CEO DA 02 FILMES CONTA QUE “CIDADE DE DEUS” SERÁ RESTAURADO COM AUXÍLIO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CEO DA 02 FILMES CONTA QUE “CIDADE DE DEUS” SERÁ RESTAURADO COM AUXÍLIO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Mais de duas décadas depois do lançamento, “Cidade de Deus” (2002), de Fernando Meirelles, passa por um processo de restauração. Em debate realizado na tarde deste sábado, 22/6, na programação da 19a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que segue até 24/6 na cidade histórica, Paulo Barcellos, CEO da 02 Filmes, contou que a produtora tem trabalhado numa recuperação inédita do longa-metragem. O processo inclui resgate de negativos originais, transição de formatos de imagem e até recursos de inteligência artificial para ajustar imperfeições técnicas, efeitos de pós-produção e outros detalhes em desenvolvimento. 

Barcellos revelou que a própria O2 está realizando a restauração e ainda não há previsão de finalização ou lançamento. O CEO revelou que será usada tecnologia de inteligência artificial para alguns ajustes no filme. “A IA será fundamental para automatizar a limpeza de ‘frames’, detectando falhas, trechos faltantes, imperfeições do original e nos dando opção de escolhermos como ajustar da maneira que decidirmos”, disse ele. 

Por conta de necessidades técnicas específicas, parte do processo de restauração está sendo feita num laboratório em Los Angeles, a partir do envio de 18 horas de material bruto filmado pela equipe de Fernando Meirelles que passará por processo de limpeza. Ao final dessa “lavagem” dos negativos, conforme Paulo Barcellos, “Cidade de Deus” passará pela digitalização e conterá imagens em altíssima resolução, algumas delas em tecnologia 4k e 6k.

Ele ainda revelou que serão feitas duas versões restauradas do filme. Uma conterá modificações em efeitos sonoros e visuais, gerando um filme tecnicamente inédito. A outra versão será mais fiel à original de 2002, mantendo elementos tais como vistos na época com melhorias gerais nas imagens e sons.

A 19a edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Pretoúnico evento brasileiro a enfocar o cinema como patrimônio, preservação, história e educação, acontece até o dia 24 de junho na cidade histórica com uma vasta programação de filmes atividades gratuitas, sessões de cinema, homenagem, oficinas, workshops, masterclasses, lançamentos de livros, exposição e atrações artísticas.  Além de sessões presenciais, o evento vai romper fronteiras e terá sessões especiais na plataforma da mostra (cineop.com.br), no streaming do Itaú Cultural Play e na TV UFOP, ampliando as janelas de exibição para quem não puder estar em Ouro Preto.

19ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

O EVENTO DA PRESERVAÇÃO, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO

Mostra audiovisual pioneira desde sua criação (2006) a enfocar o cinema como patrimônio em intercâmbio com o mundo e reafirma anualmente seu propósito de ser um empreendimento cultural de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro. Estrutura sua programação em três temáticas: preservação, história e educação, presta homenagens, realiza exibição de filmes brasileiros e internacionais – longas, médias e curtas – oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, sessões cine-escola, atrações artísticas e promove anualmente o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: Fórum Rede Kino.

19ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO:
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

PATROCÍNIO MASTER: INSTITUTO CULTURAL VALE
PATROCÍNIO: ITAÚ, CEMIG, AYMORÉ, CAIXA
PARCERIA CULTURAL E EDUCACIONAL: SESC EM MINAS, PREFEITURA DE OURO PRETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL

APOIO: CANAL BRASIL, PARQUE METALÚRGICO AUGUSTO BARBOSA/CENTRO DE ARTES E CONVENÇÕES DA UFOP, CASA DA MOSTRA, RÁDIO INCONFIDÊNCIA, REDE MINAS, EMPRESA MINEIRA DE COMUNICAÇÃO, EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, SPEDIDAM, ALIANÇA FRANCESA BRASIL, INSTITUT FRANÇAIS – VILLE DE LYON, COLETIVO ARFI, CINEMATECA BRASILEIRA E SOCIEDADE AMIGOS DA CINEMATECA.

IDEALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO: UNIVERSO PRODUÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO/GOVERNO DE MINAS GERAIS, MINISTÉRIO DA CULTURA/GOVERNO FEDERAL/UNIÃO E RECONSTRUÇÃO

A Rádio Sem Fronteiras

asbrazil

Deixe um comentário