Quatro bandas diferentes e uma música com o mesmo nome: “Hellfire”
No universo do Rock e do Heavy Metal, é fascinante como uma mesma expressão ou uma temática pode ser interpretada de formas absolutamente distintas, refletindo a diversidade e criatividade das bandas que a utilizam. Em um fenômeno um tanto quanto curioso, quatro grupos de diferentes propostas musicais escolheram o mesmo título para suas canções: “Hellfire”. Nesta matéria vamos conhecer um pouco dessas quatro diferentes perspectivas a respeito do tema:
FEVER 333
Origem: Estados Unidos
Gênero: Rap/Modern Metal
Álbum: “Arcane – League of Legends Original Soundtrack”
Lançamento: 2024
Duração: 02:44
A música “Hellfire”, da banda americana Fever 333, lançada para a aclamada série Arcane, baseada no jogo League of Legends, traz uma mistura de rap, rock e elementos de punk, refletindo a tensão e os conflitos da trama. A letra aborda temas como a revolta, a luta contra sistemas opressores e a busca por liberdade, capturando o espírito de resistência e transformação dos personagens, especialmente os que enfrentam a corrupção e a desigualdade na cidade de Piltover.
“Come out and play. Let it rain down hellfire. Can’t hide away, yeah! It’s judgement day and no one gets out alive”
VISIONS OF ATLANTIS
Origem: Áustria
Gênero: Melodic/Symphonic Power Metal
Álbum: “Pirates II – Armada”
Lançamento: 2024
Duração: 04:43
Em seu recém lançado 10º álbum de estúdio, “Pirates II – Armada”, continuação de “Pirates”, de 2022, a banda austríaca Visions of Atlantis chegou ao ápice de sua maturidade e criatividade, e a grandiosa “Hellfire” talvez seja um dos pontos altos do disco. A música aborda temas como a vingança, a redenção e a busca por justiça em um mundo corrompido. O eu lírico reflete sobre o engano e as mentiras que o mantiveram perdido por anos, até que encontra forças para lutar contra aqueles que o oprimem. A canção é uma declaração de resistência e poder, com o fogo simbolizando a destruição dos inimigos e a purificação do indivíduo, que agora está determinado a reivindicar seu lugar e sua verdade.
“And fire! Burn! Burn! Burn! Hold your breath and pull the trigger! Burn! Burn! Burn! Making Hell out of Earth”
ARMIFERUM
Origem: Brasil
Gênero: Extreme Prog/Power Metal
Álbum: “Reach For The Light”
Lançamento: 2023
Duração: 05:59
“Hellfire”, uma das faixas mais avassaladoras do excelente álbum de estreia da banda brasileira, Armiferum, traz toda a complexidade do Metal Progressivo, unida a agressividade do Death Metal e a grandiosidade do Power Metal, pilares que formam a identidade do sexteto paulista. Sua letra descreve uma apocalipse causado pela liberação de forças demoníacas e pela ascensão desmedida de uma inteligência artificial descontrolada. A humanidade se vê dividida e ameaçada por uma guerra entre máquinas e criaturas infernais, enquanto um erro humano lança o mundo em um cenário de destruição e desesperança. O apocalipse é iminente, com a hora final se aproximando e a humanidade sem escapatória, consumida pela sua própria criação.
“Rancid smells of hell have filled the air. Smoke and powder tinted the sky black. Spawns from the underworld face the machines. And we’re caught in the crossfire, no way to fallback”
SODOM
Origem: Alemanha
Gênero: Thrash Metal
Álbum: “In War And Pieces”
Lançamento: 2010
Duração: 03:07
Em um de seus discos mais aclamados, no qual o Sodom soube reinventar sua sonoridade sem perder sua identidade característica, “Hellfire” se destaca como uma das faixas mais imponentes e agressivas. Sua letra apresenta cenas apocalípticas e de destruição, com uma narrativa centrada em um mundo consumido pelo ódio, pela guerra e pelo fogo, onde a morte e a destruição são perpetuadas pela ira e pela corrupção.
“They sleep the wrath of aeons. Life that drowned in fire”