Primeiros singles do edital Aceleração LabSonica2.:.0 Toca do Bandido ganham as plataformas de streaming 

Oi Futuro e o Estúdio Toca do Bandido iniciam neste 20 de janeiro mais uma fase do Aceleração LabSonica2.:.0 Toca do Bandido, como lançamento dos 6 primeiros singles dos finalistas do edital nas plataformas de streaming.  

Nesta segunda edição, iniciada em 2022, o edital recebeu mais de 500 inscrições, vindas de 22 estados do país.Apenas 6 finalistas,dos 20 pré-selecionados, mergulharam nas várias etapas de desenvolvimento de carreira propostas pelo projeto: de mentorias e capacitação em empreendedorismo, até a produção de um EP e Live Sessions, produtos que começam a ser lançados pelo Selo Toca Discos (do Estúdio Toca do Bandido), com distribuição da Altafonte.

Diversidade e inclusão foram critérios importantes na seleção definida por Constança Scofield e Felipe Rodarte, produtores e gestores da Toca do Bandido e do selo Toca Discos, em conjunto com o Oi Futuro. Cada finalista do Aceleração LabSonica 2.:.0 Toca do Bandido gravou uma performance ao vivo no estúdio LabSonica do Oi Futuro, gerando 6 singles que ganham as plataformas de streaming no próximo dia 20,simultaneamente. Os artistas são: Felipe S, John Bianchi, IO Y TE, Soul de Brasileiro, Yas Werneck e Viviane Pitaya.

FelipeS – “Jacaré na Praia de Itacaré”

Ouça o single: https://links.altafonte.com/FELIPE_JACARE 

Natural de Recife, vocalista da banda Mombojó com dois discos solos já lançados, para Felipe S participar do edital é a realização de umsonho. “Quando comecei a carreira, todo ano levava para o Festival Abril pro Rock uma demo da minha banda e entregava para o Tom Capone, produtor e criador do estúdio Toca do Bandido. Pensava ‘quem sabe um dia eu vou lá gravar’, e agora, vinte anos depois, estou aqui”. 

John Bianchi – “Mil Versões’ 

Ouça o single: https://links.altafonte.com/JohnBianchi_MilVersoes

O cantor, compositor e multi-instrumentista carioca John Bianchi, que lançou um EP autoral em 2019, classifica o seu som como um mix de pop, rock, alternativo e indie, com um pouco de cada coisa. “O LabSonica deu essa oportunidade pra gente de estar no estúdio ensaiando, gravando,fazendo coisa nova com pessoas da indústria que sacam demais. Tá sentimental, visceral, tá potente!”

IO Y TE – “Lisboa”

Ouça o single: https://links.altafonte.com/IOYTE_Lisboa

Formado pela atriz e cantora Tainá Medina e pelo guitarrista e produtor musical Christian Dias, o duo IO Y TE tem como marca sonora explorar misturas imprevisíveis, do pop ao grunge, passando pelo samba. Durante a pandemia, o casal compôs e gravou em casa um EP de 4 faixas, com canções autorais em inglês e português. “É a primeira vez que a gente tá tocando de verdade, ao vivão, sangue no olho com outros músicos, numa sala cheia de gente. Tá sendo bem legal”, resume Christian.

Soul de Brasileiro- “Meteverso”

Ouça o single: https://links.altafonte.com/SOULDEBR_METEVERSO

A musicalidade do trio Soul de Brasileiro se confunde com a amizade entre três artistas de Vila Kennedy, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Composições próprias, a harmonia e a técnica vocal são os destaques da banda.Para Ge Vieira, uma das vozes do trio, o Soul de Brasileiro tem sido a missão de suas vidas. “Eu não acredito muito em acasos, acho que estamos juntos por um motivo muito específico. A Soul de Brasileiro é um lugar de cura pra nós três”.

