Mdou Moctar compartilha “The Agadez Folders: Live at Sultan’s Palace“
No ano passado, os membros do Mdou Moctar se reuniram no Níger para finalizar o álbum Funeral For Justice e gravar uma série de apresentações ao vivo na região ao redor de Agadez, um importante centro histórico.
Hoje, estão lançando a primeira dessas sessões: “The Agadez Folders: Live at Sultan’s Palace”. A sessão apresenta Mdou Moctar em uma performance elétrica ao vivo completa no Palácio do Rei, no centro da cidade. A banda é acompanhada por dançarinos tradicionais, espadachins e cerca de 20 camelos, com a Grande Mesquita de Agadez visível no horizonte.
O produtor e baixista Mikey Coltun comentou sobre The Agadez Folders: Live at Sultan’s Palace:
“No Mdou Moctar, não é incomum que planos bem elaborados desmoronem no último minuto. Por exemplo, isso acontece muito com voos sendo cancelados. Talvez um de nós não consiga um visto para viajar a tempo. Talvez todos nós não consigamos. Talvez alguém na embaixada do Níger coloque o adesivo de visto na página #1 – você sabe, aquela página importante que tem todas as suas informações pessoais como nome e data de nascimento. Como resultado, todos nós nos tornamos bons em reagir, manobrar e adaptar um plano inicial em algo… ainda melhor!
Quando chegamos a Agadez no inverno de 2023, a primeira coisa que fizemos foi dirigir juntos e explorar locações. Subimos em um pequeno edifício que dava vista para a famosa mesquita de Agadez e dissemos: ‘Certo, vamos filmar aqui ao nascer do sol.’ Outra ideia era filmar sob uma ponte conhecida que conecta a estrada de Agadez a Arlit – ‘Vamos montar um gerador e tocar aqui! As crianças vão adorar.’ Esses foram dois exemplos que acabaram não acontecendo porque ou não era permitido ou nós dormimos demais. É aí que entra a parte criativa.
A caminho de uma locação no mato, Mdou de repente parou o carro para conversar com um cara que estava andando com alguns camelos. Eles trocaram números. Sem que eu soubesse, Mdou estava tramando conseguir 50 camelos para aparecerem no palácio do rei de Agadez, onde fica a famosa mesquita de Agadez.
Quando começamos a tocar, tuaregues vestidos com roupas tradicionais de Agadez, armados com tambores de mão, começaram a dançar e tocar. Alguns amigos nossos até apareceram com espadas e realizaram uma dança tradicional juntos enquanto tocávamos. Tudo isso foi totalmente não planejado. Mdou, Ahmoudou, Souleymane e eu estamos todos vestindo as cores características do Mdou Moctar – roxo tuaregue misturado com branco, que é a mesma cor do símbolo do pássaro Mdou Moctar.”
Na sexta-feira, a banda começará uma turnê europeia, apresentando-se nos festivais End of The Road e Manchester Psych, e fazendo paradas como atração principal na Alemanha, Itália, França e Reino Unido. Uma turnê norte-americana como atração principal começará neste outono. Encontre o itinerário completo abaixo.
A banda foi recentemente destacada no The New Yorker, com Hanif Abdurraqib escrevendo: “O novo álbum transborda com o ruído brilhante característico da banda, tendo a ferocidade da guitarra de Mdou como sua espinha dorsal. Mas também transborda de uma espécie de questionamento raivoso, com uma série de endereçamentos diretos que fazem a experiência de ouvir parecer uma forma de testemunhar.”
Carolina Martins
Assessora de Imprensa | Publicist
ForMusic
+55 11 95389-8742