. E eu vivo a vida pelo momento. Não sou um desses caras que — não vivo pensando em 10 anos a partir de agora. Vivo o agora para isso, porque não sei o que acontecerá daqui a 10 anos. Vivo o momento, e no momento, é isso que está acontecendo agora. Agarro com as duas mãos, cara, e aproveito. E tento ensinar isso aos meus filhos — aproveite o momento. É uma coisa ótima. É bom estar vivo. É bom compartilhar esse sentimento com as pessoas ao seu redor. É incrível. É uma coisa incrível.”
Em setembro passado, Max disse a Matt Zaniboni da Metal Express Radio que o próximo álbum do SOULFLY será “um pequeno retorno ao SOULFLY antigo . Sinto que havia uma magia em torno daqueles primeiros discos que meio que se perdeu na confusão dos anos… Para mim, quando estou criando este novo disco, para mim, este é o álbum que deveria ter sido feito depois de ‘Primitive’ [de 2000] . Então, sinto que tenho uma chance de fazer o terceiro disco novamente, e estou fazendo mais em direção à vibe que tive em ‘Soulfly’ e ‘Primitive’ [de 1998] . Então, vai ser legal, cara. Estou animado para isso.”
O SOULFLY concluiu recentemente a turnê “Superstition” pelos EUA. O suporte na jornada veio de EYEHATEGOD (de 22 de outubro até 6 de novembro apenas), MUTILATION BARBECUE e SKINFLINT .
SOULFLY continua em turnê para promover “Totem” , que foi lançado em agosto de 2022 pela Nuclear Blast . A continuação de “Ritual” de 2018 foi gravada no Platinum Underground em Mesa, Arizona por John Aquilino e Arthur Rizk com a assistência de John Powers . Produzido por Max Cavalera ao lado de Arthur Rizk ( KREATOR , MUNICIPAL WASTE , CODE ORANGE ), o LP conta com participações especiais de John Powers ( ETERNAL CHAMPION ), Chris Ulsh ( POWER TRIP ) e John Tardy ( OBITUARY ). Rizk também foi responsável por tocar guitarra solo no disco. A arte do álbum foi criada por James Bousema .
Em uma entrevista separada com o Moshpit Passion da Alemanha , Max disse que o próximo décimo terceiro álbum do SOULFLY será “influenciado por outras coisas que estou ouvindo no momento, como KUBLAI KHAN e JESUS PIECE e KNOCKED LOOSE , JUDICIARY . Então há grooves de breakdown realmente pesados junto com tambores tribais. Vai ser legal, cara. Vai ser um álbum muito legal que estou muito animado para criar. E, claro, também o fato de minha mãe ter falecido ano passado, vou fazer este álbum para ela. É uma homenagem a ela. Então também vai ser um disco espiritual para mim por causa disso. Então vai ser um disco especial, com certeza. Já faz [dois] anos desde ‘Totem’ . ‘Totem’ foi nosso último disco. Acho que estamos inspirados para criar algo especial no ano que vem.”
Em março passado, Max foi questionado por Radioactive MikeZ , apresentador do programa “Wired In The Empire” da 96.7 KCAL-FM , se o guitarrista Mike DeLeon , que está em turnê com o SOULFLY há quase dois anos, participará do próximo LP da banda. Max respondeu: “Estou deixando em aberto por enquanto. Mike vai tocar conosco. Temos alguns festivais nos EUA, acho que estamos fazendo, e também estamos fazendo o barco LAMB OF GOD [ Headbangers Boat ], o cruzeiro. Isso deve ser muito divertido. E Mike vai tocar conosco. Ele é um cara ótimo. Eu amo Mike .”
Ele continuou: “Não sei. É muito cedo para saber onde vou com esse disco — se vou tentar encontrar outra pessoa para gravar ou se vamos apenas continuar com Mike . Ainda não sabemos.”
Antes de se juntar ao SOULFLY , DeLeon foi membro da banda solo do cantor do PANTERA, Philip Anselmo, PHILIP H. ANSELMO & THE ILLEGALS , à qual se juntou em 2015 como substituto de Marzi Montazeri . Mais recentemente, Mike substituiu Zakk Wylde no primeiro ensaio para os shows do PANTERA no outono de 2022 .
Em agosto de 2021, o SOULFLY se separou do guitarrista de longa data Marc Rizzo devido a diferenças pessoais. Dino Cazares, do FEAR FACTORY, tocou guitarra para o SOULFLY nos shows da banda em 2021 e 2022.