Yas Werneck- “Respeita’

Ouça o single: https://links.altafonte.com/YasWerneck_Respeita

Cantora e MC da zona oeste do Rio de Janeiro, Yas Werneck já participou de projetos de artistas como Emicida e Titãs. Conquistou o seu espaço também nas telinhas, na trilha sonora da série “Neymar o Caos Perfeito” (Netflix), com a música “Comeki”.”Eu sou do rap, todas as músicas que eu produzi até hoje eram com beatmaker, não tinha vivência de construir as coisas do zero, no estúdio. Eles têm sido produtores não só na minha música, mas construindo uma mente de artista. Vou levar do edital, principalmente, acreditar na minha música.”

Viviane Pitaya – “Vá Catar Coquinho”

Ouça o single: https://links.altafonte.com/VACATARCOQUINHO_VIVIANEPITAYA

Para Viviane Pitaya, cantautora, atriz e produtora cultural baiana, cuja música perpassa a nova MPB, reggae, disco, pop e soul, a experiência de participar do edital tem sido reveladora. “O som que eu faço é um som que vem de dentro, são questões que eu abordo sobre vivências do cotidiano, desde desilusões amorosas a forma que eu tenho de ver a vida. Estou muito empolgada, querendo de fato viver cada segundo, porque não é todo dia que artista independente tem essa oportunidade.”

Nas próximas etapas do Aceleração LabSonica 2.:.0 Toca do Bandido serão lançados um EP com os registros da Live Session (dia 27/01) e 12 singles gravados no estúdio Toca do Bandido, a partir de fevereiro (2 por artista).

O projeto Aceleração LabSonica2.:.0 Toca do Bandido tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, patrocínio da Oi, com apoio cultural do Oi Futuro e realização da Toca do Bandido.  

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação e Cultura. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, estimulamos e conectamos indivíduos, organizações e redes para a construção de um futuro mais potente, com mais inclusão e diversidade. Na Cultura, o Oi Futuro mantém um centro cultural no Rio de Janeiro, com uma programação que valoriza a convergência entre arte contemporânea e tecnologia. 

O espaço também abriga o MUSEHUM – Museu das Comunicações e Humanidades, com acervo de mais 130 mil peças. Há 18 anos o Oi Futuro gerencia o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que seleciona projetos em todas as regiões do país por meio de edital público. Desde 2003, foram mais de 2.500 projetos culturais apoiados pelo Oi Futuro, que beneficiaram milhões de espectadores. 

O instituto também criou e mantém o LabSonica,laboratório de experimentação sonora e musical, sediado no Lab OiFuturo, no Rio de Janeiro, que oferece infraestrutura necessária para que bandas, músicos, produtores, pesquisadores da arte sonora,gravadoras independentes, desenvolvedores e outros talentos realizem seus projetos sonoros e viabilizem produções independentes. 

Sobre a Toca do Bandido


Mundialmente conhecido, o estúdio Toca do Bandido reúne equipamentos de áudio de  ponta, com destaque para a coleção fabulosa de guitarras. Foi o único da América Latina a integrar a lista dos 12 estúdios icônicos do mundo. Ao longo de sua história, que completa 20 anos em 2022, já são mais de 80 mil horas de estúdio, 400 álbuns gravados, 50 indicações ao Grammy e mais de 30 prêmios conquistados. 

Na Toca foram gravados álbuns fundamentais da música brasileira, de artistas como Lenine, Gilberto Gil, Maria Rita, Raimundos, O Rappa,Maria Gadú, Nando Reis, Milton Nascimento, Vanessa Da Mata e Baco Exu do Blues, entre muitos outros.

O estúdio foi locação para vários programas musicais da TV, como “Geleia do Rock”(Conspiração Filmes/Multishow), “Studio 66′ (Urca Filmes/CanalBrasil), “Devassa – Encontros Tropicais (Iza, Carlinhos Brown e Larissa Luz), além de ser o representante brasileiro no projeto Converse Rubber Tracks, que levou bandas a estúdios emblemáticos ao redor do mundo, como o Abbey Road, em Londres, e o Hansa Tonstudio, em Berlim.

Contato para a imprensa

Tedesco Mídia – Erick Tedesco 

Toca Discos assessoria de imprensa

(19) 99616 2999

erick@tedescomidia.com.br

www.tedescomidia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *