.
.

Sueco-finlandês Jari Salmikivi manifesta seu repúdio à desinformação no hard rock melódico “Illusions of Truth”

Sueco-finlandês Jari Salmikivi manifesta seu repúdio à desinformação no hard rock melódico “Illusions of Truth”

A desinformação em tempos digitais é realidade nos quatro cantos do mundo. Se no Brasil os artistas se mobilizam contrários a esta trágica tendência, os artistas mundo afora declaram suas insatisfações e repúdios também em canções. É este o caso de Jari Salmikivi, guitarrista, compositor e produtor sueco-finlandês. Neste sentido, seu manifesto mais atualizado é o single “Illusions of Truth”, lançado neste 4 de outubro de 2024.

A música segue uma sonoridade hard rock melódico inspirado em nomes como Dream Theater e Daughtry. O peso instrumental alinhado à esta característica melódica é o veículo que encaminha a mensagem de Jari quanto ao tema. “A letra é sobre o tema da desinformação, propaganda, ‘factos alternativos’ e, por vezes, mentiras descaradas que nos são apresentadas nas redes sociais e noutros meios de comunicação social. Um exemplo seria a atual eleição presidencial americana e a guerra na Ucrânia, onde os factos são constantemente distorcidos. Tenha muito cuidado com o que lê e vê nas redes sociais e nas notícias. Algumas pessoas podem ter uma agenda oculta. Certifiquem-se de que verificam os factos e não tomem sempre o que vêem/ lêem como factos.”

Continua após a publicidade...

As primeiras ideias de “Illusions of Truth” surgem no início de 2022, no mesmo período em que se iniciou a guerra na Ucrânia. A partir de então, o conceito instrumental foi elaborado aos poucos. Foi em agosto deste ano, porém, que se intensificou o trabalho de composição, em especial das vozes e da letra, com Jari dividindo a processo criativo e de produção musical com Scott Foster Harris. Em poucos meses, foi gravada em estúdio por músicos experientes e talentosos. O resultado gerou a arte da capa, que aposta numa estética “sombria, parecida com uma capa de banda de hard rock progressivo”, nas palavras do próprio Jari Salmikivi.

“Illusions of Truth” está disponível em todas as plataformas de streaming, onde é possível encontrar outras seis músicas da atual carreira solo de jari Salmikivi.

Clique aqui para escutar

Sobre Jari Salmikivi

Nasceu em 1967, na cidade de Lahti (Finlândia), mas mudou-se para a Suécia aos 9 meses de idade. Atualmente reside na cidade de Eskilstuna, à 100 quilômetros de Estocolmo (capital sueca). Sua história com a música começou aos 11 anos, quando integrou uma banda formada por seus amigos, assumindo o cargo de guitarrista. Profissionalmente, Jari menciona que sua carreira se iniciou no começo dos anos 1990.

“Em 1991, frequentei o Guitar Institute of Technology (Musicians Institute) em Hollywood, Los Angeles, e estudei violão por um ano. Depois de me formar em 1992, voltei para a Suécia e toquei em diferentes bandas (original e cover) e trabalhei como professor de violão e música. Isso durou cerca de oito anos, mas em 2000, larguei meu emprego como professor de música e saí da banda em que tocava e mais ou menos parei de tocar guitarra por muitos anos devido a outras paixões na vida.”, detalhou Jari, que recentemente reencontrou-se na música, voltando a compor e lançar canções por meio de um home estúdio.

Jari é influenciado por uma gama de artistas e bandas mundiais, como Gary Moore, Mark Knopfler, Dire Straits, Thin Lizzy, Joe Satriani, Stevie Ray Vaughan, Yngwie Malmsteen, Jimi Hendrix, Eddie Van Halen, Steve Vai, Jeff Healey, Eric Johnson, Steve Likather, Ramones, Whitesnake, Rainbow, entre outros. Percebemos, então, que ritmos como o blues, jazz, pop, metal, rock, dentre outros, são referências para Jari.

“Para a maioria das músicas que lancei, há uma vibração baseada no blues, que acho que é o denominador comum da minha música. Seja uma música de hard rock como ‘Push’, uma música country como ‘Sounds Good To Me’ ou até mesmo uma música inspirada no gospel como ‘Believe’, o denominador comum é provavelmente o blues e os estados do sul dos Estados Unidos, como o Texas. Não sei porque, já que amo música de todas as partes do mundo, mas até agora minha música definitivamente tem o blues como base.”

Sobre suas letras, Jari conta que “eu gosto de transmitir mensagens positivas, então as letras são sempre positivas e encorajam o ouvinte a acreditar em si mesmo, viver suas vidas ao máximo e perseguir seus sonhos.”

Ficha técnica

Guitarras e teclados: Jari Salmikivi

Vocais: Scott Foster Harris

Baixo, teclados, mixagem e masterização: Alessandro Del Vecchio

Bateria: Mirko De Maio

Composição: Jari Salmikivi e Scott Foster Harris

Siga Jari Salmikivi

Site oficial – Instagram – X – Spotify – Youtube

asbrazil

Deixe um comentário

SiteLock