Ayziry lança single “Brig the Clown” inspirado no Massacre do Brigue Palhaço durante a adesão do Pará ao território brasileiro

Ayziry lança single “Brig the Clown” inspirado no Massacre do Brigue Palhaço durante a adesão do Pará ao território brasileiro

A banda de Power Metal manauara, Ayziry, lançou o single “Brig the Clown”, que aborda a tragédia do Brigue Palhaço durante a adesão do Pará ao território brasileiro, ocorrida há cerca de 200 anos. O episódio, conhecido como o massacre do Brigue Palhaço, marcou um capítulo sombrio na história do Pará, ocorrido em Belém durante a Guerra da Independência do Brasil (1822-1825). O novo single da Ayziry explora essa trágica narrativa, homenageando as centenas de vidas perdidas naquele fatídico evento histórico em 1823.

Confira a música abaixo:

“Brig the Clown” é o segundo single daquele que será o álbum de estreia do Ayziry, com previsão de lançamento ainda para 2024.

O Ayziry é uma banda de Power/Prog Metal formada em 2020 na cidade de Manaus-AM, com uma proposta de fugir do estereótipo “Dragões e Espadas” do gênero, buscando explorar a cultura e a sonoridade Latina e Brasileira em suas temáticas e composições.

O nome da banda tem origem na expressão “Ay Siri”, palavra de língua indígena primitiva dos povos do leste amazônico, que significa Feiticeiro ou Xamã.

De maneira geral, o Ayziry busca incorporar ao Heavy Metal/Power Metal, elementos da musicalidade brasileira e de outros gêneros, tais como o carimbó, o baião, o Lundu Marajoara, o boi de Parintins, o samba, etc; A banda também carrega elementos de Prog Metal visando criar algo diferente do padrão eurocentrista, ainda que também se permita criar composições mais diretas como o single “Paradise”, lançado em outubro de 2022.

A banda conta em sua atual formação com Tony Ayres nos vocais, Pedro Maciel e Gabriel Litaiff nas guitarras, Jonny Lion no baixo e Wyber Gester na bateria.

“Brig the Clown” teve seu instrumental primariamente escrito pelo guitarrista Gabriel Litaiff, unindo ritmos brasileiros como o carimbó e a guitarrada ao heavy metal. Após isso, o vocalista Tony Ayres escreveu o que viria ser a letra da música, juntando a rítmica típica do estado do Pará à uma das histórias que constituíram o estado. A produção é de Matheus Assis e  Michell Pereira, com mixagem e masterização no Janks Studio.

Saiba mais sobre o lançamento, seu contexto histórico e demais novidades do Ayziry pelo @ayziry_official no Instagram.

A Rádio Sem Fronteiras

asbrazil

Deixe um comentário