Os benefícios do uso do granel no varejo
A compra a granel faz parte dos pilares no combate ao desperdício de alimentos e a invasão de plástico na natureza. Redes de franquias adotam práticas ESG e expandem pelo país replicando práticas positivas
Brasil, junho de 2024: Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano no mundo, e metade deste plástico é projetado para ser usado apenas uma vez. Da produção total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que 19 a 23 milhões de toneladas acabem anualmente em lagos, rios e mares.
Os 5.570 municípios brasileiros geram 3,44 milhões de toneladas anuais de resíduos plásticos que podem acabar no Atlântico. A quantidade lotaria uma média de 344 mil caminhões de lixo.
Isso mostra que ⅓ das 10,33 milhões de toneladas produzidas nacionalmente é mal gerenciado.
Conforme o balanço publicado na revista científica Marine Pollution Bulletin, isso posiciona o país como o 16º que mais polui os mares e oceanos e entre os 20 principais geradores globais de resíduos plásticos de uso único.
Em resposta a essa crise, surge a necessidade de repensar o consumo de plástico e buscar alternativas mais sustentáveis.
Uma das alternativas mais promissoras para reduzir o uso de plástico é o consumo a granel, tão famoso desde épocas passadas, continua tão atual e necessário. “Contrariamente aos produtos embalados, que temos que comprar a quantidade estabelecida pelo fabricante, a compra a granel é mais flexível, pois dá liberdade para decidir o quanto comprar, levando somente aquilo que deseja, por peso ou por unidade”, conta Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo, uma rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva.
A Bio Mundo adotou o sistema a granel desde sua primeira unidade aberta em 2015 em Brasília. “O granel é um dos carros chefes da casa, somente ele é responsável por mais de 20% do faturamento mensal da rede. Isso comprova a grande adesão do público por essa modalidade, trazendo mais economia, pois compra-se apenas o que será consumido e também não há o uso de embalagens industrializadas, reduzindo o uso de plásticos e papéis,” continua Mothé, ao afirmar que esse estilo de compra também traz benefícios ocultos, pois os produtos a granel são mais naturais e têm menos aditivos prejudiciais para a saúde.
Para Mothé, é possível elencar 4 principais benefícios com o uso do granel:
- Redução de resíduos plásticos: Menos embalagens plásticas significam menos lixo e, consequentemente, menos poluição ambiental.
- Menor desperdício de alimentos: Comprar apenas a quantidade necessária ajuda a reduzir o desperdício de alimentos, um problema grave em muitos países.
- Economia de recursos naturais: A produção de plástico consome uma grande quantidade de recursos naturais, incluindo petróleo. Reduzir seu uso contribui para a preservação desses recursos.
- Promoção de um consumo consciente: Incentiva os consumidores a refletirem sobre suas necessidades reais e a fazerem escolhas mais sustentáveis.
Também é preciso considerar que as compras precisam ser transportadas, e para isso, o uso de bags reutilizáveis e sacolas biodegradáveis precisam estar disponíveis para uso e conforto do cliente, que muitas vezes não sai de casa preparado.
“Estamos em um ponto crítico em relação ao uso de plástico no planeta. A transição para o consumo a granel é uma das maneiras mais eficazes de reduzir nosso impacto ambiental. Ao optar por menos embalagens plásticas, estamos ajudando a preservar nossos oceanos e a proteger a vida marinha”, destaca Mothé.
A crise do plástico exige uma ação conjunta de governos, empresas e indivíduos. O consumo a granel apresenta-se como uma solução prática e eficiente para diminuir a dependência de embalagens plásticas, contribuindo para um planeta mais limpo e sustentável. Adotar essa prática é um passo importante para garantir um futuro melhor para as próximas gerações. “Nossa organização está comprometida em promover alternativas sustentáveis. Acreditamos que pequenas mudanças no comportamento de consumo podem gerar grandes impactos positivos. Desde os papéis usados na empresa, que são recicláveis, até as luzes de led para economia de energia. Um ciclo que prezamos e evoluímos constantemente”, finaliza Mothé.
Sobre a Bio Mundo
A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael, Bruna e Adriana. Suas filhas, em especial, já consumiam e “faziam parte” do universo mais saudável e fitness, o que colaborou e incentivou o início de toda a criação.
Possui mais de 150 lojas espalhadas em 19 estados do Brasil em apenas 8 anos de história. Conta com 3.000 produtos em prateleira e mais de 300 opções de produtos à granel.
É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional e dona do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.