Diversidade e inclusão: evento gratuito em São Paulo aborda os desafios para as mulheres na área de tecnologia 

 Diversidade e inclusão: evento gratuito em São Paulo aborda os desafios para as mulheres na área de tecnologia 

Apresentando o livro “Mulheres em Tecnologia – Como a diversidade e inclusão vão mudar o jogo nas empresas e na sociedade”, painel contará com diversas participações no Microsoft Reactor, em São Paulo 

A promoção da diversidade e da inclusão ainda é um grande desafio na área de tecnologia. Para entender esse processo é preciso refletir sobre as questões estruturais onde esbarram as mudanças que se fazem necessárias. Esse é o ponto central do livro “Mulheres em Tecnologia – Como a diversidade e inclusão vão mudar o jogo nas empresas e na sociedade”, escrito por Beatriz Oliveira e Mariana Carvalho pela editora Casa do Código. Lançada em março, a obra será apresentada em um painel gratuito sobre o tema no dia 21 de maio, terça-feira, a partir das 18h30, no Microsoft Reactor, em São Paulo.

O evento contará com as participações de algumas das mulheres que foram entrevistadas no livro para discutirem suas experiências em tecnologia e como diversidade e inclusão podem ser implementadas com mais eficiência nas organizações.

A obra descortina e traz a reflexão sobre as estruturas de poder, vieses inconscientes e barreiras sistêmicas que ainda impedem muitas meninas e mulheres, especialmente aquelas na interseção de identidades minoritárias, de prosperar na área. A abordagem se amplia não apenas à importância da inclusão e diversidade como valores éticos, mas também como necessidades fundamentais para a inovação e progresso na área da tecnologia. Dados históricos, vivências e insights são apresentados destacando a urgência de apoiar e implementar programas de diversidade, equidade e inclusão em empresas, instituições e comunidades.

Todo esse trabalho tem como base anos de atuação das escritoras na área de tecnologia e também em comunidades voltadas para mulheres em tecnologia: Mariana com a Brazilians in Tech e mentoria de carreira e Beatriz com a SysAdminas.

Além de compartilhar experiências pessoais, elas convidam outras mulheres na área de tecnologia para falar sobre suas vivências, trazendo diferentes perspectivas dessa pauta. O processo demorou 1 ano, com entrevistas com sete mulheres de diferentes interseccionalidades: mulher, negra e com deficiência; mulher com mais de 50 anos de idade; mulher trans; mulher empreendedora, líder e mãe; mulher em um cargo técnico e especializado; mulher na área acadêmica; e mulher LGBTQIA+.

– Este livro é uma chamada à ação para toda a comunidade tech, demonstrando como todas as pessoas podem apoiar essa causa. Não é apenas uma questão de ética, mas uma necessidade para a inovação e o progresso – ressaltam as autoras.   

Diversidade como potência

A diversidade é essencial para o avanço tecnológico, para a evolução da sociedade e para o desenvolvimento econômico do país. Segundo estudo da McKinsey, empresas com esse gap têm menos 29% de chances de serem rentáveis. Por outro lado, 93% das empresas sem esse gap superaram a performance de concorrentes e equipes diversificadas geram 19% a mais de receita. No entanto, de acordo com pesquisa da Catho, apesar dos avanços, a presença feminina em postos de trabalho no setor ainda corresponde a apenas 23%.

Informações sobre o livro

Livro: “Mulheres em Tecnologia – Como a Diversidade e Inclusão vão mudar o jogo nas empresas e na sociedade”

Autoras: Beatriz Oliveira e Mariana Carvalho

Link para compra do livro: https://bit.ly/hmw-livro-mulheres-tech 

Informações sobre o evento de discussão sobre o livro:

Painel e Lançamento do Livro: “Mulheres em Tecnologia – Como a Diversidade e Inclusão vão mudar o jogo nas empresas e na sociedade”

Dia: 21 de maio de 2024, terça-feira

Horário: das 18h30 às 21h (início do painel às 19h)

Local: Microsoft Reactor – Rua Jaceru, 225, Vila Gertrudes, São Paulo, SP

Link para inscrição: https://developer.microsoft.com/reactor/events/22405/  

Obs.: Não haverá a venda dos livros no dia do evento, compre antecipadamente pelo site da Casa do Código

Redes sociais: 

Linkedin Beatriz Oliveira: https://www.linkedin.com/in/thebeaoliveira/ 

Linkedin Mariana Carvalho: https://www.linkedin.com/in/mari

A Rádio Sem Fronteiras

asbrazil

Deixe um comentário