Papas da Língua falam sobre retorno com formação original em entrevista para o Canal Na Ponta da Agulha que estreia nesta quarta-feira (14)
Quer saber como se deu a volta da formação original dos Papas da Língua? Então, assista ao papo do Canal na Ponta da Agulha com a consagrada banda de pop rock/reggae gaúcha que estreia nesta quarta-feira (14), às 20h, no Youtube. É a primeira entrevista oficial do grupo desde o anúncio do retorno aos palcos, feito em janeiro deste ano. A conversa, que reuniu todos os integrantes — Serginho Moah (voz e violão), Léo Henkin (guitarra e violão), Zé Natálio (baixo) e Fernando Pezão (bateria) —, foi gravada ao vivo, no bar Birra Libre (pub tradicional no bairro Petrópolis), para o programa “Uma Cerveja”. Na pauta, influências, histórias do mercado fonográfico (do alternativo até o mainstream), sucessos e percalços.
O Na Ponto da Agulha também está com novidade: é o programa “Live Sessions”, que apresenta uma banda tocando ao vivo. A estreia foi com Os Engenheiros Sem CREA (Tributo aos Engenheiros do Hawaii) e já está disponível no Youtube. A próxima gravação ocorre em 23 de agosto, às 21h, com a banda Metanóia, no Birra Libre (Avenida Nilópolis, 15). O evento com o quinteto porto-alegrense que representa a nova psicodelia brasileira é aberto ao público.
Os Papas estão de volta
Na filmagem com os Papas da Língua, além de quase duas horas de troca de ideias, o quarteto também tocou, em formato acústico, músicas que nunca tinham sido executadas ao vivo. Entre elas, a balada ‘Como?’ (composição de Luís Vagner, o guitarreiro, sucesso de 1972 na voz do pernambucano Paulo Diniz) e o reggae-dub ‘Psycho Lover’, ambas faixas do álbum “Xa-la-lá”, de 1998, lançado pelo selo Antídoto (Jupiter Maçã, Tequila Baby, Acústicos & Valvulados, Reação em Cadeia, entre outros). O disco é um marco na carreira do conjunto e foi selecionado para figurar no livro “100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho”, de autoria do jornalista Cristiano Bastos e do fotógrafo e do diretor de arte Rafael Cony.
“O Papas da Língua está junto com os Engenheiros do Hawaii como uma das bandas mais importantes da região Sul do Brasil a alcançar o sucesso nacional. Eles abriram portas para outros artistas do cenário pop gaúcho irem para além das fronteiras”, avalia o idealizador do Na Ponta da Agulha, Cássio Toledo.
Um das histórias abordadas na entrevista é a releitura que o Papas fez da clássica ‘Pet Sematary’, dos Ramones, em versão reggae, que foi elogiada pelo baterista Marky Ramone.
Outros trabalhos dos músicos também foram pauta, com Pezão falando sobre sua passagem pelos Almôndegas e Saracura, Léo Henkin lembrando seu tempo em Os Eles e Zé Natálio falando sobre tocar com Nei Lisboa e Bebeto Alves. Já Serginho Moah, que veio do underground, destacou o cenário musical porto-alegrense dos anos 1990.
“A cena dos anos 90 em Porto Alegre era muito intensa, foi uma grande escola. Espaços de show alternativos, como os bares da Protásio Alves, ajudaram a difundir o estouro musical do que viria logo mais com os próprios Papas, Ultramen, Acústicos & Valvulados, entre outros”, recordou Serginho.
A gravação teve a presença de equipe, convidados e imprensa.
Na Ponta da Agulha
Criado durante a pandemia de covid-19, em 2022, o canal é a materialização dos anseios de seu criador, o empreendedor Cássio Toledo. Fã de música, ele resolveu desenvolver um espaço para abordar a música e tudo que está relacionado a ela. Ainda que com foco no rock, a ideia é explorar diferentes estilos.
“É natural eu falar de Sepultura, como também de Leci Brandão, ou indicar um disco de Almir Sater, como também compartilhar no meu Spotify músicas de Bruno Mars”, explica Cássio, sobre a ideia de tornar o projeto plural.
O Na Ponta da Agulha é uma mídia para quem busca descobrir novas bandas, mas também manter-se informado sobre veteranos da cena. Com entrevistas exclusivas e conteúdos próprios, que vão de novidades a curiosidades, a iniciativa busca mostrar diferentes visões do universo da música (do artista ao produtor, passando por assessoria de imprensa e outros profissionais do setor).
O Na Ponta da Agulha foge das formalidades e aposta em conteúdo leve e divertido, que atrai tanto entusiastas de longa data quanto os novos fãs de música.
Confira o canal no Youtube: https://www.youtube.com/@canalnapontadaagulhaSiga no instagram: https://www.instagram.com/canalnapontadaagulha/
Homero Pivotto Jr.
Jornalista e assessor de Imprensa
(51) 98557-3136
[email protected]