Show de Rick Wakeman em Porto Alegre é tema de documentário do canal Na Ponta da Agulha com lançamento nesta quarta-feira (3)
Estreia no canal Na Ponta da Agulha, nesta quarta-feira (3), às 20h, o documentário sobre o show do tecladista/pianista Rick Wakeman em Porto Alegre. O vídeo, intitulado “Uma Noite com o Mago”, mostra trechos da apresentação intimista feita pelo ex-integrante do influente grupo de rock progressivo Yes, bem como bastidores do evento realizado em 11 de abril de 2024, no Salão de Atos da PUCRS. A produção é independente e conta ainda com a única entrevista concedida pelo artista à imprensa do Brasil em 2024. O lançamento integra as celebrações de dois anos do Na Ponta da Agulha, perfil do Youtube que apresenta entrevistas e outros conteúdos.
A passagem de Rick Wakeman pela capital gaúcha foi diferenciada, já que marcou a estreia mundial da turnê em que o músico apresentou o formato “Yessonata” — releituras de sua antiga banda, o Yes, em formato sonatas (versões instrumentais solo). Em um palco sem pirotecnia e com iluminação simples, o veterano dividiu-se entre o piano de calda e teclados. Durante aproximadamente 1h30min, desfilou clássicos do Yes, da carreira solo e releituras de “Space Oddity” e “Life on Mars?” (que ajudou a escrever com David Bowie), além de versões dos Beatles.
Para Cassio Toledo, idealizador e apresentador do Na Ponta da Agulha, as filmagens mostram um músico que, apesar da idade (75), ainda se mostra soberano naquilo que faz.
“É um dos últimos grandes tecladistas da história. Essa, talvez, seja a última gira dele no Brasil. Mostramos que um músico como o Rick Wakeman não precisa de banda ao vivo. Apenas ele com o seu piano, fazendo toda a maestria rítmica, linhas de baixos, às vezes até linhas de percussão. Tanto que passou despercebido a necessidade de outros músicos acompanhando ele”, avalia Cassio, que completa sobre a simpatia do ídolo:
“Mesmo nos bastidores, com toda a correria que envolve, ele foi atencioso. Na entrevista que captamos, conduzida pela amiga videomaker Lana Santos, Rick mostrou-se um sujeito simples, do bem, divertidíssimo, educado, muito à vontade. No palco, também confiante, passou a limpo seus mais de 50 anos de carreira.”
A produção audiovisual inclui também depoimentos de quem esteve no evento. É o caso do músico e comunicador Castor Daudt (De Falla), que faz uma análise sobre a performance de Rick Wakeman na capital gaúcha.
Mais momentos eternizados
Em 26 de junho, o Na Ponta da Agulha disponibilizou o registro documental sobre o show Licks & Maltz com Engenheiros sem CREA. O evento ocorreu em 21 de abril, no Opinião (Porto Alegre), e marcou o reencontro ao vivo do guitarrista Augusto Licks e do baterista Carlos Maltz (ambos da fase clássica dos Engenheiros do Hawaii) — a dupla não tocava junta há 30 anos. Na ocasião, eles tiveram a companhia de Sandro Trindade (baixo e voz) e Jeff Gomes (guitarra e violão), ambos do tributo Engenheiros Sem CREA, em uma apresentação que emocionou fãs vindos de diversas partes do Brasil.
Ambos os documentários têm na equipe Carlos Vargas (filmagem e edição), Thiago Borba (jornalista e fotógrafo, que cuidou do conteúdo, do roteiro e da fotografia) e Thais Blehm (gestora de marketing, comercial e criação).
Celebrações
Outra atividade programada para comemorar o aniversário do Na Ponta da Agulha é a gravação presencial do programa “Uma Cerveja”, com o músico Sandro Trindade. A gravação ocorre em 5 de julho, às 21h, no Birra Libre (Av Nilópolis, 15 – Petrópolis). Além do papo, Sandro também faz um pocket show acústico com clássicos dos Engenheiros e do rock gaúcho.
Confira o canal no Youtube: https://www.youtube.com/@canalnapontadaagulha
Siga no instagram: https://www.instagram.com/canalnapontadaagulha/
Na Ponta da Agulha
Criado durante a pandemia de covid-19, em 2022, o canal é a materialização dos anseios de seu criador, o empreendedor Cássio Toledo. Fã de música, ele resolveu desenvolver um espaço para abordar a música e tudo que está relacionado a ela. Ainda que com foco no rock, a ideia é explorar diferentes estilos.
“É natural eu falar de Sepultura, como também de Leci Brandão, ou indicar um disco de Almir Sater, como também compartilhar no meu Spotify músicas de Bruno Mars”, explica Cássio, sobre a ideia de tornar o projeto plural.
O Na Ponta da Agulha é uma mídia para quem busca descobrir novas bandas, mas também manter-se informado sobre veteranos da cena. Com entrevistas exclusivas e conteúdos próprios, que vão de novidades a curiosidades, a iniciativa busca mostrar diferentes visões do universo da música (do artista ao produtor, passando por assessoria de imprensa e outros profissionais do setor).
O Na Ponta da Agulha foge das formalidades e aposta em conteúdo leve e divertido, que atrai tanto entusiastas de longa data quanto os novos fãs de música.
Homero Pivotto Jr.
Jornalista e assessor de Imprensa
(51) 98557-3136
[email protected]