Qual a idade certa para começar a cantar?

Escolas como a Studio Voz Paraná oferecem aulas gratuitas para alunos de todas as idades

Para aprender a cantar, não é necessário ter uma bela voz, como muitos imaginam. O imprescindível, neste caso, é ter afinação e treinar regularmente. Mesmo que a voz humana mude com o passar dos anos, sempre é possível treiná-la para ser usada no canto. Portanto, pessoas de todas as idades podem começar a ter aulas, seja apenas como hobby ou com intenções profissionais.

A cantora Vanessa Rafaelly é compositora, coach vocal e professora de canto. Com bacharelado em Canto na Belas Artes do Paraná, atua com a Studio Voz Paraná, onde a técnica vocal é desenvolvida junto a conhecimentos em fisiologia e saúde vocal. “Se você é capaz de falar, também é capaz de cantar”, explica Vanessa.

Desde a infância inspirada pela música, cresceu ouvindo discos e rádio, começou a cantar com oito anos, tendo Luciano Pavarotti como grande ídolo, ingressando mais tarde na carreira de cantora lírica. Para ampliar ainda mais os horizontes musicais e técnicos, fez cursos técnicos e teve aulas com expoentes. Como resultado, participou de diversas óperas e corais, inclusive tendo se apresentado junto ao cantor e maestro Andre Matos, como parte da banda do artista.

A primeira experiência com banda foi aos 14 anos com a Stygia, de heavy metal tradicional. Também fez parte da Templários (Power Metal Melódico), Gladiador (Heavy / Glam), Seed Falls (Heavy / Thrash Metal), Mysterial (Power Metal Melódico) e The Last Evenfall (Gothic Metal).

Atualmente, canta em algumas bandas, com destaque para a Seyren, um tributo aos finlandeses do Nightwish. Vanessa Rafaelly mantém o seu trabalho como voice coach e professora de canto no Studio Voz Paraná, sendo reconhecida em diversas áreas, como MPB, Soul, Rock, Metal, Blues, Jazz e  Ópera.

Tanta dedicação é compartilhada com todos que desejam ingressar ou se aprimorar no campo do canto. A escola de canto Studio Voz Paraná oferece condições especiais para aulas presenciais e a distância, com metodologia inovadora para todos os níveis e idades.

Nas aulas são desenvolvidos temas pertinentes como afinação, respiração, apoio, fisiologia e saúde vocal, interpretação, técnicas de gravação em estúdio e shows ao vivo, tudo de uma maneira didática e simples. Há a possibilidade de agendar uma aula gratuita. Contate pelo número (41) 992321405 (telefone e whatsapp). Nunca é tarde para ir atrás dos seus sonhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *